Questões de Música da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Música da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base no texto apresentado e nos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.

A missa de paródia descreve uma técnica em que uma melodia é composta de forma livre com base em outra melodia e com a qual mantém grande similaridade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto apresentado e nos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.

Compositores do período renascentista escreveram missas em profusão, organizadas seguindo técnicas distintas que resultaram em categorias como a missa de paródia, a missa de paráfrase e a missa programática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda com relação ao texto acima, assinale a opção correta no que diz respeito à relação entre a escola e o contexto sociocultural do ensino de música nos anos de 1960 e 1970.

  • A.

    O folclore, rejeitado pelo canto orfeônico, tornou-se base da educação musical.

  • B.

    O método do canto orfeônico difundiu-se da escola para os conservatórios.

  • C.

    O ensino dos conservatórios e das escolas de música mudou para as escolas.

  • D.

    O cenário musical, caracterizado pelos festivais da canção, impactou o ensino.

  • E.

    A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1961 equilibrou o ensino de música combinando o canto orfeônico com os festivais de canção popular.

Considerando o texto acima, é correto afirmar que as limitações para a difusão e o intercâmbio da música brasileira eram causadas

  • A.

    pelas diferenças tecnológicas, que importavam em discrepâncias temporais entre o Brasil e o exterior.

  • B.

    pela falta de escolas de música cearenses, fato que impactava na perda de talentos em todo o Brasil.

  • C.

    pela desconsideração política com a modernização das tecnologias de transporte entre Brasil e Itália.

  • D.

    pelo intercâmbio de informações sobre a cena musical brasileira, que extrapolava o território nacional.

  • E.

    pelo tempo cronológico e simbólico, diferenciados entre as periferias e a capital da República.

Ainda com relação ao texto acima, assinale a opção que apresenta outras contribuições de Alberto Nepomuceno para a música brasileira, além de sua participação no concurso do Hino Nacional.

  • A.

    Criou o primeiro cancioneiro erudito brasileiro fazendo uso sistemático da língua falada no Brasil.

  • B.

    Difundiu elementos do folclore, considerando-os caminho para a aceitação da música erudita no Brasil.

  • C.

    Empreendeu esforços, com o grupo da Escola de Recife, para criar um cancioneiro folclórico.

  • D.

    Incorporou poucos elementos da música estrangeira na criação do cancioneiro nordestino.

  • E.

    Adaptou a música brasileira aos moldes clássicos europeus, difundindo-a em suas viagens a Roma.

Com base no que dispõe a Lei n.º 9.610/1988, julgue os itens que se seguem.

Ao compositor assegura-se o direito de se opor à execução pública de composição musical de sua autoria caso julgue que ela não foi suficientemente ensaiada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no que dispõe a Lei n.º 9.610/1988, julgue os itens que se seguem.

Não constitui violação aos direitos autorais a realização, em praça pública, de comício para plateia de aproximadamente cinco mil pessoas, durante o qual cantores amadores interpretem, sem a devida autorização, músicas de compositores contemporâneos, visto tratar-se de organização pública espontânea.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no que dispõe a Lei n.º 9.610/1988, julgue os itens que se seguem.

Autorização prévia é a que antecede a exibição de obra audiovisual ou representação de obras teatrais, e autorização expressa é a que é concedida mediante manifestação escrita.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que dinâmica refere-se à graduação da intensidade de som, julgue os itens de 110 a 117.

Por meio da indicação detaché, o termo em francês correspondente a tenuto, adverte-se que determinada nota deve ser executada com o dobro de seu valor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que dinâmica refere-se à graduação da intensidade de som, julgue os itens de 110 a 117.

A fim de diminuir simultaneamente a intensidade e o andamento, utilizam-se as seguintes expressões de dinâmica musical: calando, morrendo, estinto, mancando, perdendosi, sientando e smorzando.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...