Questões de Música da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

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No Classicismo,

  • A.

    os termos "estilo galante", "rococó" e "pré-clássico" são sinônimos.

  • B.

    a música tem um cunho predominantemente formal e corresponde à fixação estrutural da sonata e da sinfonia modernas.

  • C.

    a música ideal deveria ter linguagem universal, ser nobre e agradável, sem complexidade técnica, capaz de cativar uma sensibilidade mediana.

  • D.

    na organização da escala, definiu-se o Sistema Tonal em substituição aos antigos modos renascentistas e medievais.

  • E.

    como um retorno à Antiguidade Clássica, os compositores clássicos usavam o antigo sistema modal grego.

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No Barroco,

  • A.

    o Baixo contínuo era realizado por um instrumento harmônico: cravo, órgão ou alaúde.

  • B.

    o Baixo contínuo era escrito para um instrumento melódico grave, que dobrava a parte com um instrumento harmônico.

  • C.

    ao contrário do Renascimento, usavam-se somente vozes nas músicas de salão.

  • D.

    nos Motetos ou Madrigais a 4 ou mais vozes, o Baixo contínuo apenas reforçava as vozes já escritas.

  • E.

    o estilo concertato é a prática de se escrever partes distintas para vozes e instrumentos.

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No Barroco,

  • A.

    o termo barroco foi utilizado, no século XVIII, com sentido um pouco pejorativo.

  • B.

    o termo Barroco foi utilizado, na crítica da arte, no século XIX, para designar as tendências ostentosas e decorativas da pintura e arquitetura de seiscentos.

  • C.

    nas primeiras décadas do século XX, a palavra barroco passou da crítica da arte para a história da música, para designar o período que vai de finais do século XVI até cerca de 1750.

  • D.

    a linha do baixo ficava a cargo da viola de gamba, do cello ou do fagote e se denominava "Baixo de Alberti" .

  • E.

    a realização do baixo cifrado variava segundo a natureza da composição, o gosto e a perícia do intérprete. Dentro do quadro estabelecido pelo compositor, o intérprete podia improvisar à vontade.

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No Barroco,

  • A.

    as inovações introduzidas pela "Escola de Veneza", juntamente com o desenvolvimento da Monodia e da Ópera em Florença, definem o fim da Renascença e o começo do Barroco musical

  • B.

    Andrea e Giovanni Gabrieli escreveram obras para múltiplos coros, grupos de metais, cordas e órgão. Estas obras estão dentre as primeiras, a incluir dinâmica e a específica instrumentação.

  • C.

    o termo Maneirismo é utilizado para descrever o estilo artístico, que se desenvolve na segunda metade do século XV.

  • D.

    o Maneirismo foi um estilo e um movimento artístico-europeu de retomada de certas expressões da cultura medieval que, aproximadamente entre os anos de 1515 e 1610, constituíram manifesta reação contra os valores clássicos prestigiados pelo humanismo renascentista.

  • E.

    a textura da música barroca era, predominantemente, uma voz aguda ornamentada e um baixo firme. A coesão entre ambos ficava a cargo de uma harmonia discreta.

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No Renascimento,

  • A.

    as composições eram escritas somente em partes individuais; partituras eram muito raras. Também não se usavam barras de compasso.

  • B.

    Música fitca refere-se à música litúrgica da Quaresma.

  • C.

    Musica ficta refere-se à alteração cromática de uma nota da escala modal em uso, numa determinada peça musical, para evitar, por exemplo, um trítono.

  • D.

    Giovanni Pierluigi da Palestrina representava a "Escola Romana", que primava pela clareza e inteligibilidade do texto cantado

  • E.

    ao final do século XVI, a música secular tende para maior complexidade e extremo cromatismo, por exemplo, com Lucas Marenzio e Carlos Gesualdo.

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No Renascimento,

  • A.

    ocorreu o chamado período de ouro da polifonia

  • B.

    a música vocal cede lugar à música instrumental de Câmara.

  • C.

    os principais gêneros puramente instrumentais incluíam: toccata, ricercare, canzona e as danças (pavane, galliarda, basse dance e allemande).

  • D.

    os principais gêneros litúrgicos incluíam Missas, Motetos, Madrigais espirituais e Laudas.

  • E.

    os principais gêneros vocais seculares incluíam: Madrigal, Frottola e Chanson.

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No Renascimento,

  • A.

    Reis e Príncipes, ricos mercadores e burgueses vivem faustosamente e protegem as artes.

  • B.

    a música assume um caráter de grandiosidade e opulência.

  • C.

    o gosto artístico perde-se em virtudes das inúmeras guerras.

  • D.

    a música escapa aos rígidos cânones da Igreja.

  • E.

    a arte representa uma forma de afirmação do próprio homem.

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Na Idade Média,

  • A.

    duas correntes musicais opostas, conquanto ambas vigorosas, irão se destacar: a vertente religiosa e a profana.

  • B.

    a vertente profana seguirá dois rumos: uma popular, outra aristocrática.

  • C.

    Minnesinger, Trouvères, Troubadours estão relacionados à música profana aristocrática.

  • D.

    os Menestréis estão relacionados à música profana popular. Eram músicos de origem plebéia, que prestavam diversos serviços a uma corte.

  • E.

    o Canto Gregoriano usa clave de dó, nas diferentes linhas, para cada voz do contraponto.

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Na Idade Média,

  • A.

    o termo Ars Nova foi extraído de um tratado do mesmo nome, de Philippe de Vitry.

  • B.

    a Ars Nova representa uma reação à Ars Antiqua

  • C.

    a Ars Antiqua refere-se à música da Antiguidade Clássica greco-romana.

  • D.

    Machaut, Vitry e Landini são legítimos representantes da Ars Nova.

  • E.

    a Ars Antiqua está associada, especialmente, à escola de Notre-Dame, de Paris.

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Na Idade Média o(a),

  • A.

    Canto Gregoriano refere-se aos cantos da liturgia grega.

  • B.

    ritmo gregoriano é livre, depende do ritmo das palavras.

  • C.

    Canto Gregoriano é típico da liturgia católica.

  • D.

    escrita tradicional do Canto Gregoriano utiliza neumas.

  • E.

    Contraponto é a técnica de escrita musical, que produz a polifonia.

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