Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os procedimentos de ensino e aprendizagem em música devem ser orientados para o aprender a fazer e analisar produções estético-musicais, visando ao desenvolvimento do pensamento musical do aluno.
Para que isso aconteça, é necessário que os caminhos escolhidos ofereçam, prioritariamente, aos alunos:
a prática de manuseio e seleção dos instrumentos musicais
a vivência da experiência estética na linguagem musical
o aprendizado da notação e registro da música
a elaboração de arranjos musicais
"O canto coletivo para a formação de uma consciência musical brasileira".
"Os exercícios têm que estar de acordo com o grupo social no qual o professor atua".
As propostas de musicalização registradas acima referem- se, respectivamente, aos métodos brasileiros de:
Sá Pereira e Villa-Lobos
Villa-Lobos e Koellreutter
Koellreutter e Cacilda Borges
Gazzi de Sá e Liddy Chiaffarelli
"O Projeto é uma grande sinfonia, no qual intervém a plural orquestra das nossas operações mentais".
José Antonio Marina
Atualmente, o trabalho com projetos é uma das propostas para o aprender - ensinar Arte. Mais do que uma técnica ou uma estratégia sujeita a regras predeterminadas, os projetos refletem uma atitude pedagógica fundamentada numa concepção de educação que valoriza:
a aquisição de conteúdos
o desenvolvimento da técnica
a construção do conhecimento
a aplicação de uma metodologia
A avaliação é um processo que abrange todo o desenvolvimento do ato de educar.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, em relação ao que é relevante o aluno saber em Música, estabelecem, dentre outros, o seguinte critério:
compor a partir dos padrões estéticos da música erudita
reconhecer e interpretar os estilos musicais do Brasil e do Mundo
interpretar com autonomia, dominando as técnicas vocal e instrumental
criar e interpretar com autonomia, utilizando diferentes meios e materiais sonoros
"Paralelamente ao aumento progressivo da simultaneidade e intensidade dos sons, ocasionando mudanças no meio ambiente sonoro, apresenta-se hoje uma área emergente na Educação Musical: a Ecologia Acústica".
PCN - Música
Para que o aluno desenvolva uma atitude crítica em relação à poluição sonora, seus efeitos e conseqüências para o organismo humano, a atividade que, dentre outras, pode ser proposta pelo professor é:
criação musical a partir de diferentes ambiências
elaboração de grafias musicais não convencionais
improvisação com uso de diversos materiais sonoros
composições que utilizam os sistemas modal ou tonal
O eixo "Compreensão da Música como produto cultural e histórico" apresenta nos PCN–Música um dos seguintes conteúdos:
reflexões sobre a origem, transformações e características de diferentes estilos da música brasileira
discussões sobre músicas próprias e/ou de seu grupo sociocultural, observando semelhanças e diferenças
manifestações pessoais de idéias e sentimentos sugeridos pela escuta musical, levando em conta o imaginário em momentos de fruição
arranjos, acompanhamentos e interpretações de músicas das culturas populares brasileiras, fazendo uso dos elementos que as caracterizam
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) estabelece, em seu artigo 26, parágrafo 2º, o seguinte parâmetro para o ensino da arte:
promoverá diversas atividades alternativas para a escola e os alunos na educação básica
constituirá componente curricular opcional na educação básica, promovendo a realização de diversas atividades
abordará conteúdos de música, teatro, dança e artes plásticas, obrigatório no 1º e 2º segmentos, sendo organizado em oficinas
constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos
Existem diversas opiniões sobre a música veiculada pela mídia. Há educadores que consideram fundamental a utilização deste repertório em seus programas de ensino, e há outros que compreendem que esta música já está suficientemente veiculada para ser também utilizada no espaço escolar, preferindo a adoção de outros repertórios. Do ponto de vista de uma educação musical abrangente e inclusiva, qual seria a postura do educador musical com relação ao repertório oferecido pela mídia?
Todo o repertório, incluindo aquele oferecido pela mídia, é válido e possível de ser utilizado como componente curricular numa perspectiva abrangente e inclusiva, desde que o educador musical propicie um ambiente onde se compreenda que a música de tradição clássica tem mais qualidade e é mais adequada para a escola.
Todo o repertório, incluindo aquele oferecido pela mídia, é válido e possível de ser utilizado como componente curricular numa perspectiva progressista, desde que o educador musical propicie um ambiente onde se compreenda que a música oferecida pela mídia é a mais atualizada, e, portanto, a mais adequada para ser aplicada para adolescentes e jovens na escola.
Todo o repertório, exceto aquele veiculado pela mídia, é válido e possível de ser utilizado como componente curricular numa perspectiva abrangente e inclusiva, desde que o educador musical propicie um ambiente onde se construa uma postura crítica com relação à produção musical oferecida pela mídia, que é sempre de baixa qualidade.
Todo o repertório, incluindo aquele oferecido pela mídia, é válido e possível de ser utilizado como componente curricular numa perspectiva abrangente e inclusiva, desde que o educador musical propicie um ambiente onde se construa uma postura crítica com relação à produção musical, seja ela de qualquer natureza.
Os trechos musicais apresentados na Figura 6, a seguir, são exemplos de três tipos de repertório que poderiam fazer parte de uma proposta curricular para o ensino de música no ensino fundamental. Escolha a alternativa que identifica estes três tipos de repertório.
música popular brasileira, música folclórica estrangeira, música erudita estrangeira.
música folclórica estrangeira, música popular estrangeira, música erudita estrangeira.
música folclórica brasileira, música popular brasileira, música erudita estrangeira.
música folclórica estrangeira, música popular brasileira, música erudita nacional.
A música popular brasileira, com seus ritmos variados, é bastante veiculada pela mídia, e pertence ao universo sonoro de grande parte dos estudantes do ensino fundamental. O professor de música poderia desenvolver atividades com ritmos populares brasileiros em suas aulas. Observe os ritmos apresentados na Figura 5 e escolha a alternativa que identifica os gêneros musicais brasileiros onde estas estruturas rítmicas são encontradas de acordo com a seqüência apresentada.
samba, modinha, baião.
bossa nova, choro, marcha rancho.
baião, marcha rancho, balada.
bossa nova, marcha rancho, choro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...