Questões de Música da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)

Lista completa de Questões de Música da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Observe o trecho musical a seguir e responda as questões de 09 a 12.

É correto afirmar que o maior intervalo entre notas do trecho musical acima é uma

  • A.

    sexta maior.

  • B.

    sexta menor.

  • C.

    sexta diminuta.

  • D.

    quinta diminuta.

Observe o trecho musical a seguir e responda as questões de 09 a 12.

O compasso apresentado no trecho musical acima é

  • A.

    binário simples.

  • B.

    binário composto.

  • C.

    quaternário simples.

  • D.

    quaternário composto.

Sabendo que a Organologia na música é a área que estuda a descrição e classificação de instrumentos musicais, bem como a forma, o material em que é fabricado, o som, o timbre, dentre outros aspectos dos instrumentos, relacione a coluna da esquerda com a direita.

Considerando a relação feita anteriormente, a sequência correta é

  • A.

    II, I, IV, III.

  • B.

    IV, I, III, II.

  • C.

    IV, III, II, I.

  • D.

    III, II, I, IV.

Considerando as orientações dos PCN+ expressas no parágrafo acima, a seleção e a organização de conteúdos de Arte-Música para o Ensino Médio devem privilegiar conteúdos que

I favoreçam o desenvolvimento e o exercício das competências musicais visando à formação de músicos profissionais;

II possam colaborar na produção musical dos estudantes, aproximando-os dos modos de produção e apreciação musical de distintas culturas e épocas;

III promovam o desenvolvimento da sensibilidade dos alunos;

IV representem a produção musical ocidental, valorizando-a como legítima representante da música de qualidade;

V favoreçam a compreensão da produção social e histórica da música, identificando produtores, compositores, intérpretes e público como partícipes de ações socioculturais.

Considerando as afirmações anteriores, é correto afirmar que são verdadeiras

  • A.

    I e V.

  • B.

    II e V.

  • C.

    I, III e V.

  • D.

    I, II e IV.

Originalmente, o texto acima cita o nome de dois músicos-compositores de banda da região do Seridó (RN), muito importantes na história da música potiguar, os quais são, respectivamente, compositores das músicas “Dobrado 11 de Dezembro” e “Royal Cinema”. É correto afirmar que esses músicos são

  • A.

    Edson Rodrigues e Urbano Medeiros.

  • B.

    Duda e Felinto Lúcio.

  • C.

    Felinto Lúcio e Tonheca Dantas.

  • D.

    Urbano Medeiros e Tonheca Dantas.

Acerca do perfil do professor de arte-música para o Ensino Médio na atualidade, é correto afirmar que este profissional precisa possuir as seguintes características:

I ter formação pedagógica e conhecer a linguagem musical;

II ter o domínio de todas as linguagens artísticas (artes visuais, dança, teatro e música);

III ser um mediador do processo de aprendizagem musical e estimulador da pesquisa e da produção musical;

IV ser afinado, tocar ao menos um instrumento musical, conhecer e apreciar música erudita;

Em relação às características do perfil do professor de arte-música anteriormente apresentadas, estão corretas

  • A.

    I e III.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    I, III e IV.

Considerando o texto acima, podemos afirmar que o ensino de arte-música no Ensino Médio deve

  • A.

    promover e aprofundar os conhecimentos musicais dos estudantes de modo a prepará-los para novas possibilidades de trabalho.

  • B.

    aprofundar os conhecimentos trabalhados no Ensino Fundamental, sendo essencial, para isso, que o professor aproprie-se dos conceitos estudados por seus alunos nos anos anteriores.

  • C.

    possibilitar aos alunos a oportunidade de desenvolverem saberes culturais e estéticos que garantam o seu desenvolvimento pleno.

  • D.

    possibilitar, por meio de atividades diversificadas, a compreensão da música como linguagem socialmente construída, dotada de valores históricos e culturais.

A abordagem triangular do ensino da arte, formulada e defendida por Ana Mae Barbosa, está ancorada no tripé

  • A.

    produção, apreciação e contextualização.

  • B.

    fazer artístico, pesquisa e socialização.

  • C.

    fruição, apreciação e reflexão.

  • D.

    produção, pesquisa e contextualização.

Em uma escala diatônica menor, os intervalos de semitom encontram-se entre os graus

  • A.

    I - II e V - VI.

  • B.

    II - III e V - VI.

  • C.

    III – IV e V – VI.

  • D.

    III - IV e VII – VIII.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...