Questões de Música da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Música da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção correta acerca de música e musicoterapia.

  • A.

    A música tem a mesma significação para o músico e para o musicoterapeuta.

  • B.

    A linha proximal que existe entre o músico e o musicoterapeuta é demasiadamente tênue para que se possa notar alguma diferença.

  • C.

    A música permite o alcance de muitos níveis da consciência, agindo como catalisadora de emoções profundas, podendo dar suporte à comunicação tanto verbal quanto não-verbal.

  • D.

    Tanto para o músico quanto para o musicoterapeuta, a música é uma relação que se constrói, o vínculo conquistado no momento da execução musical, uma comunicação verbal ou não-verbal facilitada pela música, uma comunicação a todo tipo de expressão.

  • E.

    No campo fisiológico, observa-se que, por meio da musicoterapia, podem-se alcançar o relaxamento muscular, a substituição da cronicidade da dor, mas, não, a diminuição da percepção da dor.

Julgue os próximos itens, acerca das relações estabelecidas na musicoterapia.

I Na etapa da testificação musical, o paciente se desvela por meio de manifestações corporal, sonora e musical, abrindo possibilidades para o estabelecimento do vínculo terapêutico.

II As relações que emergem na musicoterapia são multifacetadas, podendo se apresentar de formas variadas: relações intra e interpessoais, relações intra e intermusicais, relações socioculturais e relações ambientais.

III O "tecido musical" comporta o modelo tripartido de Molino para atender às dimensões da produção musical que emerge em uma sessão musicoterápica, por envolver tanto a obra, como quem a fez (paciente) e, ainda, quem a está escutando (musicoterapeuta).

IV A compreensão da dinâmica das relações musicais e não-musicais existentes no fazer musicoterápico restringe-se à capacidade do musicoterapeuta de perceber os elementos musicais contidos na produção ou na reprodução musical de um paciente: altura, intensidade, timbre, compasso e todos aqueles que formam o tecido musical.

V A produção sonora, quando registrada em partitura — contando com textos sobre a pauta, bem como com a indicação de alguns movimentos corporais que acompanham as sonoridades —, permite ao musicoterapeuta situar-se diante das recursividades presentes no momento da criação sonora no setting.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5

Julgue os itens a seguir, relativos à metodologia em musicoterapia, sob o ponto de vista comparativo dos raciocínios desenvolvidos por K. Bruscia e Lia Rejane Barcellos.

I Improvisar, recriar, compor e ouvir música são considerados métodos de musicoterapia tanto para Bruscia quanto para Barcellos.

II Para Bruscia, um método é um tipo particular de experiência musical utilizada para avaliação diagnóstica, tratamento e(ou) avaliação.

III A metodologia da musicoterapia conta com diferentes conceitos para método, os quais tanto podem estar associados à aplicação de conjunto de regras, quanto podem referir-se ao tipo particular de experiência musical utilizada para diagnóstico, tratamento e(ou) avaliação em musicoterapia.

IV Bruscia e Barcellos comungam da mesma noção de modelo, aplicando-lhe os conhecimentos de psicoterapia sugeridos por Fiorini na prática clínica da musicoterapia e enriquecendo-a com situações específicas da prática musicoterapêutica.

V A utilização da metáfora das redes no campo das ciências humanas e sociais, no qual se inclui a musicoterapia, serve para a análise e a compreensão de processos ou fenômenos constituídos por interações complexas.

Estão certos apenas os itens

  • A. I, II e V.
  • B. I, III e IV.
  • C. I, IV e V.
  • D. II, III e IV.
  • E. II, III e V.

Segundo Marly Chagas, "a música contemporânea encontra-se na passagem da organização harmônica para o ruído eletrônico, na produção acelerada de timbres, no retorno do pulso e da repetição, na coexistência de um sem número de estilos, propostas e desempenhos. Tanto a música quanto a sociedade estão pedindo novos parâmetros de ensinamento, demanda que repercute sobre todas as concepções vigentes e periclitantes de arte, ética, política".

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens.

I A grande mudança de fundo na percepção das ciências é a substituição do paradigma reducionista — em que as questões práticas transbordam o perímetro das disciplinas — pelo paradigma complexo — que promove a abertura para além das disciplinas, abrindo o seu foco para a possibilidade da interdisciplinaridade.

II A musicoterapia é, ela mesma, exemplo de um novo paradigma científico. A musicoterapia e os musicoterapeutas são situações exemplares desse novo paradigma, somente conseguindo existir e ter espaço no campo das investigações acadêmicas porque a própria ciência, com a crise de seus paradigmas, os inclui como possibilidade de pensar o mundo no novo paradigma da complexidade.

III Na evolução do pensamento científico, as inovações resultam da possibilidade de incorporação desta ou daquela dimensão nova da realidade, do desenvolvimento de tecnologias cada vez mais sofisticadas e da existência das próprias especializações e interdisciplinaridades.

IV A vida, o destino, a liberdade e a espontaneidade repetem, na ciência contemporânea, o mesmo conjunto de temas encontrados na ciência clássica.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e III.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. II e IV.
  • E. I, II e III.

Julgue os itens abaixo, relativos à musicoterapia.

I Musicoterapia é um processo por meio do qual o terapeuta ajuda o paciente a melhorar, manter ou restaurar um estado de bem-estar, utilizando experiências musicais e as relações que se desenvolvem por meio delas como forças dinâmicas de mudança.

II Musicoterapia é a utilização da música e(ou) dos seus elementos integrantes como objetivo intermediário de uma relação que permite o desenvolvimento de um processo artístico, mobilizando tendências culturais inatas em um indivíduo com o propósito de realçar sua cultura de origem, além de mensurar e classificar os aspectos de sua integração/reintegração no ambiente sociocultural.

III Musicoterapia é a ciência que utiliza elementos sonororítmico- musicais no tratamento, na reeducação, na reabilitação e na recuperação de indivíduos portadores das mais diversas patologias ou ainda na área preventiva, procurando estabelecer uma relação de equilíbrio entre as três áreas da conduta humana: mente, corpo e mundo externo.

IV A musicoterapia surge, no contexto científico, como uma nova abordagem terapêutica, cujo interesse se volta para as evoluções, as crises e as instabilidades.

V A musicoterapia é um campo do conhecimento que apresenta diversas formas de integração de saberes. Conjugando outros campos de saber, elaborando sínteses e construindo um novo conhecimento, a musicoterapia é um exemplo de um híbrido interdisciplinar.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5

Com relação à educação e à cultura musical, julgue os itens que se seguem.

A música erudita é muito mais complexa e, portanto, melhor que a popular e a folclórica. Por isso, a educação musical atual tem enfatizado que os professores de música deveriam deixar de lado os rocks, os pagodes, os bregas, os raps, os sambas, os frevos, os pops e tantos outros estilos que fazem parte da vida das pessoas em geral, para ensinar a seus alunos somente a boa música.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à educação e à cultura musical, julgue os itens que se seguem.

Atualmente, uma das tendências da música popular é combinar diferentes estilos, por exemplo, rock com baião, pop com funk, rap com pop etc.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à educação e à cultura musical, julgue os itens que se seguem.

O violão é um instrumento bastante usado no Brasil, tanto em músicas eruditas quanto populares, como, por exemplo, nos grupos de chorinho e de música sertaneja.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à educação e à cultura musical, julgue os itens que se seguem.

O Brasil é um país com grande riqueza na arte popular. Além de apresentar uma grande variedade de tipos de folguedos, danças e festas, essas manifestações adquirem formas e significados diferentes em cada região. Um exemplo disso é o bumba-meu-boi, ou festa do boi, celebrado em várias partes do Brasil. Especialmente em Parintins, pela sua força e suntuosidade, essa festa adquire características que lembram o desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à educação e à cultura musical, julgue os itens que se seguem.

A educação musical atual tem defendido uma formação musical cada vez mais especializada. O músico deve-se dedicar apenas à aprendizagem de um instrumento e apenas a um estilo, para que possa ser um bom concertista e ser facilmente aceito no mercado de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...