Lista completa de Questões de Música do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando as figuras de I a III acima, que representam trechos de partituras de diferentes estilos e épocas, julgue os itens a seguir.
O Brasil é um país rico em música folclórica e popular, porém muito pobre em música erudita. Por essa razão, as orquestras, os grupos e os conjuntos musicais brasileiros têm de tocar música de compositores estrangeiros, originais ou arranjadas.
Considerando as figuras de I a III acima, que representam trechos de partituras de diferentes estilos e épocas, julgue os itens a seguir.
Na figura III, o baixo do segundo acorde corresponde à supertônica da tonalidade.
Considerando as figuras de I a III acima, que representam trechos de partituras de diferentes estilos e épocas, julgue os itens a seguir.
Durante o Renascimento e o Barroco, um bom músico deveria saber tocar mais de um instrumento, ler partituras, improvisar ornamentos de acordo com o estilo da época, realizar os baixos figurados, arranjar etc.
Considerando as figuras de I a III acima, que representam trechos de partituras de diferentes estilos e épocas, julgue os itens a seguir.
Atualmente, a pedagogia musical defende o uso de várias músicas, de diferentes estilos e gêneros na formação musical dos alunos, principalmente considerando a diversidade de estilos musicais no Brasil. Nesse sentido, a aprendizagem de cifras, anteriormente restrita à aprendizagem da música popular, deveria fazer parte de uma formação musical mais abrangente.
Considerando as figuras de I a III acima, que representam trechos de partituras de diferentes estilos e épocas, julgue os itens a seguir.
O tipo de cifra usado na figura III mostra a tonalidade, o modo (maior ou menor) e o tipo de inversão.
Considerando as figuras de I a III acima, que representam trechos de partituras de diferentes estilos e épocas, julgue os itens a seguir.
A notação da figura III indica que a tonalidade do trecho musical está em lá maior.
Considerando as figuras de I a III acima, que representam trechos de partituras de diferentes estilos e épocas, julgue os itens a seguir.
A figura II indica algumas das explorações, experimentações e descobertas de novos meios, típicas do século XX, como, por exemplo, ruptura com padrões rítmicos regulares, tratamento de alturas sem vínculo com tonalidades e modos.
Considerando as figuras de I a III acima, que representam trechos de partituras de diferentes estilos e épocas, julgue os itens a seguir.
Uma das técnicas composicionais mais importantes do período Barroco e até hoje muito usada na música popular do Brasil foi o contraponto, em que a melodia é colocada na voz superior, com os outros instrumentos fazendo acompanhamento em acordes.
Considerando as figuras de I a III acima, que representam trechos de partituras de diferentes estilos e épocas, julgue os itens a seguir.
As figuras I e II indicam notações típicas de um mesmo período da história da música erudita.
Julgue os itens subseqüentes, relativos à partitura acima.
As três primeiras notas da série harmônica da primeira nota executada na viola seriam, respectivamente, mi 4, si 5 e fá 5.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...