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A escrita musical envolve regras específicas de grafia, que podem incluir tipos diferenciados de sinais, tanto para articulações e repetições quanto para ornamentações. Acerca desse assunto e da melodia I, assinale a alternativa correta.
A barra de compasso final com os dois pontos na terceira linha da pauta indica um ritornello.
A pausa da colcheia deveria ter o colchete escrito do lado direito.
No primeiro compasso completo, as notas Lá e Sol deveriam ser escritas com hastes para baixo.
O sustenido, colocado na primeira linha da pauta, antes da fórmula de compasso e da clave, indica o lugar da nota que deverá ser alterada na música.
No compasso 4, aparece uma apojatura ligada a uma colcheia, indicando que as duas notas devem ser executadas em alternância rápida, na forma de um trinado.
Assinale a alternativa correta com relação ao compasso da melodia I.
O compasso é quaternário, definindo a mínima como unidade de tempo.
O numerador do compasso indica a figura que preenche o compasso, que, no caso, é a semínima.
O compasso é binário, definindo a colcheia como figura que vale um tempo.
O denominador indica que, a cada quatro tempos, é colocada a barra de compasso.
O compasso é binário, sendo o conjunto das quatro semicolcheias executadas em um tempo.
Cantando a melodia I, percebe-se que ela é modal. Assinale a alternativa correta quanto ao modo e à característica escalar da melodia I.
A melodia está no modo lídio, na escala de Sol sem alteração.
A melodia está no modo dórico, na escala de Lá passando pelo Fá#.
A melodia está no modo eólio, na escala de Sol passando pelo Fá#.
A melodia está no modo mixolídio, na escala de Sol sem alteração.
A melodia está no modo jônio, na escala de Lá passando pelo Fá#.
Texto V, para responder às questões 26 e 27.
Com base no texto V, assinale a alternativa correta.
O objetivo do Congresso foi demarcar posição contrária às influências da modernidade no samba.
A Carta afirma uma característica do samba, congruente com o conceito usual de folclore, de ser expressão legítima do sentimento popular.
Embora o texto não trate de questões rítmicas, a evolução normal do samba pode ter relação com o desaparecimento da síncope.
A frase Não vibrou por um momento sequer a nota saudosista afirma a negação de qualquer posição ufanista em relação à tradição do samba.
A chegada do rádio ao Brasil pode ter sido um dos perigos que estariam acabando com a tradição do samba.
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