Questões de Música

Lista completa de Questões de Música para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    Chama-se diapasão normal a nota lá que se escreve no 2º espaço da pauta (lida com a clave de sol) e que funciona como base de afinação para os instrumentos da orquestra.

  • B.

    A escala geral compreende 97 sons, sendo o mais grave o 5º dó abaixo do diapasão normal e o mais agudo o 7º dó acima do mesmo diapasão.

  • C.

    Dá-se um número a cada nota da escala geral, assim o 5º dó abaixo do diapasão normal (o som mais grave da escala) é designado da seguinte forma: dó 1.

  • D.

    Cada uma das 07 oitavas da escala geral recebe um número correspondente aos graus da escala.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    Na execução em uníssono, os sons devem guardar exatamente a mesma altura, portanto, se as melodias são executadas por vozes ou instrumentos simultaneamente usando as mesmas notas em oitavas diferentes, não podemos considerar esse tipo de execução uníssono.

  • B.

    Chama-se tocar ou cantar em uníssono quando dois ou mais instrumentos, ou duas ou mais vozes, tocam ou cantam, simultaneamente, a mesma melodia.

  • C.

    O uníssono nas claves consiste em escrever o mesmo trecho de música em claves diferentes, efetuando as transposições que a melodia exigir.

  • D.

    A palavra uníssono significa mesmo tom.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    O trecho no qual se encontram modulações chama-se de modulante, o trecho escrito num só tom, isto é sem modulações, chama-se uníssono.

  • B.

    Quanto à modulações deve-se observar o seguinte: o trecho deve começar e terminar no mesmo modo, contudo, pode começar em um tom e terminar em outro.

  • C.

    As modulações somente poderão ser efetuadas para tons vizinhos.

  • D.

    A modulação consiste na passagem de um tom para outro, no decorrer de um trecho da música.

Sobre escalas cromáticas, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    Escalas cromáticas são aquelas formadas exclusivamente por intervalos de semitons, diatônicos e enarmônicos.

  • B.

    As escalas cromáticas por serem formadas de semitons, não permitem que se faça a distinção entre modo maior e modo menor.

  • C.

    As escalas cromáticas por serem formadas de semitons, não permitem que se faça a distinção entre modo maior e modo menor.

  • D.

    Entram na constituição das escalas cromáticas 13 notas (07 naturais e 06 alteradas), formando 13 semitons (08 cromáticos e 05 diatônicos).

Quanto à escolha de acordes para bons encadeamentos, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    A cifragem do baixo depende da escolha dos acordes que melhor prestam a bons encadeamentos.

  • B.

    Podem ser considerados bons encadeamentos aqueles cujas fundamentais procedem por 2ª e 7ª ascendente ou descendente.

  • C.

    O encadeamento III_I produz bom efeito e exemplifica bem a escolha de acordes para bons encadeamentos.

  • D.

    São bons encadeamentos aqueles cujos graus são encontrados por 3ª ascendente, quando formados por graus ímpares.

Sobre cadências harmônicas, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    A cadência perfeita é o repouso sobre o encadeamento V_I, com ambos os acordes na primeira inversão.

  • B.

    As cadências harmônicas são caracterizadas pelo baixo e denominadas de acordo com os graus sobre os quais se dá o repouso da frase ou membro de frase ou período.

  • C.

    Assim como ocorre na cadência perfeita, o efeito conclusivo da cadência imperfeita é amplamente preservado pois, o repouso se dá na cadência imperfeita sobre os mesmos graus da cadência perfeita.

  • D. Nas cadências imperfeitas, bem como nas cadências subseqüentes, é obrigatória a preparação da fórmula com o IV ou II graus.

Assinale a alternativa CORRETA quanto aos acordes de 4ª e 6ª.

  • A.

    Prolongar uma nota significa alterar a voz na qual esta foi ouvida no acorde anterior.

  • B.

    Chama-se bordadura o seguinte movimento melódico: determinado som sobe ou desce um grau e permanece por prolongamento nessa posição.

  • C.

    Nos acordes de 4ª e 6ª uma das duas notas que formam o intervalo de 4ª, isto é o baixo ou a 4ª, deve vir preparada, preparar uma nota significa fazer ouvir esta nota na mesma parte no acorde anterior.

  • D.

    Se a bordadura vier no baixo, a 4ª do acorde de 4ª e 6ª jamais poderá ser preparada ou prolongada.

Sobre a realização do baixo dado é CORRETO afirmar que:

  • A.

    Quando o baixo dado é cifrado, a escolha dos acordes será conforme o gosto de quem o realizar.

  • B.

    Na realização do baixo dado, é desnecessário verificar o tom, pois por se tratar de baixo dado, este já está implícito.

  • C.

    A alteração da cifragem do baixo dado é uma alternativa que garante sua boa realização.

  • D.

    Realizar um baixo dado significa acomodar sobre o baixo dado os acordes convenientes à construção das melodias correspondentes às demais vozes do coro.

Sobre notas atrativas é CORRETO afirmar que:

  • A.

    O acorde do V grau que é um perfeito maior, ou seja, consonante, não pede resolução obrigatória sobre determinado grau, contudo quando o V grau vem seguido do I grau ou do VI grau, a sensível dispensa resolução e deixa de ser nota atrativa.

  • B.

    O No encadeamento V_I, a sensível só poderá ser resolvida subindo à tônica se passar antes pela supertônica.

  • C.

    O acorde de 5ª diminuta do VII grau (dissonante) tem 02 (duas) notas atrativas, a sensível que resolve subindo para a tônica e a 5ª que resolve descendo por grau conjunto.

  • D.

    O encadeamento V_VI só é viável se a sensível for suprimida.

Assinalar a alternativa CORRETA quanto a ornamentos:

  • A.

    Ornamentos são as notas reais do desenho melódico e servem para adornar as notas estranhas da melodia, aumentando-lhes o efeito, dando-lhes mais brilho e graça.

  • B.

    Ornamentos são as notas estranhas ao desenho melódico e servem para adornar as notas menores da melodia, aumentando-lhes o efeito, dandolhes mais brilho e graça.

  • C.

    Ornamentos são as notas reais da melodia e servem para adornar as notas menores do desenho melódico, aumentando-lhes o efeito, dandolhes mais brilho e graça.

  • D.

    Ornamentos são as notas estranhas ao desenho melódico e servem para adornar as notas reais da melodia, aumentando-lhes o efeito, dando-lhes mais brilho e graça.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...