Questões de Música da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Lista completa de Questões de Música da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um dos componentes curriculares para a música no ensino fundamental poderia ser o desenvolvimento da leitura musical, a partir de diversas propostas metodológicas. Diferentes estratégias para o desenvolvimento da leitura musical poderiam ser sintetizadas em dois grandes sistemas:

  • A.

    o sistema móvel de solmização (dó fixo) e o sistema fixo (dó móvel).

  • B.

    o sistema móvel de solmização (dó bemol) e o sistema fixo (dó sustenido).

  • C.

    o sistema móvel de solmização (dó central) e o sistema fixo (dó maior).

  • D.

    o sistema móvel de solmização (dó móvel) e o sistema fixo (dó fixo).

M. Schafer, compositor e educador Canadense contemporâneo, trouxe contribuições para a educação musical através de reflexões sobre o material sonoro decorrente das novas estéticas do século XX. As idéias deste autor podem ser adotadas no ensino fundamental com as devidas adaptações às realidades educacionais. Algumas das propostas fundamentais de Schafer incluem:

  • A.

    escuta criteriosa e reflexiva, exploração exclusiva de sons da música tonal, criação musical, grafias alternativas, fotografia sonora.

  • B.

    escuta criteriosa da música clássica, exploração sonora, criação musical, grafias musicais convencionais, paisagem sonora.

  • C.

    escuta criteriosa e reflexiva, exploração sonora, execução musical de obras clássicas de referência, teoria musical básica, paisagem sonora.

  • D.

    escuta criteriosa e reflexiva, exploração sonora, criação musical, grafias alternativas, paisagem sonora.

Na perspectiva de Z. Kodály, música deveria ser acessível para todas as pessoas através de uma educação musical sistemática. Suas propostas educacionais incluem estratégias e vários materiais didáticos, que podem ser aplicados no contexto do ensino fundamental brasileiro. Algumas das principais características do método Kodály são:

  • A.

    prática vocal, folclore nacional e internacional, fonomímica, audição interior, experiência antes da teoria.

  • B.

    prática vocal, folclore nacional, mímica, audição interior, teoria antes da prática.

  • C.

    prática vocal e instrumental, folclore nacional e internacional, mímica, audição de obras contemporâneas, experiência antes da teoria.

  • D.

    prática vocal, folclore internacional, fonomímica, audição de obras contemporâneas, teoria antes da experiência prática musical.

E. Willems foi um educador musical que produziu vários materiais didáticos. No ensino fundamental, alguns destes materiais podem ser utilizados, pois este autor se preocupou com o desenvolvimento de atividades gradativas, para diferentes etapas do desenvolvimento musical. Willems foi um pioneiro na utilização da psicologia como base para a elaboração de uma proposta metodológica para a educação musical, e para este autor o desenvolvimento musical pode ser entendido em três principais perspectivas:

  • A.

    sensorial, afetiva e mental.

  • B.

    sensorial, afetiva e psico-social.

  • C.

    sensorial, racional e social.

  • D.

    sentimental, afetiva e moral.

O uso da voz como instrumento para a musicalização é uma estratégia utilizada por diversas metodologias de educação musical, e é uma ferramenta importante para o educador que atua no ensino fundamental. O projeto de Canto Orfeônico proposto por Villa-Lobos no Brasil enfatizava o uso da voz. Algumas das principais características das propostas de Villa-Lobos são:

  • A.

    música instrumental, nacionalismo, música clássica, repertório cívico, produção de material didático para ser utilizado nacionalmente.

  • B.

    música coral, nacionalismo, folclore brasileiro, repertório cívico, material didático para ser utilizado nacionalmente.

  • C.

    música coral, universalismo, folclore, repertório militar, utilização de material didático internacional.

  • D.

    música coral, nacionalismo, folclore internacional, repertório cívico, utilização de material didático internacional.

As propostas de S. Suzuki têm sido muito difundidas no mundo todo por sua abordagem no ensino de música, e também poderiam ser aplicadas no ensino fundamental brasileiro com adaptações específicas. Podem ser consideradas características fundamentais deste método:

  • A.

    ensino vocal, repetição e imitação de modelos, prática antes da teoria, participação em conjuntos musicais, educação dos talentosos.

  • B.

    ensino de instrumentos de cordas, criação musical, prática antes da teoria, participação em conjuntos musicais, educação dos talentosos.

  • C.

    ensino de instrumento, repetição e imitação de modelos, prática antes da teoria, participação em conjuntos musicais, educação do talento.

  • D.

    ensino de instrumento, repetição e imitação de modelos, teoria antes da prática, participação em conjuntos musicais, educação do talento.

No desenvolvimento de uma metodologia de educação musical para o ensino fundamental, algumas propostas de C. Orff poderiam ser inseridas no contexto escolar. Assinale a alternativa que apresenta algumas características básicas deste método.

  • A.

    integração palavra-canto-movimento, expressão espontânea, improvisação, criação, utilização de instrumentos musicais diversos, prática de conjunto.

  • B.

    integração palavra-literatura-canto, expressão espontânea, improvisação, criação, utilização da voz prioritariamente, prática de conjunto.

  • C.

    integração palavra-canto-melodia, expressão controlada, criação, ênfase no estudo de instrumento e na execução musical.

  • D.

    integração palavra-canto-movimento, expressão dirigida, repertório folclórico exclusivamente alemão, utilização de instrumentos tradicionais, prática de conjunto.

A educação musical no ensino fundamental pode utilizar elementos de diferentes propostas metodológicas adaptadas ao contexto de cada escola. Assinale a alternativa que apresenta algumas características básicas do método Dalcroze que poderiam fazer parte de um programa de música para o ensino fundmental.

  • A.

    integração corpo-mente, consciência rítmica, poliritmia, pensamento e sentimento.

  • B.

    integração voz-palavra-corpo, consciência sensorial, poliritmia, racionalidade musical.

  • C.

    integração corpo-mente, consciência rítmica, euritmia, música para todos.

  • D.

    integração corpo-mente, leitura pianística, aritmia, pesquisa sonora.

Na educação musical no contexto atual convivem diferentes metodologias que se consagraram no mundo todo por suas propostas inovadoras. Assinale a alternativa que apresenta importantes educadores musicais que propuseram metodologias que ainda são relevantes no cenário educacional brasileiro e mundial.

  • A.

    E. J. Dalcroze, S. Suzuki, C. Orff, Z. Kodály, H. Villa-Lobos, E. Willems, M. Schafer.

  • B.

    E. J. Dalcroze, L. Mozart, C. Orff, Z. Kodály, H. Villa-Lobos, E. Willems, G. Mahler.

  • C.

    E. J. Dalcroze, S. Suzuki, C. Orff, Z. Kodály, H. Villa-Lobos, E. Willems, E. Costère.

  • D.

    M. Clementi, S. Suzuki, C. Orff, R. Kreutzer, H. Villa-Lobos, E. Willems, M. Schafer.

A música está prevista nas novas legislações para ser aplicada nos 3o e 4o ciclos do Ensino Fundamental. De acordo com os PCN, são conteúdos para esta área:

  • A.

    expressão e comunicação em música: improvisação sobre novas sonoridades; apreciação de compositores e obras significativas em música: seleção de repertório adequado; compreensão da música como produto de indivíduos e grupos com talentos especiais.

  • B.

    expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação; apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical; compreensão da música como produto cultural e histórico.

  • C.

    expressão e comunicação em música: performance significativa em música do nosso tempo; compreensão da música como resultado das ações da mídia.

  • D.

    expressão e comunicação em música: ênfase na execução musical instrumental; apreciação significativa em música: escuta das melhores músicas eruditas brasileiras do nosso tempo; compreensão da música folclórica brasileira.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...