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Com relação ao desenvolvimento de atividades educativas em museus, julgue os itens seguintes.
Grupos escolares compõem a parcela mais significativa de público dos museus. Por isso, numerosas ações educativas desenvolvidas pelos museus se destinam a essa parcela de público. Segundo trabalhos de Allard e colaboradores (1994), a interação pedagógica entre as duas instituições deve respeitar as missões e exigências particulares de cada uma delas.
Com relação ao desenvolvimento de atividades educativas em museus, julgue os itens seguintes.
É fundamental que o museu desenvolva suas atividades educativas de forma diretamente relacionada a suas exposições, garantindo, assim, coerência com seu recorte temático e seu acervo.
Com relação ao desenvolvimento de atividades educativas em museus, julgue os itens seguintes.
Ao elaborar a proposta educativa de um museu, é importante saber quais são as necessidades específicas do público-alvo visado.
Com base na Instrução Normativa do IPHAN n.º 1/2003, que dispõe acerca da acessibilidade aos bens culturais imóveis, julgue os itens a seguir.
De acordo com a instrução normativa em questão, um museu que não disponha de elevadores para o deslocamento de usuários cadeirantes entre seus diversos pisos, mas que disponha de funcionários treinados para carregar esses usuários de um piso para outro será considerado como museu acessível.
Com base na Instrução Normativa do IPHAN n.º 1/2003, que dispõe acerca da acessibilidade aos bens culturais imóveis, julgue os itens a seguir.
A preocupação primeira de toda instituição responsável por bem cultural imóvel deve ser a adoção de soluções para eliminação, redução ou superação de barreiras na promoção da acessibilidade ao bem.
Com base na Instrução Normativa do IPHAN n.º 1/2003, que dispõe acerca da acessibilidade aos bens culturais imóveis, julgue os itens a seguir.
Entende-se por acessibilidade a possibilidade e a condição de alcance para utilização, com segurança dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Julgue os itens de 86 a 91, relativos aos conceitos de patrimônio cultural, memória social e museu.
Atualmente, a museologia defende que a musealização e preservação não devam mais ser um privilégio de poucos (colecionadores, curadores, conservadores), mas, sim, um processo do qual a sociedade participe ativamente.
Julgue os itens de 86 a 91, relativos aos conceitos de patrimônio cultural, memória social e museu.
A museologia defende que o patrimônio seja transformado em herança e que esta, por sua vez, contribua para a construção e reconstrução da memória social, ou seja, por meio da musealização, estabelece-se uma comunicação entre gerações, para a discussão e recriação de um modelo existencial que englobe não só os comportamentos sociais como as mentalidades a eles associadas.
Julgue os itens de 86 a 91, relativos aos conceitos de patrimônio cultural, memória social e museu.
Entende-se por bem cultural o objeto compreendido como parte/evidência do mundo natural e social no qual esteja presente e inscrita a representação cultural, o imaginário social, o pensamento coletivo, a memória.
Julgue os itens de 86 a 91, relativos aos conceitos de patrimônio cultural, memória social e museu.
Foi a partir da Revolução Francesa e, posteriormente, com a formação dos Estados nacionais, no século XIX, que a noção de patrimônio se fortaleceu e se identificou com monumentos ou conjunto de bens culturais associados ao passado nacional. Sob esse enfoque, tais bens têm por função garantir a continuidade da Nação no tempo, uma vez que a eles associam-se ideias e valores que eles passam então a evocar.
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