Lista completa de Questões de Música do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Podem-se construir tríades sobre todas as notas da escala, porém, devem ser empregadas unicamente as notas da escala. Sabe-se que escala é uma sucessão (ascendente ou descendente) de notas diferentes consecutivas, logo, o intervalo de 4ª aumentada pode formar-se entre quais graus da escala?
Analise as seguintes afirmativas.
I. A duração das figuras de ritmo não é absoluta. O que é absoluto é a proporção entre as mesmas. Para cada figura representativa do som, há uma correspondente, representante do silêncio.
II. Compassos compostos são aqueles cujos tempos não são preenchidos por figuras pontuadas.
III. A figura pontuada tem divisão ternária, seus tempos são denominados tempos ternários, já os de compassos simples recebem a denominação de tempos binários por serem preenchidos por figuras simples, portanto, de divisão binária.
IV. A tônica de uma escala relativa menor fica uma 3ª acima da tônica da relativa maior.
V. Os compassos mistos constituem uma das manifestações da polirritmia. Chamam-se compassos mistos quando há superposições de compassos diferentes.
Estão corretas apenas as afirmativas
Os tempos dos compassos obedecem a diversas acentuações, isto é, umas fortes e outras fracas. Essas acentuações constituem o acento métrico. No ritmo normal, o 1º tempo de qualquer compasso é forte. Os tempos, por sua vez, se subdividem em partes fortes e fracas. Sobre o tema, analise.
1. ________________: é quando uma nota executada em tempo fraco ou parte fraca do tempo for prolongada ao tempo forte, ou parte forte. 2. ________________: produz o efeito de deslocamento das acentuações naturais.
3. ________________: notas executadas no tempo fraco, ou parte fraca do tempo, ficando o tempo forte ou parte forte do tempo preenchido por pausas.
4. ________________: quando o início do 1º compasso é ocupado por uma pausa.
5. ________________: figura(s) que precede(m) o 1º compasso, ajustando-se (ou não) no último compasso.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.
Tons vizinhos são aqueles que possuem a mesma armadura ou se diferem por um a mais ou a menos do tom principal. Sendo o tom da melodia escrita no tom de Lá maior, os seus vizinhos diretos e indiretos serão
Compasso é a divisão de um trecho musical em séries regulares de tempo. O numerador indica quantas figuras entram no compasso e o denominador, a sua espécie. Com base no exposto, relacione adequadamente as colunas.
A sequência está correta em
Acorde é a sonoridade produzida por três ou mais sons simultâneos. A tríade representada a seguir pertence ao grau
Três ou mais notas tocadas, simultaneamente, formam um acorde. A nota sobre a qual o acorde é formado denomina-se fundamental. As outras notas são definidas pelo grau em relação à fundamental, respeitando a respectiva escala.
Os acordes apresentados são, respectivamente,
A divisão do tempo em três partes gera o compasso composto. Analise o seguinte trecho e indique qual figura de ritmo (apenas uma) poderá ser usada para completar o último compasso.
Intervalo é a distância entre dois sons. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O intervalo entre a subdominante e a dominante é uma 2ª M.
( ) O intervalo de um semitom aparece entre a sensível e a tônica.
( ) A inversão de uma segunda maior é uma sétima maior.
( ) O intervalo entre a dominante e a sensível de uma escala maior é uma 3ª menor.
( ) O intervalo harmônico tem os sons sucessivos (intervalo melódico).
A sequência está correta em
A sequência das notas consecutivas denomina-se escala.
As escalas musicais apresentadas anteriormente classificam-se, respectivamente, em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...