Questões de Música da IF PI

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Dos aerofones listados abaixo, indique os instrumentos que compõem família completa (com sete elementos):

  • A.

    Flauta transversal e sacabuxa.

  • B.

    Oficleide, clarinete e saxofone.

  • C.

    Flauta doce, clarinete, saxofone e saxhorne.

  • D.

    Sarrusofone, serpentão, trompete e flauta doce.

  • E.

    Saxhorne, sacabuxa, oficleide e flauta transversal.

"Ser um regente coral é como ser, ao mesmo tempo, organista e construtor de órgãos - o regente deve construir o instrumento coral com a mesma competência que o toca" (BRANDVIK, 1993, p. 148). Com base no texto acima apresentado, analise as afirmações a respeito da função do regente na formação de grupos vocais na atualidade:

I O regente deve trabalhar a homogeneidade coral como uma proposta timbrística única, de afinação refinada e unificada da produção dos sons vocálicos, da precisão rítmica e do equilíbrio sonoro.

II Uma vez que o resultado sonoro do coral depende do desenvolvimento técnico dos cantores, é preciso que o regente assuma a função de pianista e preparador vocal, instruindo, sobretudo, os vários fundamentos da técnica vocal.

III Será necessário que o regente conscientize os cantores a respeito de uma produção vocal adequada e saudável, orientando também o desenvolvimento da habilidade de "transitar" de um registro vocal para outro sem que haja perda da qualidade sonora.

IV A precisão rítmica deve ser desenvolvida pelo regente através de um senso comum de ritmo interno e do trabalho com a dicção, uma vez que muitos problemas rítmicos estão relacionados à articulação consonantal deficiente, à duração incorreta dos sons vocálicos e à precipitação dos ditongos.

V Um grupo vocal que se propõe a executar obras de estilos diferentes deve evitar ter um som único. Com conhecimento técnico eficiente, regente e cantores podem desenvolver um trabalho de exploração de sonoridades vocais diversas, apropriadas para a execução de repertório de diferentes estilos.

Estão corretos os itens:

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    II, III e V.

  • D.

    I, III, IV e V.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Marque a opção correta no que concerne ao uso do piano na condução de grupos vocais:

  • A.

    O trabalho de co-repetição realizado por um pianista (e não necessariamente o regente) é garantia total de que os cantores irão decorar suas partes mais rapidamente.

  • B.

    Vocalizes realizados em grupo auxiliam na composição do "som básico para o coral" (CARRINGTON, 2003) e isto só será possível se o exercício for realizado com o acompanhamento do piano.

  • C.

    É preciso um domínio técnico do instrumento não somente por parte do regente, mas também pelos cantores solistas e chefes de naipe, pois a preparação do coral não dependerá exclusivamente do regente.

  • D.

    O regente poderá utilizar o piano para que os cantores aprendam as partes musicais e para auxiliá-los no que diz respeito à afinação, mesmo sabendo que outros fatores também podem influenciar, como, por exemplo, a respiração, a emissão de sons vocálicos, etc.

  • E.

    Oakley (1999, p. 117) afirma que "pouquíssimos [regentes] possuem domínio pessoal de ritmo interno, segurança quanto ao tempo e sensibilidade rítmica". Assim, pode-se afirmar que é condição "sine qua non" para uma performance ritmicamente estável que o regente seja também um pianista ou tenha domínio de um instrumento harmônico.

Os métodos de ensino de piano propostos por Leila Fletcher, Alice Botelho, James Bastien e Robert Pace buscam aproximar o código musical ao estudante logo nas lições iniciais. Entretanto, o código utilizado para representar a notação musical dita ‘tradicional’ poderá adaptar-se aos interesses pedagógicos de cada autor. Assim, podemos afirmar que esta transformação do código musical está orientada por critérios presentes em cada método.

Com relação ao texto acima, pode-se afirmar que:

  • A.

    Bastien e Fletcher optam por uma notação com pautas e claves logo no início, pois ambos os métodos acompanham um caderno de teoria intitulado “pré-iniciante”.

  • B.

    Com exceção dos métodos de Leila Fletcher e James Bastien, todos os outros optaram por uma nova codificação das notas musicais, pois Botelho e Pace são métodos voltados ao público adulto.

  • C.

    Com exceção dos métodos de Leila Fletcher e Alice Botelho, todos os outros optaram por uma nova codificação das notas musicais, pois Bastien e Pace são métodos voltados ao público infantil.

  • D.

    Botelho e Pace valorizam o uso de exercícios de técnica e repertório, priorizando as teclas brancas do piano, pois, nos estágios iniciais, seria muito complexo explicar, codificar e decodificar notas artificiais.

  • E.

    Pace utiliza o desenho do teclado para demonstrar qual digitação se deve utilizar e figuras geométricas, como quadrados dispostos em ordem crescente e/ou decrescente, para representar o sentido ascendente e/ou descendente das notas.

Considere as Assertivas abaixo:

I O regente é um artista músico, de sólida formação em estudos musicais, chefe, dirigente ou diretor, coordenador, líder que tem a capacidade de assumir a responsabilidade total pela execução musical frente a disposições corais e ∕ ou orquestrais.

II O regente deve estudar a partitura, conceberlhe o plano geral, examinar as partes diferentes dos instrumentos, decompondo-os, frase por frase, evitando que os músicos tenham de estudar as partes cavadas. Sempre que possível, deve aprender de cor, mesmo que, durante a execução pública, ele mantenha, por precaução, a partitura aberta, disponível diante de si.

III O regente marca as nuances de duas maneiras diferentes: tanto com a mão direita (da batuta) quanto com a esquerda (expressiva). A independência das duas mãos é recomendada. A direita se reserva mais à rítmica, enquanto que a esquerda, em princípio, mais ao fraseado e a expressão.

IV O regente não somente marca o ritmo, garantindo a unidade de todos os executantes (início, permanência e conclusão), o andamento, equilíbrio de tensão e fraseado dos diversos grupos, assegurando, com gestuação apropriada, a entrada de solistas ou de grupos nos momentos devidos, como também disciplina, orienta e elabora o conjunto vocal e ∕ ou instrumental, interpreta a obra de acordo com o autor, estilo e época.

 Está(tão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I

  • B.

    I e II.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Considerando a maneira de produção de som, é correta a classificação dos seguintes instrumentos musicais:

  • A.

    Aerofones: saxhorne, requinta, guitarra e órgão de tubos.

  • B.

    Aerofones: tuba contralto, saxhorne em Mib, cornetas em Sib e flautim.

  • C.

    Cordofones: bandolim, cravo, órgão de tubos, berimbau e trompa em Fá.

  • D.

    Cordofone: violão, piano, carrilhão, trompa em Fá, sax em Sib e alaúde.

  • E.

    Aerofones: flauta transversa, flautim, trombone de vara, timbaleta, xilofone e clarineta em Sib.

A prática coral consiste em um processo de musicalização, em que o trabalho tem o foco no coletivo como instrumento de expressão musical e social, fazendo com que os cantores consigam expressar-se no grupo e em grupo, através da música. Assim sendo, podemos afirmar:

  • A.

    Isto é possível apenas em coros infantis.

  • B.

    O processo de musicalização é específico da prática coral.

  • C.

    O instrumento de expressão musical a que se refere o texto é o cantor.

  • D.

    O canto orfeônico foi decisivo para a implantação, no século XIX, de uma mentalidade musical no Brasil.

  • E.

    Cada parte do coro constrói a sua musicalidade através das relações existentes neste grupo, contribuindo para a sonoridade do todo.

Godoy (2005) informa que uma breve revisão de literatura mostra que vários autores sugerem que a atividade coral envolve aprendizagem musical, sendo os regentes, de alguma maneira, responsáveis por essa formação. Sobre este processo, podemos afirmar:

  • A.

    A autora desconhece outras maneiras de aprendizado musical.

  • B.

    A construção do conhecimento musical ocorre apenas em ensaios.

  • C.

    O ensaio é um momento de aprendizagem e o regente tem o papel de educador musical.

  • D.

    O regente não é responsável pela formação musical, mas sim unicamente pela condução do grupo.

  • E.

    Esta afirmação é válida apenas para coros, não se aplicando aos grupos instrumentais.

Brandvik (1993, p. 149) afirma que 95% dos cantores corais de todo o mundo “não estudam canto com um professor particular”, podendo-se concluir que o preparo vocal desses milhões de cantores está nas mãos de seus regentes. Sendo assim, está correta a seguinte assertiva:

  • A.

    O canto deve ser aprendido através do ensino individual e particular.

  • B.

    Esta afirmação reflete a realidade econômica dos coralistas e demais cantores.

  • C.

    O regente não precisa de conhecimentos de técnica vocal para o trabalho do coro.

  • D.

    O preparo vocal é destinado apenas aos cantores com intenção de solistas.

  • E.

    O regente necessita de um bom conhecimento de técnica vocal para a construção da sonoridade do coro.

A formação do som padrão de um coro se relaciona diretamente com os seguintes aspectos técnicos do canto coletivo:

  • A.

    Fraseado e timbre.

  • B.

    Postura e presença de palco.

  • C.

    Tessitura, volume e conhecimento do texto.

  • D.

    Coloratura, conhecimentos estilísticos e número de integrantes.

  • E.

    Homogeneidade, equilíbrio, entonação de um grupo e precisão rítmica.

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