Questões de Nutrição do ano 2021

Lista completa de Questões de Nutrição do ano 2021 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A vigilância alimentar e nutricional é uma das ações da gestão dos cuidados na APS, especialmente para a organização da atenção nutricional no SUS. A análise da carga global de doença no Brasil mostra que a alimentação inadequada é considerada a principal causa de perda de anos de vida. Nesse sentido, algumas estratégias têm sido implementadas para a melhoria de carências nutricionais da população, redução de sobrepeso e obesidade, bem como, desnutrição proteico-calórica. Sobre essas estratégias, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

    A) A estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó (NutriSUS), realizado em creches do PSE (Programa Saúde na Escola), atende crianças de 6-48 meses de idade e encontra-se implementada em 1.040 municípios, 6.319 creches.

    B) O Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) atende crianças de seis a 24 meses de idade, gestantes ao iniciarem o pré-natal até o terceiro mês pós-parto, e faz a suplementação de gestantes com ácido fólico.

    C) O Programa Crescer Saudável estabelece, no âmbito do PSE (Programa Saúde na Escola), um conjunto de medidas para a prevenção da desnutrição na primeira infância.

    D) O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A atende crianças de 6 a 59 meses de idade. A cobertura de suplementação em 2019 foi de 46,4%. Atualmente, o Programa está em 3.548 municípios e suplementa cerca de 5,8 milhões de crianças.

Verifique as assertivas sobre alimentação escolar e assinale a INCORRETA.

    A) Os cardápios deverão atender as especificidades culturais das comunidades, exceto as indígenas e/ou quilombolas, cujos alimentos são trazidos pelos próprios alunos para manter suas referências nutricionais, culturais e hábitos alimentares.

    B) A oferta de doces e/ou preparações doces fica limitada a duas porções por semana, equivalente a 110 kcal/porção.

    C) Os cardápios deverão oferecer, no mínimo, três porções de frutas e hortaliças por semana (200g/aluno/semana) nas refeições ofertadas, sendo que as bebidas à base de frutas não substituem a obrigatoriedade da oferta de frutas in natura.

    D) As porções alimentares ofertadas deverão ser diferenciadas por faixa etária dos alunos, conforme as necessidades nutricionais estabelecidas.

Os cardápios da alimentação escolar estão previstos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Sobre esse tema, verifique as alternativas e assinale a correta. Para as preparações diárias da alimentação escolar, recomenda-se no máximo:
I. 10% (dez por cento) da energia total proveniente de açúcar simples adicionado. II. 15 a 30% (quinze a trinta por cento) da energia total proveniente de gorduras totais. III. 10% (dez por cento) da energia total proveniente de gordura saturada. IV. 10% (dez por cento) da energia total proveniente de gordura trans. V. 400 mg (quatrocentos miligramas) de sódio per capita, em período parcial, quando ofertada uma refeição. VI. 600 mg (seiscentos miligramas) de sódio per capita, em período parcial, quando ofertadas duas refeições. VII. 1.400 mg (mil e quatrocentos miligramas) de sódio per capita, em período integral, quando ofertadas três ou mais refeições.

    A) Apenas as assertivas I, II, III, V, VI e VII são corretas.

    B) Apenas as assertivas I, II, V e VII são corretas.

    C) Apenas as assertivas II, III, IV, VI e VII são corretas.

    D) Apenas as assertivas III, IV e V são corretas.

Sobre o manejo em situações de desvio no crescimento da criança com até 5 anos de idade: sobrepeso ou obesidade, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

    A) Averigue as atividades de lazer da criança, como o tempo em frente à televisão, ao videogame e ao computador, estimulando-a a realizar passeios, caminhadas, andar de bicicleta, praticar jogos com bola e outras brincadeiras que aumente a atividade física.

    B) Se possível, avalie a criança com o auxílio da equipe multiprofissional do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) para melhor construção do projeto terapêutico.

    C) Verifique a existência de erros alimentares, identifique a dieta da família e oriente a mãe ou o cuidador a administrar à criança uma alimentação mais adequada, de acordo com as recomendações para uma alimentação saudável.

    D) Realize a avaliação clínica da criança e, se necessário, prescreva os fármacos coerentes com o quadro nutricional, priorizando a suplementação de vitaminas, minerais e diuréticos.

Em relação ao cenário alimentar e nutricional brasileiro, qual o principal problema de saúde pública que requer a atenção especial das equipes de saúde e formuladores de políticas em todos os níveis de atenção?

    A) O excesso de peso.

    B) O desperdício de comida.

    C) A fome.

    D) A desnutrição.

Sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), verifique as assertivas e assinale a correta.
I. O objetivo do PNAE, executado pelo FNDE, é oferecer alimentação saudável e adequada, utilizando alimentos variados e seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica.
II. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros, de caráter suplementar, para a cobertura de 250 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.
III. Para os entes federados, o FNDE disponibiliza inúmeras ferramentas e documentos técnicos de apoio (manuais, cartilhas, vídeos, notas técnicas) aos gestores, aos conselheiros da alimentação escolar e aos nutricionistas, que elaboram os cardápios.

    A) Apenas as assertivas II e III são corretas.

    B) As assertivas I, II e III são corretas.

    C) Apenas as assertivas I e II são corretas.

    D) Apenas as assertivas I e III são corretas.

Sobre a desnutrição, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

    A) A desnutrição corresponde a uma doença de natureza clínico-social multifatorial, cujas raízes se encontram na pobreza.

    B) Quando ocorre na primeira infância, está associada à maior mortalidade, à recorrência de doenças infecciosas, a prejuízos no desenvolvimento psicomotor, ao menor aproveitamento escolar e à menor capacidade produtiva na idade adulta.

    C) A desnutrição permanece elevada em algumas Regiões do Brasil, sobretudo em municípios de pequeno porte e em grupos populacionais específicos, estando fortemente concentrada nas Regiões Norte e Nordeste.

    D) Nos países desenvolvidos, a desnutrição na primeira infância se constitui em importante problema de saúde pública.

Verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

    A) Sobre o impacto da obesidade e DCNT no SUS, estudo realizado no Brasil demonstrou que o custo financeiro da obesidade, em 2011, foi estimado em quase R$ 1,1 bilhão. Esse valor refere-se ao custo das ações de média e alta complexidade voltadas para o tratamento da obesidade em si em adultos e à proporção dos custos atribuíveis à obesidade no cuidado de 26 doenças associadas.

    B) O desafio na APS é avançar no monitoramento sistemático do peso, altura e consumo alimentar dos usuários para que as intervenções sejam feitas em tempo oportuno, de forma a incidir na redução do ganho de peso e apoiar o controle e prevenção da obesidade em todos os ciclos de vida.

    C) A vigilância alimentar e nutricional é uma das ações da gestão dos cuidados na APS, especialmente para a organização da atenção nutricional no SUS, mas que não traz implicações significativas no manejo da obesidade e doenças correlatas no país.

    D) Na Atenção Primária, configura-se como um desafio o manejo do sobrepeso e da obesidade, uma vez que, entre os adultos com diabetes, 75,2% têm excesso de peso e, entre os adultos com hipertensão, 74,4% têm excesso de peso.

Verifique as assertivas e assinale a correta.


I. A alimentação é um direito social reconhecido na Constituição Brasileira. A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) traz as demandas do setor saúde alinhadas às necessidades de saúde e nutrição da população, mediante a promoção de práticas alimentares e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição.


II. Entre os fatores de risco relacionados à carga global de doenças no Brasil, a dieta inadequada é o fator que mais contribui para os anos de vida perdidos, sendo superior ao observado em relação ao efeito do uso de álcool, drogas, tabagismo e inatividade física.


III. A desnutrição, as carências nutricionais, a obesidade e as doenças crônicas relacionadas à alimentação são desafios globais complexos e multidimensionais, que, para seu enfrentamento, exigem a implementação de políticas adequadas ao contexto local, que contem com a participação de diversos atores e investimentos financeiros.


IV. O atual quadro epidemiológico nacional revela que a prevalência de desnutrição é inferior a 2,5%, mas ainda é um problema entre povos e comunidades tradicionais, como povos indígenas e quilombolas, devendo permanecer no foco da atenção à saúde.

    A) As assertivas I, II, III e IV são corretas.

    B) Apenas as assertivas I e IV são corretas.

    C) Apenas as assertivas I, II e III são corretas.

    D) Apenas as assertivas II e III são corretas.

Sobre a Vigilância Sanitária dos Alimentos, verifique as assertivas e assinale a correta.


I. Na área de alimentos, a Anvisa coordena, supervisiona e controla as atividades de registro, inspeção, fiscalização e controle de riscos, sendo responsável por estabelecer normas e padrões de qualidade e identidade a serem observados.


II. A Anvisa estabelece quais as informações devem constar nos rótulos dos alimentos visando garantir a qualidade do produto e a saúde da população. As regras são importantes para que as empresas forneçam à população dados que ajudem na hora da escolha do produto.


III. Informações sobre conservantes, lactose, glúten e diversos outros itens usados na composição de alimentos enlatados e processados são especialmente importantes para pessoas com algum tipo de alergia ou intolerância a ingredientes ou doenças como obesidade, hipertensão e diabetes.


IV. A fenilalanina é um aminoácido não-essencial e, por isso, deve ser fornecido pela alimentação. Contudo, nos indivíduos fenilcetonúricos, a sua ingestão deve ser rigorosamente controlada. Reconhecendo essa necessidade, a Anvisa desenvolveu uma tabela de conteúdo de fenilalanina em alimentos, tanto in natura quanto industrializados.

    A) Apenas as assertivas II e IV são corretas.

    B) Apenas a assertiva III é correta.

    C) As assertivas I, II, III e IV são corretas.

    D) Apenas as assertivas I, II e III são corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...