Questões de Música do ano 2011

Lista completa de Questões de Música do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinalar a alternativa CORRETA quanto a ornamentos:

  • A.

    Ornamentos são as notas reais do desenho melódico e servem para adornar as notas estranhas da melodia, aumentando-lhes o efeito, dando-lhes mais brilho e graça.

  • B.

    Ornamentos são as notas estranhas ao desenho melódico e servem para adornar as notas menores da melodia, aumentando-lhes o efeito, dandolhes mais brilho e graça.

  • C.

    Ornamentos são as notas reais da melodia e servem para adornar as notas menores do desenho melódico, aumentando-lhes o efeito, dandolhes mais brilho e graça.

  • D.

    Ornamentos são as notas estranhas ao desenho melódico e servem para adornar as notas reais da melodia, aumentando-lhes o efeito, dando-lhes mais brilho e graça.

Quanto à enarmonia é CORRETO afirmar que:

  • A.

    Escalas enarmônicas são aquelas que possuem nomes e modos diferentes e mesma entoação.

  • B.

    No Só é possível enarmonizar um intervalo fazendo enarmonia de ambas as notas desse intervalo.

  • C.

    No sistema temperado, passam a chamar-se enarmônicas as notas de altura perfeitamente igual nos instrumentos de som fixo, porém, com nomes diferentes.

  • D.

    Podemos enarmonizar um acorde fazendo a enarmonia de uma ou mais notas de seu conjunto, porém, tal procedimento sempre acarretará a mudança de classificação desse acorde.

Marque a alternativa CORRETA. Qual é a correta ordem dos harmônicos:

  • A.

    Do 1º harmônico para o 2º, uma 8ª justa / Do 2º harmônico para o 3º, uma 5ª justa / Do 3º harmônico para o 4º, uma 4ª justa / Do 4º harmônico para o 5º, uma 3ª menor / Do 5º harmônico para o 6º, uma 3ª maior.

  • B.

    Do 1º harmônico para o 2º, uma 8ª justa / Do 2º harmônico para o 3º, uma 4ª justa / Do 3º harmônico para o 4º, uma 5ª justa / Do 4º harmônico para o 5º, uma 3ª maior / Do 5º harmônico para o 6º, uma 3ª maior.

  • C.

    Do 1º harmônico para o 2º, uma 8ª justa / Do 2º harmônico para o 3º, uma 5ª justa / Do 3º harmônico para o 4º, uma 4ª justa / Do 4º harmônico para o 5º, uma 3ª maior / Do 5º harmônico para o 6º, uma 2ª menor.

  • D.

    Do 1º harmônico para o 2º, uma 8ª justa / Do 2º harmônico para o 3º, uma 5ª justa / Do 3º harmônico para o 4º, uma 4ª justa / Do 4º harmônico para o 5º, uma 3ª maior / Do 5º harmônico para o 6º, uma 3ª menor.

Sobre série harmônica é CORRETO afirmar que:

  • A.

    O número de harmônicos de um som gerador é determinado pela reverberação.

  • B.

    Quanto mais os harmônicos se afastam do som gerador, mais imprecisos e dissonantes eles se tornam.

  • C.

    O acorde perfeito maior (consonante) é formado pelos harmônicos 3, 4 e 5.

  • D.

    São chamadas dissonâncias naturais as combinações dos seis primeiros sons da série harmônica.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    A nota mais grave do acorde seja ela qual for sempre será chamada de fundamental.

  • B.

    Os acordes de três sons têm, por conseguinte, três inversões.

  • C.

    Num acorde, podemos repetir qualquer uma de suas notas, uma ou mais vezes, porém, para classificar o acorde como sendo de três, quatro ou cinco sons, contam-se apenas os sons diferentes.

  • D.

    A característica dos acordes de cinco sons é o intervalo de 5ª que se encontra entre a fundamental e a última nota.

Com relação aos tons vizinhos, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    Se o tom principal for do modo menor, os vizinhos diretos têm três notas características, com exceção do tom relativo que tem apenas uma.

  • B.

    Quando entre dois tons há mais de uma nota característica, uma delas é a característica principal ou tônica e as outras são secundárias, sendo uma delas a sensível e a outra a supertônica respectivamente.

  • C.

    O tom relativo do tom principal não pode ser considerado tom vizinho porque possui mais de duas alterações na armadura de clave em relação a ele.

  • D.

    Cada tom tem por conseguinte 06 (seis) vizinhos, sendo 03 (três) diretos e 03 (três) indiretos.

“É a capacidade física para realizar um movimento em um determinado período de tempo, havendo trocas constantes entre tensão e relaxamento muscular, originando, com isso, uma variação regular de movimento, com repetições periódicas.” A descrição se refere ao

  • A.

    movimento.

  • B.

    ritmo.

  • C.

    fluir.

  • D.

    saltitar.

  • E.

    deslocar.

Associe as colunas relacionando os fatores que determinam a variação do ritmo com suas respectivas denominações. (Verderi, 1998)

.

A sequência está correta em

  • A.

    2, 1, 3

  • B.

    3, 1, 2

  • C.

    1, 2, 3

  • D.

    3, 2, 1

  • E.

    2, 3, 1

É correto afirmar sobre o jazz, EXCETO:

  • A.

    Essa forma de manifestação corporal-artística é conhecida atualmente sob várias denominações, como por exemplo, Jazz Dance, Soul Jazz, Free Style e, ainda, simplesmente por jazz.

  • B.

    As diferentes técnicas do jazz demonstram que muitos dos seus princípios foram herdados do ballet clássico e da dança moderna.

  • C.

    A evolução natural do jazz veio paralela aos ritmos musicais surgidos nos Estados Unidos, no final do século XIX, advindos, diretamente da cultura negra.

  • D.

    O jazz é composto por passos curtos e tensos; enfim, trata-se de uma dança rápida e abrupta.

  • E.

    Na técnica do jazz se tem um movimento deslizado da ponta dos pés e passo marcado com o calcanhar.

Considere os princípios básicos das qualidades do movimento na estruturação coreográficas na dança.

I. Espaço: é o ambiente espacial onde o movimento de dança se processa. Os movimentos podem ser realizados sem deslocamentos (onde as explorações espaciais estão restritas ao espaço individual); através de deslocamentos (onde o corpo se translada de um ponto a outro no espaço); utilizando o espaço aéreo, por meio de saltos e suspensões; ou ainda, o espaço relativo ao solo, através da queda e rolamentos.

II. Forma: é a capacidade física para realizar um movimento em um determinado período de tempo, havendo trocas constantes entre tensão e relaxamento muscular, originando uma variação regular de movimento, com repetições periódicas.

III. Tempo: pode ser entendido como a duração de um movimento em relação à lentidão ou rapidez a cada indivíduo (seu próprio tempo ou tempo interno) e referente às fontes sonoras provenientes do ambiente externo (música, cachoeira, pássaros, transito, etc.). Subtende o tempo referente ao ritmo inerente a todas as coisas do universo e está ligado ao tempo musical.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A.

    I, II, III

  • B.

    I, II

  • C.

    II, III

  • D.

    I, III

  • E.

    III

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...