Lista completa de Questões de Música da Instituto Federal Brasilia (IFB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O pensamento de Murray Schafer é caracterizado por três eixos que podem ser encontrados em sua produção, de forma explícita ou velada. São eles:
I) A relação música/movimento.
II) A relação som/ambiente.
III) A confluência das artes.
IV) A relação da arte com o sagrado.
V) A relação da arte com a natureza.
Dentre as opções apresentadas, estão CORRETAS as alternativas:
Em uma escala cromática, a distância entre os sons é de:
Passe alguns minutos em silêncio, simplesmente ouvindo os sons ao seu redor. Registre, em seu caderno, os sons que escutar. Se estiver em grupo, compare a sua lista de sons com as de seus companheiros, cada um lendo em voz alta o que anotou. Marque as diferenças. Lembre-se de que a escuta é muito pessoal. Por este motivo, todos terão listas diferentes, mas o importante é que todas estarão corretas. Se estiver trabalhando com crianças pequenas, em vez de lista escrita, promova uma conversa em que todos contem os sons ouvidos. A discussão poderá ser feita a partir do que o grupo contar.
O trecho acima é uma atividade de aperfeiçoamento da escuta, sugerida pelo educador:
[...] o trabalho de Murray Schafer seria mais bem classificado como educação sonora do que propriamente educação musical, termo, em certa medida, comprometido com procedimentos, escolas e métodos de ensino. O que ele propõe deveria anteceder e permear o ensino de música, por promover um despertar para o universo sonoro, por meios de ações muito simples, capazes de modificar substancialmente a relação ser humano/ambiente sonoro (FONTERRADA, Marisa Trench de O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: Funarte, 2008. p. 196). O compositor canadense Murray Schafer é representante da educação musical contemporânea, criador da expressão paisagem sonora, que significa:
Organologia é a área que descreve e classifica os instrumentos musicais de acordo com sua forma, material do qual foi construído, timbre etc. Diante dessa informação, relacione as colunas abaixo:
Escolha a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Sobre os parâmetros sonoros, indique a alternativa INCORRETA.
Sobre o papel da música nos processos educativos, assinale a alternativa CORRETA.
Assinale com V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) as afirmações abaixo.
( ) A Clave é um sinal musical colocado no início da partitura para indicar a altura exata dos sons musicais.
( ) O semitom é o maior intervalo utilizado na música ocidental.
( ) Fonomímica são gestos executados com as mãos e os dedos, que servem para indicar a altura dos sons.
( ) O ritardando é utilizado quando o compositor deseja que ocorra o aumento da velocidade de uma peça musical.
( ) A tonalidade é o conjunto de notas que determinam a formação de escalas, que se baseiam em um centro tonal, denominado tônica.
Indique a sequência CORRETA:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...