Questões de Música da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Música da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Texto V, para responder às questões 26 e 27.

Com base no texto V, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O objetivo do Congresso foi demarcar posição contrária às influências da modernidade no samba.

  • B.

    A Carta afirma uma característica do samba, congruente com o conceito usual de folclore, de ser expressão legítima do sentimento popular.

  • C.

    Embora o texto não trate de questões rítmicas, a evolução normal do samba pode ter relação com o desaparecimento da síncope.

  • D.

    A frase “Não vibrou por um momento sequer a nota saudosista” afirma a negação de qualquer posição ufanista em relação à tradição do samba.

  • E.

    A chegada do rádio ao Brasil pode ter sido um dos perigos que estariam acabando com a tradição do samba.

Acerca da acústica dos sons musicais, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Chama-se de vibração harmônica aquela cujo movimento é realizado por movimentos aperiódicos.

  • B.

    Quanto mais agudo é um som, menor é o número de oscilações por segundo.

  • C.

    A diferença entre um som intenso — ou forte — e um som fraco vem das diferentes formas das ondas sonoras.

  • D.

    Interferência é o termo técnico para designar o som de altura indeterminada.

  • E.

    O âmbito de frequência da audição humana vai aproximadamente de 16 a 20.000 Hz.

Com relação à música clássica no Brasil e a seus compositores, assinale a alternativa correta.

  • A.

    José Joaquim Lobo de Mesquita é um dos compositores expoentes da música mineira do século XVIII no Brasil.

  • B.

    Alberto Nepomuceno, precursor do Romantismo no Brasil, compôs óperas com temas nacionalistas de estética europeia.

  • C.

    Camargo Guarnieri, representante dos músicos na Semana de Arte Moderna de 1922, liderou o movimento Música Viva, defendendo a música de vanguarda.

  • D.

    Padre José Maurício Nunes Garcia, considerado o último compositor do Barroco mineiro, compôs o Hino Nacional Brasileiro.

  • E.

    Marlos Nobre e Almeida Prado são os representantes da música eletroacústica no Brasil.

No que diz respeito ao minimalismo na música do século XX, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os representantes geralmente associados ao movimento minimalista são John Cage e Elliott Carter.

  • B.

    Modulação métrica é uma das técnicas de composição utilizada pelos minimalistas.

  • C.

    Surgido na década de 80 do século XX, o minimalismo encontra adeptos nos compositores não-ocidentais, como da Índia e da África.

  • D.

    O minimalismo, movimento experimental, utilizava processos composicionais que incluíam recorrências de motivos breves e uso de processos algorítmicos, lineales, geométricos ou graduales.

  • E.

    A música dodecafônica de Schoenberg é influenciada pelo movimento minimalista, que resultou em sua obra Pierrot Lunaire.

Acerca da música vocal dramática do período Barroco, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A música vocal dramática do Barroco tem influência na música polifônica de Palestrina, utilizando textos bíblicos e rejeitando letras das canções seculares.

  • B.

    O recitativo é música vocal que enfatiza a beleza e a virtuosidade da voz do solista na ópera.

  • C.

    A monodia é música composta para uma única voz, que vai florescer no Barroco, dando origem a outras formas de música vocal.

  • D.

    A ária, como gênero vocal dramático do Barroco, utilizava textos retirados do velho testamento da bíblia.

  • E.

    No Barroco, a música vocal homofônica e a polifonia, embora tivessem as mesmas texturas, eram diferentes no quesito da independência rítmica das vozes.

A respeito da voz, seu uso e fisiologia, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Problemas nas cordas vocais são consequência do mau uso do aparelho respiratório na voz cantada.

  • B.

    O ruído vocal é resultante da produção de sons de vibrações regulares, ou ondas sinusoidais.

  • C.

    Os únicos órgãos responsáveis pela articulação do som são: pulmão, cavidades nasais e faringe.

  • D.

    As pregas vocais são encontradas na região do palato e podem interferir na formação de vogais e consoantes.

  • E.

    Durante a respiração, as cordas vocais permanecem abertas; já para a produção de som, elas fecham-se, e o ar faz pressão, causando uma vibração que produz o som.

Quanto à forma sonata, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A diferença entre sonata e forma sonata é que a segunda refere-se a um tipo de composição instrumental.

  • B.

    A exposição, na forma sonata, é caracterizada pela apresentação dos temas principais da peça.

  • C.

    Assim como a Introdução, a Coda era um recurso utilizado para introduzir o tema e suas repetições.

  • D.

    A forma sonata típica é ABACAD, sendo A o tema sempre recorrente.

  • E.

    Domenico Scarlatti é o compositor representativo da forma sonata clássica.

No que se refere à música medieval, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O cantus firmus é a melodia que vai servir de base para a inserção de outras melodias na música polifônica da Idade Média.

  • B.

    O canto gregoriano é o gênero musical representativo da música medieval.

  • C.

    A ópera tem origem na Idade Média com o compositor Orlando de Lassus.

  • D.

    O bel canto, como gênero vocal, nasce na música profana da Idade Média.

  • E.

    A música medieval é marcada pela linguagem tonal tanto na música religiosa quanto na polifonia profana.

A respeito da série harmônica, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A diferença entre um som qualquer e um som musical é que o segundo produz um timbre afinado.

  • B.

    O primeiro intervalo da série harmônica é a quinta justa.

  • C.

    Já nas cinco primeiras notas da série harmônica, está o acorde Perfeito Menor com sétima, da fundamental.

  • D.

    Uma nota musical, quando executada, produz um conjunto de outros sons que compõem a série harmônica daquele som fundamental.

  • E.

    Os intervalos que mais aparecem após o oitavo harmônico são os de terça maior e menor.

Em termos de harmonia funcional, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de acordes da melodia II.

  • A.

    tônica (terça no baixo) – relativo da dominante – subdominante com sétima7 – tônica

  • B.

    subdominante (quinta no baixo) – tônica – dominante com sétima – subdominante

  • C.

    tônica (quinta no baixo) – relativo da tônica – dominante com sétima – tônica

  • D.

    dominante (com terça no baixo) – subdominante menor – tônica – dominante

  • E.

    subdominante menor – tônica menor – dominante com sétima – subdominante maior

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...