Questões de Música do ano 2013

Lista completa de Questões de Música do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sinais de notação musical utilizados na Idade Média, que representam tipos específicos de movimentos melódicos e de modos de execução, estão associados principalmente à música vocal, em especial ao canto gregoriano. Estes sinais são os primeiros passos na transcrição da música da tradição oral para a tradição escrita e denominam-se

  • A.

    pantomimas.

  • B.

    ritmografias.

  • C.

    partituras.

  • D.

    neumas.

  • A.

    Teoria do poder, de Foucault.

  • B.

    Teoria psicanalítica, de Erikson.

  • C.

    Teoria de aprendizagem, de Sears.

  • D.

    Teoria cognitivista, de Piaget.

  • A.

    4, 1, 3, 2

  • B.

    1, 3, 2, 4

  • C.

    3, 1, 4, 2

  • D.

    2, 4, 1, 3

  • A.

    4, 1, 3, 2

  • B.

    3, 4, 2, 1

  • C.

    1, 3, 4, 2

  • D.

    3, 1, 2, 4

  • A.

    composição.

  • B.

    improvisação.

  • C.

    orquestração.

  • D.

    interpretação.

  • A.

    V, V, F, V, F

  • B.

    V, V, V, V, F

  • C.

    F, V, V, F, V

  • D.

    V, V, V, V, V

O compositor e sanfoneiro nordestino Luiz Gonzaga, se estivesse vivo, completaria 100 anos de existência em 2012. Ele alcançou grande sucesso nas décadas de 1940 e 1950, no Brasil e exterior, com a estilização de um gênero musical muito tocado em festas dançantes e bailes de forró, assim como o xote e o xaxado. Este gênero denomina-se

  • A.

    axé.

  • B.

    coco.

  • C.

    baião.

  • D.

    vanerão.

  • A.

    a cidade do Rio de Janeiro, uma das principais usinas musicais, teve um papel central na construção e ampliação da tradição da música brasileira. Forjou, ao longo dos séculos XIX e XX, boa parte das formas musicais urbanas no país.

  • B.

    até os anos 50 do século XX, Salvador foi o ponto de encontro de materiais e estilos musicais diversos, além de sediar boa parte das agências econômicas responsáveis pela formatação e distribuição do produto musical brasileiro (casas de edição, gravadoras e empresas de radiofonia).

  • C.

    a música urbana no Brasil teve a sua gênese em fins do século XVIII e início do século XIX, capitaneada por duas formas musicais básicas: a modinha, de origem italiana e o lundu (ou lundum), de origem francesa. Seus principais representantes foram Emilinha Borba e Nara Leão.

  • D.

    na segunda metade do século XIX surgiu o choro ou chorinho: magnífico ritmo brasileiro que teve suas origens no samba e na música religiosa. Este estilo exige do instrumentista um grande virtuosismo musical.

Ainda com relação ao texto acima, assinale a opção correta no que diz respeito à relação entre a escola e o contexto sociocultural do ensino de música nos anos de 1960 e 1970.

  • A.

    O folclore, rejeitado pelo canto orfeônico, tornou-se base da educação musical.

  • B.

    O método do canto orfeônico difundiu-se da escola para os conservatórios.

  • C.

    O ensino dos conservatórios e das escolas de música mudou para as escolas.

  • D.

    O cenário musical, caracterizado pelos festivais da canção, impactou o ensino.

  • E.

    A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1961 equilibrou o ensino de música combinando o canto orfeônico com os festivais de canção popular.

Considerando o texto acima, é correto afirmar que as limitações para a difusão e o intercâmbio da música brasileira eram causadas

  • A.

    pelas diferenças tecnológicas, que importavam em discrepâncias temporais entre o Brasil e o exterior.

  • B.

    pela falta de escolas de música cearenses, fato que impactava na perda de talentos em todo o Brasil.

  • C.

    pela desconsideração política com a modernização das tecnologias de transporte entre Brasil e Itália.

  • D.

    pelo intercâmbio de informações sobre a cena musical brasileira, que extrapolava o território nacional.

  • E.

    pelo tempo cronológico e simbólico, diferenciados entre as periferias e a capital da República.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...