Questões sobre Geral

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Com base no Decreto-Lei nº 25, assinale a alternativa correta.

  • A.

    No Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico devem ser inscritos bens móveis.

  • B.

    No Livro do Tombo das Artes Aplicadas, devem ser inscritas coisas de arte aplicada nacional.

  • C.

    No Livro do Tombo Histórico, devem ser inscritas coisas de interesse histórico e de arte erudita.

  • D.

    No Livro do Tombo das Belas Artes, devem ser inscritos bens móveis de arte erudita.

  • E.

    Cada um dos livros dos Tombo poderá ter vários volumes.

Em 30 de novembro de 1937, o Decreto-Lei nº 25 instituiu o Tombamento como forma de salvaguarda do patrimônio, criando então quatro Livros de Tombo. São eles:

  • A.

    Celebrações, Histórico, Artes Aplicadas e Saberes.

  • B.

    Histórico, Arqueológico, Belas Artes e Celebrações.

  • C.

    Arqueológico, Belas Artes, Histórico e Artes Aplicadas.

  • D.

    Artes Aplicadas, Histórico, Arqueológico e Saberes.

  • E.

    Arqueológico, Celebrações, Artes Aplicadas e Histórico.

A Declaração de Caracas, de 1992 teve como tema central:

  • A.

    Salvaguarda do Patrimônio Imaterial.

  • B.

    A Missão dos Museus na América Latina Hoje: Novos Desafios.

  • C.

    Nova Museologia.

  • D.

    O Papel dos Museus na América Latina.

  • E.

    O Papel Social dos Museus.

Observando as formas adequadas de manuseio, acondicionamento, embalagem e transporte, é correto afirmar:

  • A.

    Os quadros devem ser acondicionados enfileirados, apoiados no piso e na parede.

  • B.

    As obras sobre papel podem ser empilhadas, desde que sejam intercaladas por folhas de papel.

  • C.

    As fotos devem ter proteção individual, confeccionada com papel manteiga.

  • D.

    Tecidos devem ser transportados e manuseados em posição horizontal, apoiados sobre os dois braços.

  • E.

    As pinturas sobre tela, sem moldura e sem chassi podem ser guardadas e enroladas para maior aproveitamento dos espaços.

Qual dos itens abaixo pertence ao eixo programático “Financiamento e Fomento para Museus” da Política Nacional de Museus?

  • A.

    Criação de programas de qualificação de museus junto ao CNPq, à CAPES e às Fundações de Amparo à Pesquisa e às Instituições de Ensino Superior, levando em conta as especificidades da realidade museológica brasileira.

  • B.

    Estabelecimento de critérios de apoio e financiamento às ações de conservação e restauração de bens culturais.

  • C.

    Estímulo a projetos de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias no campo da conservação, documentação e exposição.

  • D.

    Apoio aos projetos institucionais de transferência de tecnologias para outras instituições de memória.

  • E.

    Estímulo e apoio ao desenvolvimento de processos e metodologias de gestão participativa nos museus, a começar pela própria agenda de temas e conteúdos expositivos.

A “Criação de polos museais regionalizados e de equipes volantes com vários níveis de especificidade, de modo a desenvolver ações preventivas e a apontar soluções para problemas localizados” é um dos itens de qual eixo programático da Política Nacional de Museus?

  • A.

    Informatização de Museus.

  • B.

    Formação e Capacitação de Recursos Humanos.

  • C.

    Modernização de Infraestruturas Museológicas.

  • D.

    Gestão e Configuração do Campo Museológico.

  • E.

    Aquisição e Gerenciamento deAcervos Culturais.

O patrimônio cultural brasileiro ganhou mais uma proteção sob a forma do Decreto nº 3.551, de 4 de agosto de 2000. Das informações contidas nas alternativas abaixo, somente uma está em DESACORDO com o texto do referido Decreto. Assinale-a.

  • A.

    Institui o registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial.

  • B.

    Estabelece quatro Livros de Registro.

  • C.

    Institui o Programa Nacional de Patrimônio Imaterial.

  • D.

    Limita e define o que pode ser considerado Patrimônio Cultural Imaterial.

  • E.

    Determina que a instrução de processo de registro seja supervisionada pelo IPHAN.

As ideias de Hugues de Varine foram o ponto de partida para uma nova concepção de museologia. Quais os tipos de museus que surgiram desses novos conceitos?

  • A.

    Museus Comunitários e Ecomuseus.

  • B.

    Museus Parques.

  • C.

    Museus de Território.

  • D.

    Museus de Arte Contemporânea

  • E.

    Museus Arqueológicos.

Antes do acondicionamento de acervos em reservas técnicas, em observância aos princípios de conservação prevent iva, recomenda-se a higienização adequada da peça. No caso de uma discoteca, qual seria o procedimento adequado?

  • A.

    Passar uma flanela úmida sobre os discos de vinil e sobrepô-los.

  • B.

    Segurar os discos de vinil com luvas, lavar com detergente neutro e deixar a água escorrer até secar.

  • C.

    Passar álcool, ou similar, com um pano macio e secar com flanela.

  • D.

    Utilizar uma trincha para tirar o pó e, em seguida, passarumpano úmido.

  • E.

    Limpar com produtos específicos para discos de vinil e secar com tecido de algodão, sem goma.

De acordo com o Thesaurus para acervos museológicos, quais seriam a classe e a subclasse de um recamier?

  • A.

    ArtesVisuais – escultura.

  • B.

    Transporte – acessório de transporte terrestre.

  • C.

    Construção – equipamento hidráulico.

  • D.

    Comunicação – documento.

  • E.

    Interiores – peça de mobiliário.

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