Questões de Música da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Tendo como referência as peças O bone Jesu, de Johannes Brahms, e coletânea de Três peças sacras, Op. 37, apresentadas, julgue os itens seguintes.

O compositor realizou uma cadência plagal no compasso 6 para evitar o término na tônica da tonalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência as peças O bone Jesu, de Johannes Brahms, e coletânea de Três peças sacras, Op. 37, apresentadas, julgue os itens seguintes.

A peça apresenta um cânone invertido irregular entre o soprano I e soprano II e um cânone invertido entre o contralto I e II. Dessa maneira, pode-se considerar que a peça apresenta um cânone duplo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência as peças O bone Jesu, de Johannes Brahms, e coletânea de Três peças sacras, Op. 37, apresentadas, julgue os itens seguintes.

Brahms compôs a peça para duas vozes femininas e duas vozes masculinas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência as peças O bone Jesu, de Johannes Brahms, e coletânea de Três peças sacras, Op. 37, apresentadas, julgue os itens seguintes.

A peça apresenta uma escrita contrapontística na qual estão predominantes os contrapontos de primeira e segunda espécie.

  • C. Certo
  • E. Errado

Luís Alvarez Pinto elaborou um método de solfejo intitulado A arte de solfejar (1761) e também uma série de Lições de solfejo (1776) de acordo com os padrões estéticos do período. Tendo como base a Lição de solfejo n.º 4 apresentada, julgue os itens subsecutivos.

Pode-se considerar que a Lição de solfejo n.º 4 apresenta, em seu conjunto, uma realização de contraponto florido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Luís Alvarez Pinto elaborou um método de solfejo intitulado A arte de solfejar (1761) e também uma série de Lições de solfejo (1776) de acordo com os padrões estéticos do período. Tendo como base a Lição de solfejo n.º 4 apresentada, julgue os itens subsecutivos.

Ao analisar a estrutura harmônica, pode-se considerar que a peça pertence ao estilo romântico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Luís Alvarez Pinto elaborou um método de solfejo intitulado A arte de solfejar (1761) e também uma série de Lições de solfejo (1776) de acordo com os padrões estéticos do período. Tendo como base a Lição de solfejo n.º 4 apresentada, julgue os itens subsecutivos.

As vozes apresentam várias suspensões nos compassos 6, 7 e 8.

  • C. Certo
  • E. Errado

Luís Alvarez Pinto elaborou um método de solfejo intitulado A arte de solfejar (1761) e também uma série de Lições de solfejo (1776) de acordo com os padrões estéticos do período. Tendo como base a Lição de solfejo n.º 4 apresentada, julgue os itens subsecutivos.

Nos compassos 3, 4 e 5, o autor utiliza apenas o contraponto de 2.a espécie.

  • C. Certo
  • E. Errado

Luís Alvarez Pinto elaborou um método de solfejo intitulado A arte de solfejar (1761) e também uma série de Lições de solfejo (1776) de acordo com os padrões estéticos do período. Tendo como base a Lição de solfejo n.º 4 apresentada, julgue os itens subsecutivos.

A Lição de solfejo n.º 4 está na tonalidade de lá maior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Luís Alvarez Pinto elaborou um método de solfejo intitulado A arte de solfejar (1761) e também uma série de Lições de solfejo (1776) de acordo com os padrões estéticos do período. Tendo como base a Lição de solfejo n.º 4 apresentada, julgue os itens subsecutivos.

A melodia na voz do soprano apresenta vários saltos de 6.as e 7.as, o que pode ser considerado como um procedimento comum no contraponto vocal do período.

  • C. Certo
  • E. Errado
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