Lista completa de Questões de Música do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinalar a alternativa CORRETA quanto a ornamentos:
Ornamentos são as notas reais do desenho melódico e servem para adornar as notas estranhas da melodia, aumentando-lhes o efeito, dando-lhes mais brilho e graça.
Ornamentos são as notas estranhas ao desenho melódico e servem para adornar as notas menores da melodia, aumentando-lhes o efeito, dandolhes mais brilho e graça.
Ornamentos são as notas reais da melodia e servem para adornar as notas menores do desenho melódico, aumentando-lhes o efeito, dandolhes mais brilho e graça.
Ornamentos são as notas estranhas ao desenho melódico e servem para adornar as notas reais da melodia, aumentando-lhes o efeito, dando-lhes mais brilho e graça.
Quanto à enarmonia é CORRETO afirmar que:
Escalas enarmônicas são aquelas que possuem nomes e modos diferentes e mesma entoação.
No Só é possível enarmonizar um intervalo fazendo enarmonia de ambas as notas desse intervalo.
No sistema temperado, passam a chamar-se enarmônicas as notas de altura perfeitamente igual nos instrumentos de som fixo, porém, com nomes diferentes.
Podemos enarmonizar um acorde fazendo a enarmonia de uma ou mais notas de seu conjunto, porém, tal procedimento sempre acarretará a mudança de classificação desse acorde.
Marque a alternativa CORRETA. Qual é a correta ordem dos harmônicos:
Do 1º harmônico para o 2º, uma 8ª justa / Do 2º harmônico para o 3º, uma 5ª justa / Do 3º harmônico para o 4º, uma 4ª justa / Do 4º harmônico para o 5º, uma 3ª menor / Do 5º harmônico para o 6º, uma 3ª maior.
Do 1º harmônico para o 2º, uma 8ª justa / Do 2º harmônico para o 3º, uma 4ª justa / Do 3º harmônico para o 4º, uma 5ª justa / Do 4º harmônico para o 5º, uma 3ª maior / Do 5º harmônico para o 6º, uma 3ª maior.
Do 1º harmônico para o 2º, uma 8ª justa / Do 2º harmônico para o 3º, uma 5ª justa / Do 3º harmônico para o 4º, uma 4ª justa / Do 4º harmônico para o 5º, uma 3ª maior / Do 5º harmônico para o 6º, uma 2ª menor.
Do 1º harmônico para o 2º, uma 8ª justa / Do 2º harmônico para o 3º, uma 5ª justa / Do 3º harmônico para o 4º, uma 4ª justa / Do 4º harmônico para o 5º, uma 3ª maior / Do 5º harmônico para o 6º, uma 3ª menor.
Sobre série harmônica é CORRETO afirmar que:
O número de harmônicos de um som gerador é determinado pela reverberação.
Quanto mais os harmônicos se afastam do som gerador, mais imprecisos e dissonantes eles se tornam.
O acorde perfeito maior (consonante) é formado pelos harmônicos 3, 4 e 5.
São chamadas dissonâncias naturais as combinações dos seis primeiros sons da série harmônica.
Assinale a alternativa CORRETA:
A nota mais grave do acorde seja ela qual for sempre será chamada de fundamental.
Os acordes de três sons têm, por conseguinte, três inversões.
Num acorde, podemos repetir qualquer uma de suas notas, uma ou mais vezes, porém, para classificar o acorde como sendo de três, quatro ou cinco sons, contam-se apenas os sons diferentes.
A característica dos acordes de cinco sons é o intervalo de 5ª que se encontra entre a fundamental e a última nota.
Com relação aos tons vizinhos, é CORRETO afirmar que:
Se o tom principal for do modo menor, os vizinhos diretos têm três notas características, com exceção do tom relativo que tem apenas uma.
Quando entre dois tons há mais de uma nota característica, uma delas é a característica principal ou tônica e as outras são secundárias, sendo uma delas a sensível e a outra a supertônica respectivamente.
O tom relativo do tom principal não pode ser considerado tom vizinho porque possui mais de duas alterações na armadura de clave em relação a ele.
Cada tom tem por conseguinte 06 (seis) vizinhos, sendo 03 (três) diretos e 03 (três) indiretos.
É a capacidade física para realizar um movimento em um determinado período de tempo, havendo trocas constantes entre tensão e relaxamento muscular, originando, com isso, uma variação regular de movimento, com repetições periódicas. A descrição se refere ao
movimento.
ritmo.
fluir.
saltitar.
deslocar.
Associe as colunas relacionando os fatores que determinam a variação do ritmo com suas respectivas denominações. (Verderi, 1998)
.
A sequência está correta em
2, 1, 3
3, 1, 2
1, 2, 3
3, 2, 1
2, 3, 1
É correto afirmar sobre o jazz, EXCETO:
Essa forma de manifestação corporal-artística é conhecida atualmente sob várias denominações, como por exemplo, Jazz Dance, Soul Jazz, Free Style e, ainda, simplesmente por jazz.
As diferentes técnicas do jazz demonstram que muitos dos seus princípios foram herdados do ballet clássico e da dança moderna.
A evolução natural do jazz veio paralela aos ritmos musicais surgidos nos Estados Unidos, no final do século XIX, advindos, diretamente da cultura negra.
O jazz é composto por passos curtos e tensos; enfim, trata-se de uma dança rápida e abrupta.
Na técnica do jazz se tem um movimento deslizado da ponta dos pés e passo marcado com o calcanhar.
Considere os princípios básicos das qualidades do movimento na estruturação coreográficas na dança.
I. Espaço: é o ambiente espacial onde o movimento de dança se processa. Os movimentos podem ser realizados sem deslocamentos (onde as explorações espaciais estão restritas ao espaço individual); através de deslocamentos (onde o corpo se translada de um ponto a outro no espaço); utilizando o espaço aéreo, por meio de saltos e suspensões; ou ainda, o espaço relativo ao solo, através da queda e rolamentos.
II. Forma: é a capacidade física para realizar um movimento em um determinado período de tempo, havendo trocas constantes entre tensão e relaxamento muscular, originando uma variação regular de movimento, com repetições periódicas.
III. Tempo: pode ser entendido como a duração de um movimento em relação à lentidão ou rapidez a cada indivíduo (seu próprio tempo ou tempo interno) e referente às fontes sonoras provenientes do ambiente externo (música, cachoeira, pássaros, transito, etc.). Subtende o tempo referente ao ritmo inerente a todas as coisas do universo e está ligado ao tempo musical.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
I, II, III
I, II
II, III
I, III
III
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...