Lista completa de Questões de Música da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base no trecho musical mostrado acima e acerca de alguns aspectos da história da música, julgue os itens a seguir.
Todos os instrumentos do trecho mostrado tocam a mesma nota, com exceção da viola, que toca uma segunda menor abaixo do violino.
Com base no trecho musical mostrado acima e acerca de alguns aspectos da história da música, julgue os itens a seguir.
Conforme indica o trecho, essa obra de Mozart foi composta apenas para instrumentos de corda.
Com base no trecho musical mostrado acima e acerca de alguns aspectos da história da música, julgue os itens a seguir.
Compassos regulares, simples ou compostos, são características marcantes do período clássico que proporcionam, juntamente com outros elementos, uma sensação de estabilidade e equilíbrio. Já no século XX, muitos compositores usaram de compassos irregulares ou mesmo a ausência de fórmula de compassos em suas obras.
Com base no trecho musical mostrado acima e acerca de alguns aspectos da história da música, julgue os itens a seguir.
Mozart, J. S. Bach e Villa-Lobos são compositores representativos do período da música erudita denominado de clássico.
Considerando as figuras de I a III acima, que representam trechos de partituras de diferentes estilos e épocas, julgue os itens a seguir.
A forma de grafia apresentada na figura I é similar à grafia da música do Nordeste brasileiro, especialmente nas canções de cordel.
Considerando as figuras de I a III acima, que representam trechos de partituras de diferentes estilos e épocas, julgue os itens a seguir.
O Brasil é um país rico em música folclórica e popular, porém muito pobre em música erudita. Por essa razão, as orquestras, os grupos e os conjuntos musicais brasileiros têm de tocar música de compositores estrangeiros, originais ou arranjadas.
Considerando as figuras de I a III acima, que representam trechos de partituras de diferentes estilos e épocas, julgue os itens a seguir.
Na figura III, o baixo do segundo acorde corresponde à supertônica da tonalidade.
Considerando as figuras de I a III acima, que representam trechos de partituras de diferentes estilos e épocas, julgue os itens a seguir.
Durante o Renascimento e o Barroco, um bom músico deveria saber tocar mais de um instrumento, ler partituras, improvisar ornamentos de acordo com o estilo da época, realizar os baixos figurados, arranjar etc.
Considerando as figuras de I a III acima, que representam trechos de partituras de diferentes estilos e épocas, julgue os itens a seguir.
Atualmente, a pedagogia musical defende o uso de várias músicas, de diferentes estilos e gêneros na formação musical dos alunos, principalmente considerando a diversidade de estilos musicais no Brasil. Nesse sentido, a aprendizagem de cifras, anteriormente restrita à aprendizagem da música popular, deveria fazer parte de uma formação musical mais abrangente.
Considerando as figuras de I a III acima, que representam trechos de partituras de diferentes estilos e épocas, julgue os itens a seguir.
O tipo de cifra usado na figura III mostra a tonalidade, o modo (maior ou menor) e o tipo de inversão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...