Lista completa de Questões de Música da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da relação figura-fundo na escuta musical, leia as afirmativas a seguir.
I. Por trás de cada peça musical, se oculta outra peça musical, formada por um mundo de eventos sonoros aceitos como silenciosos.
II. Distinguir entre figura e fundo na escuta implica ouvir uma execução musical, concentrando-se não na música em si, mas em todos os sons não-musicais exteriores a ela.
III. A atividade de percepção sonora precisa ser realizada em ambiente acusticamente isolado, de modo que a música ressoe sobre um fundo neutro.
As teses de Schafer são confirmadas
Um docente adaptou a proposta didática de Raymond M. Schafer, apresentada em seu livro O ouvido pensante, organizando uma atividade de escuta no supermercado, na qual todos os alunos estariam com os olhos vendados.
Esta atividade tinha como objetivo principal
Assinale a afirmativa que descreve corretamente um dos objetivos pedagógicos da educação em arte musical, a partir das propostas de R. Murray Schafer e Marisa Fonterrada.
A respeito desta instalação, de acordo com as propostas do musicólogo Schafer, assinale V para a afirmativa correta e F para a falsa.
( ) O objeto dessa instalação sonora é o som do ambiente expositivo, que resulta das diferentes combinações dos tubos de PVC.
( ) A música é produzida pelo caminhar do ouvinte e somente será ouvida se ele passar pelo corredor.
( ) O ritmo da música depende da velocidade com que o fruidor atravessa o corredor.
As afirmativas são, respectivamente,
Relacione os elementos da paisagem sonoro-musical às suas respectivas definições.
1. Amplitude.
2. Melodia.
3. Ritmo.
4. Timbre.
( ) Característica de um som que distingue um instrumento de outro, na mesma frequência e intensidade.
( ) Variação de intensidade do som usada em música como um recurso expressivo.
( ) Mudança de altura obtida pelo movimento do som por diferentes frequências.
( ) Divisão do som em partes, regulares ou irregulares, articulada durante o transcorrer do tempo.
Assinale a opção que inidca a relação correta, de cima para baixo.
Para M. Schafer, a música é uma organização de sons - ritmo, intensidade, melodia e timbre - com a intenção de ser ouvida.
As afirmativas a seguir indicam ações pedagógicas derivadas desse pressuposto, à exceção de uma. Assinale-a.
Leia o fragmento a seguir.
Entre as atividades musicais caracterizadas como a _____, estão presentes: indústria de elementos musicais; indústria de equipamentos de som e gravação; matéria prima; fabricação de suporte virgem. Na parte de _____, os agentes institucionais e agentes governamentais correspondem aos regulamentadores responsáveis por estabelecer as normas que regem a indústria fonográfica, a qual pode gerar resultados com selos, lançamentos, projetos especiais e catálogo. Na _____, as gravadoras e selos planejam toda a logística em conjunto com suas áreas de marketing e publicidade. A fase de _____ legalizada é feita pelas gravadoras que planejam sua divulgação e promoção pela internet, rádio, tv, shows e espetáculos e mídia impressa e vendem para as lojas. Os itens que completam corretamente as lacunas do fragmento acima são:Em 2006 a Funarte criou o projeto Brasil Memória das Artes, com o objetivo de salvaguardar os acervos da instituição bem como torná-los disponíveis para o público. Constitui um desses acervos:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...