Questões de Nutrição da Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA)

Lista completa de Questões de Nutrição da Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo a FAO/OMS (1985), a necessidade diária de proteína equivale ao menor nível de ingestão de proteína da dieta, que irá equilibrar as perdas de nitrogênio pelo organismo em pessoas que mantém o balanço energético com níveis moderados de atividade física.

Com base nessa definição, a quantidade de proteína recomendada para homens e mulheres com 18 anos ou mais é de _______________, tomando como base proteína de boa qualidade, como leite e ovos.

A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

  • A. 1,2 g/Kg de peso ideal/dia
  • B. 0,6 g/Kg de peso atual/dia
  • C. 0,8 g/Kg de peso atual/dia
  • D. 1,0 g/Kg de peso atual/dia
  • E. 0,75 g/Kg de peso ideal/dia

Está claro que o padrão alimentar interfere diretamente na etiologia da aterosclerose e, consequentemente, aumenta o risco de doenças cardiovasculares. A Sociedade Brasileira de Dislipidemia através da I Diretriz sobre o consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular traz recomendações baseadas em evidências científicas, que objetivam reduzir o risco cardiovascular na população brasileira.

De acordo com a I Diretriz sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular, são recomendações para a dietoterapia nas dislipidemias:

  • A. a manteiga, o ovo, a carne vermelha e o chocolate rico em cacau não devem fazer parte da dieta de indivíduos saudáveis a fim de prevenir a dislipidemia.
  • B. a população deve ser conscientizada de que o a gordura ideal para fazer fritura é o azeite de oliva extra virgem comercializado em frasco tipo âmbar, desde que não ultrapasse a temperatura de 190 graus.
  • C. os ácidos graxos saturados da dieta devem ser substituídos por ácidos graxos monoinsaturados, limitando a ingestão de ácidos graxos saturados para adultos sem comorbidades a menos de 10% do Valor Energético Total.
  • D. a suplementação de ômega-3 marinho (2-4 g/dia) é recomendada para indivíduos adultos com baixo a moderado risco de doença cardiovascular. Orientar a população saudável a dar preferência às fontes vegetais de ômega-3 como soja, canola e semente de linhaça e evitar as fontes animais como o peixe e as carnes vermelhas.
  • E. a indústria alimentícia deve ser estimulada a usar a gordura interesterificada em seus produtos, porque é comprovadamente mais saudável do que as gorduras trans, e a comercializar em frascos do tipo âmbar todos os óleos ricos em ácidos graxos poli-insaturados como os de girassol, canola e amendoim, uma vez que estes apresentam maior risco de oxidação e peroxidação lipídica.

Diversas intervenções nutricionais, dentre elas a suplementação de nutrientes específicos como as vitaminas A, B, D, E, carotenoides e os ácidos graxos ômega, podem modular uma série de mecanismos fisiopatológicos relacionados com a aterosclerose. A ciência, contudo, não dispõe de evidências cientificas suficientes para comprovar o benefício de todos estes nutrientes na prevenção da doença cardiovascular (DCV).

Segundo a I Diretriz Brasileira de Prevenção Cardiovascular, publicada em 2013 pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, é correto afirmar que

  • A. a suplementação de vitamina D é recomendada para prevenção de doença cardiovascular em pessoas com deficiência dessa vitamina.
  • B. a vitamina E é o principal antioxidante solúvel em gordura no corpo humano e tem efeito comprovado na prevenção da doença cardiovascular.
  • C. o aumento do consumo de frutas e vegetais ricos em carotenoides não deve ser estimulado, uma vez que não há benefício comprovado com a suplementação desses na redução do risco cardiovascular.
  • D. a dieta com uma redução calórica de aproximadamente 500 kcal/dia e a cirurgia bariátrica para pacientes selecionados fazem parte das recomendações para tratamento da obesidade na prevenção secundária da doença cardiovascular.
  • E. a suplementação de EPA+DHA é recomendada para indivíduos sob risco de doença cardiovascular, utilizando tratamentos preventivos, baseados em evidências, como medicamentos protetores e controle dos fatores de risco tradicionais.

Apesar de não haver controvérsia sobre o fato de que balanço energético negativo, causado por redução na ingestão calórica, resulte em diminuição da massa corporal, há muita divergência sobre a melhor maneira de promover essa redução de consumo de calorias. São inúmeras as intervenções dietéticas disponíveis para o tratamento da obesidade.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • A. 1 5 2 4 3
  • B. 2 5 3 1 4
  • C. 2 5 3 1 4
  • D. 3 1 5 2 4
  • E. 4 3 2 1 5

O aumento da expectativa de vida dos brasileiros e o consequente aumento da prevalência das doenças crônicas contribuem para maior uso de medicações de uso contínuo. Mesmo estando inserida no cotidiano dos profissionais de saúde a nível domiciliar, ambulatorial e hospitalar, a interação droga-nutriente é um assunto complexo, pouco estudado, cujas consequências, muitas vezes, passam despercebidas.

Sobre os mecanismos de interação droga-nutrientes, é correto afirmar que

  • A. o estado nutricional não influencia na interação droga-nutriente.
  • B. a ocorrência de sérias interações drogas-nutrientes não está limitada ao consumo simultâneo dos alimentos e medicações.
  • C. a absorção é, provavelmente, o mecanismo mais comum responsável pelas interações droganutriente, uma vez que a maioria é administrada por via oral.
  • D. a interação droga-nutriente é um evento que ocorre quando se produz um desequilíbrio de nutrientes por ação de um medicamento. A ingestão de nutrientes não é capaz de alterar o efeito farmacológico das drogas.
  • E. é dever do farmacêutico, como membro da equipe de atendimento à saúde, ter noções básicas sobre as interações e fornecer uma conduta nutricional apropriada, como a escolha de alimentos certos ingeridos no momento certo para melhorar o prognóstico, diminuir riscos de alterações na eficácia do tratamento e evitar complicações.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...