Lista completa de Questões de Música do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sinais de notação musical utilizados na Idade Média, que representam tipos específicos de movimentos melódicos e de modos de execução, estão associados principalmente à música vocal, em especial ao canto gregoriano. Estes sinais são os primeiros passos na transcrição da música da tradição oral para a tradição escrita e denominam-se
pantomimas.
ritmografias.
partituras.
neumas.
Teoria do poder, de Foucault.
Teoria psicanalítica, de Erikson.
Teoria de aprendizagem, de Sears.
Teoria cognitivista, de Piaget.
4, 1, 3, 2
1, 3, 2, 4
3, 1, 4, 2
2, 4, 1, 3
4, 1, 3, 2
3, 4, 2, 1
1, 3, 4, 2
3, 1, 2, 4
composição.
improvisação.
orquestração.
interpretação.
V, V, F, V, F
V, V, V, V, F
F, V, V, F, V
V, V, V, V, V
O compositor e sanfoneiro nordestino Luiz Gonzaga, se estivesse vivo, completaria 100 anos de existência em 2012. Ele alcançou grande sucesso nas décadas de 1940 e 1950, no Brasil e exterior, com a estilização de um gênero musical muito tocado em festas dançantes e bailes de forró, assim como o xote e o xaxado. Este gênero denomina-se
axé.
coco.
baião.
vanerão.
a cidade do Rio de Janeiro, uma das principais usinas musicais, teve um papel central na construção e ampliação da tradição da música brasileira. Forjou, ao longo dos séculos XIX e XX, boa parte das formas musicais urbanas no país.
até os anos 50 do século XX, Salvador foi o ponto de encontro de materiais e estilos musicais diversos, além de sediar boa parte das agências econômicas responsáveis pela formatação e distribuição do produto musical brasileiro (casas de edição, gravadoras e empresas de radiofonia).
a música urbana no Brasil teve a sua gênese em fins do século XVIII e início do século XIX, capitaneada por duas formas musicais básicas: a modinha, de origem italiana e o lundu (ou lundum), de origem francesa. Seus principais representantes foram Emilinha Borba e Nara Leão.
na segunda metade do século XIX surgiu o choro ou chorinho: magnífico ritmo brasileiro que teve suas origens no samba e na música religiosa. Este estilo exige do instrumentista um grande virtuosismo musical.
Ainda com relação ao texto acima, assinale a opção correta no que diz respeito à relação entre a escola e o contexto sociocultural do ensino de música nos anos de 1960 e 1970.
O folclore, rejeitado pelo canto orfeônico, tornou-se base da educação musical.
O método do canto orfeônico difundiu-se da escola para os conservatórios.
O ensino dos conservatórios e das escolas de música mudou para as escolas.
O cenário musical, caracterizado pelos festivais da canção, impactou o ensino.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1961 equilibrou o ensino de música combinando o canto orfeônico com os festivais de canção popular.
Considerando o texto acima, é correto afirmar que as limitações para a difusão e o intercâmbio da música brasileira eram causadas
pelas diferenças tecnológicas, que importavam em discrepâncias temporais entre o Brasil e o exterior.
pela falta de escolas de música cearenses, fato que impactava na perda de talentos em todo o Brasil.
pela desconsideração política com a modernização das tecnologias de transporte entre Brasil e Itália.
pelo intercâmbio de informações sobre a cena musical brasileira, que extrapolava o território nacional.
pelo tempo cronológico e simbólico, diferenciados entre as periferias e a capital da República.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...