Questões de Música da Instituto Federal Brasilia (IFB)

Lista completa de Questões de Música da Instituto Federal Brasilia (IFB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O pensamento de Murray Schafer é caracterizado por três eixos que podem ser encontrados em sua produção, de forma explícita ou velada. São eles:

I) A relação música/movimento.

II) A relação som/ambiente.

III) A confluência das artes.

IV) A relação da arte com o sagrado.

V) A relação da arte com a natureza.

Dentre as opções apresentadas, estão CORRETAS as alternativas:

  • A. I e IV
  • B. III, I e II
  • C. II, III e IV
  • D. II, III e V
  • E. II e V

Em uma escala cromática, a distância entre os sons é de:

  • A. Tom
  • B. Quarto de tom
  • C. Coma
  • D. Semitom
  • E. Tom e meio

“Passe alguns minutos em silêncio, simplesmente ouvindo os sons ao seu redor. Registre, em seu caderno, os sons que escutar. Se estiver em grupo, compare a sua lista de sons com as de seus companheiros, cada um lendo em voz alta o que anotou. Marque as diferenças. Lembre-se de que a escuta é muito pessoal. Por este motivo, todos terão listas diferentes, mas o importante é que todas estarão corretas. Se estiver trabalhando com crianças pequenas, em vez de lista escrita, promova uma conversa em que todos contem os sons ouvidos. A discussão poderá ser feita a partir do que o grupo contar”.

O trecho acima é uma atividade de aperfeiçoamento da escuta, sugerida pelo educador:

  • A. Hans-Joachim Koellreutter
  • B. John Paynter
  • C. Keith Swanwick
  • D. Raymond Murray Schafer
  • E. George Self

“[...] o trabalho de Murray Schafer seria mais bem classificado como educação sonora do que propriamente educação musical, termo, em certa medida, comprometido com procedimentos, escolas e métodos de ensino. O que ele propõe deveria anteceder e permear o ensino de música, por promover um despertar para o universo sonoro, por meios de ações muito simples, capazes de modificar substancialmente a relação ser humano/ambiente sonoro” (FONTERRADA, Marisa Trench de O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: Funarte, 2008. p. 196). O compositor canadense Murray Schafer é representante da educação musical contemporânea, criador da expressão “paisagem sonora”, que significa:

  • A. o conjunto das músicas produzidas em um determinado período histórico.
  • B. os sons provenientes da natureza ou de elementos naturais (água, vento, chuva etc.).
  • C. o conjunto de diferentes sons que compõem um ambiente, sejam eles de origem natural, humana, industrial ou tecnológica.
  • D. a invocação mental de paisagens visuais por meio dos sons.
  • E. o conjunto de ruídos industriais e tecnológicos, típicos dos grandes centros urbanos.

Organologia é a área que descreve e classifica os instrumentos musicais de acordo com sua forma, material do qual foi construído, timbre etc. Diante dessa informação, relacione as colunas abaixo:

Escolha a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. I, II, III, IV
  • B. II, III, I, IV
  • C. I, IV, III, II
  • D. II, III, IV, I
  • E. IV, II, III, I

Sobre os parâmetros sonoros, indique a alternativa INCORRETA.

  • A. A altura é a propriedade do som medida pela oscilação de frequência sonora que permite o ouvinte reconhecer notas e diferenciar sons graves de sons agudos.
  • B. A duração caracteriza por quanto tempo o mesmo som pode ser ouvido, sem interrupção. Permite diferenciar sons longos de sons curtos.
  • C. O timbre é a característica sonora que nos permite diferenciar notas iguais de fontes sonoras diferentes.
  • D. O parâmetro intensidade refere-se à amplitude da onda sonora, também conhecido como volume.
  • E. Os parâmetros sonoros são: duração, altura, intensidade, timbre e ritmo.

Sobre o papel da música nos processos educativos, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. As concepções pedagógicas modernas orientam que as aulas de música devem ofertar somente conteúdos e atividades que sejam relevantes para o professor.
  • B. Durante toda a história da educação, o ensino musical nas escolas do Brasil sempre foi estimulado, uma vez ser a música uma linguagem extremamente presente no cotidiano do povo brasileiro.
  • C. Produzir música e interpretar música implica ações musicais como criar (improvisar, compor, fazer arranjos), executar (cantar, tocar, dançar) e escutar. No entanto, é necessário nascer com o dom musical.
  • D. A música é um importante campo do conhecimento humano, pois possui campo teórico específico que proporciona o desenvolvimento do pensamento crítico e construção de senso estético.
  • E. Com a evolução da tecnologia e a facilidade de acesso a músicas do mundo inteiro, a presença da música na escola torna-se dispensável.

Assinale com V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) as afirmações abaixo.

( ) A Clave é um sinal musical colocado no início da partitura para indicar a altura exata dos sons musicais.

( ) O semitom é o maior intervalo utilizado na música ocidental.

( ) Fonomímica são gestos executados com as mãos e os dedos, que servem para indicar a altura dos sons.

( ) O ritardando é utilizado quando o compositor deseja que ocorra o aumento da velocidade de uma peça musical.

( ) A tonalidade é o conjunto de notas que determinam a formação de escalas, que se baseiam em um centro tonal, denominado tônica.

Indique a sequência CORRETA:

  • A. V, F, F, F, V
  • B. V, V, F, F, V
  • C. F, V, F, V, F
  • D. V, F, V, F, V
  • E. V, F, F, V, V
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...