Lista completa de Questões de Oceanografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O assoalho das bacias oceânicas varia de 3.000 a 5.000 metros em profundidade e pode apresentar características como montanhas, cumes e vales oceânicos. Tal assoalho é formado de material inorgânico, consistindo de sedimentos não consolidados. Com relação à origem desses sedimentos, analise as afirmativas abaixo.
I - São derivados da deposição de esqueletos mineralizados de organismos do fito e zooplâncton marinhos, como as algas diatomáceas e cocolitoforídeos, os foraminíferos, e os radiolários, depositados no fundo, mas de origem na coluna d´água.
II - São derivados da deposição de argila e outros minerais de origem continental careados para o fundo dos mares e oceanos pelos cursos de água.
III - São derivados da deposição de rochas e cinzas vulcânicas derivadas de ilhas vulcânicas e da atividade de vulcões submarinos.
IV - São derivados da deposição de nódulos polimetálicos formados pela precipitação sobre o leito dos oceanos, como os nódulos de manganês, ferro, cobre, níquel e cobalto.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Os continentes formam as bordas laterais das bacias oceânicas. Da terra, rumo ao oceano, as principais divisões geomorfológicas são, respectivamente:
costa, plataforma continental, talude continental, elevação continental (sopé), fundo abissal (planície abissal)
costa, plataforma continental, elevação continental (sopé), fundo abissal (planície abissal) e talude continental
costa, plataforma continental, fundo abissal (planície abissal), elevação continental (sopé) e talude continental
costa, talude continental, plataforma continental, fundo abissal (planície abissal) e elevação continental (sopé)
plataforma continental, costa, talude continental, elevação continental (sopé) e fundo abissal (planície abissal)
Os substratos marinhos se classificam de diversos modos, dependendo de sua origem e de seu estado de compactação. Um determinado sedimento pode ser formado de partículas de vários tamanhos e de origem variada. As partículas formadas nos oceanos, a partir de restos de material biológico (animais, carapaças de algas silicosas e calcáreas) são denominadas, segundo sua origem, de
litorâneas
terrígenas
vulcânicas
autóctones
cósmicas
A Teoria da Tectônica de Placas afirma que o planeta Terra é dividido em várias placas tectônicas que se movimentam, pois estão flutuando sobre o magma. Ao se movimentarem, formam as montanhas mais recentes, as fossas oceânicas, a atividade vulcânica, os terremotos, as cordilheiras meso-oceânicas, os tsunamis, etc. Sobre as placas tectônicas, afirma-se que a(o)
Teoria da Tectônica de Placas surgiu a partir da observação de dois fenômenos geológicos: a seleção natural e a expansão dos oceanos.
Austrália localiza-se na placa Norte-Pacífica.
Grã-Bretanha está localizada entre duas placas tectônicas, o que ajuda a explicar a grande frequência de terremotos.
Brasil situa-se sobre a placa Sul-Americana, que está se afastando da placa Africana e indo em direção à placa de Nazca.
movimento das placas é devido às correntes de condução que ocorrem na litosfera e que são causadas pelo movimento ascendente dos materiais mais quentes do manto (magma).
A instrumentação oceanográfica é uma área que visa a desenvolver métodos e equipamentos específicos que permitam a eficiente coleta de dados no meio marinho. Algumas especificações devem ser levadas em consideração para a concepção eficiente desses instrumentos. Esses equipamentos terão que atuar em ambiente
sob baixa pressão para ser utilizado em grandes profundidades.
sem grande agitação, em particular, nas águas superficiais.
sem possibilidade de colonização por organismos em águas superficiais.
rico em sais inorgânicos e em constante agitação.
inerte quimicamente, pois o meio marinho é pobre em sais.
piso circalitoral e piso infralitoral
piso batial e piso hadal
piso batial e piso infralitoral
piso mesolitoral e piso infralitoral
piso circadial e piso hadal
As ilhas oceânicas brasileiras de origem vulcânica que ficam distantes do litoral e emergem da Dorsal Atlântica são:
Ilha de Itamaracá (PE), Ilha Grande (RJ), Ilha de São Sebastião (SP), o Atol das Rocas (RN) e as Ilhas de Trindade e Martim Vaz (ES)
Ilha de Santa Catarina (SC), Ilha de Marajó (PA), Ilha de São Sebastião (SP) e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE)
o arquipélago de Fernando de Noronha (PE), as Ilhas de Trindade e Martim Vaz (ES), o arquipélago de Abrolhos (BA) e o Atol das Rocas (RN)
o arquipélago de Fernando de Noronha (PE), as Ilhas de Trindade e Martim Vaz (ES), o arquipélago de São Pedro e São Paulo (PE) e o Atol das Rocas (RN)
o arquipélago de Fernando de Noronha (PE), as Ilhas de Trindade e Martim Vaz (ES), o arquipélago de São Pedro e São Paulo (PE) e o arquipélago de Abrolhos (BA)
Existem corpos dágua menores que os oceanos denominados mares. Os mares podem ser de três tipos. O tipo de mar rodeado por terras e que mantém uma ligação com o oceano através de canais ou estreitos é denominado mar
costeiro
aberto
mediterrâneo
fechado
isolado
Fontes hidrotermais de mar profundo formam-se em zonas de expansão e subducção do assoalho oceânico associadas às placas tectônicas. A abundância de sulfeto de hidrogênio proporciona um rico substrato para bactérias quimiossintetizantes. Vários invertebrados são característicos desses sistemas. É correto afirmar sobre as hidrotermais, EXCETO que
destacam-se, nesses ambientes, os vestimentíferos gigantes da espécie Riftia pachyptila, bivalves do gênero Calyptogena e mexilhões do gênero Bathymodiolus.
são ambientes onde as bactérias fotossintetizantes são de vida livre ou ocorrem como simbiontes em vários vertebrados.
é uma rica comunidade de organismos habitando locais de intensa atividade vulcânica, com perda total de oxigênio e sulfato e enriquecimento com sulfeto de hidrogênio e vários metais, onde estão presentes as fumarolas negras e brancas.
a natureza fragmentada da cordilheira e o isolamento de porções de seus segmentos fazem com que haja distintas zonas biogeográficas e a dominância de espécies distintas.
o estudo desses ambientes requer equipamentos e tecnologia especial, sendo difícil de ser realizado por países pobres e emergentes.
Sobre a diversidade biológica marinha, analise as afirmativas abaixo:
I. Corais azooxantelados são encontrados desde as zonas costeiras e rasas até as profundidades superiores a 6000 metros, onde a luz visível não consegue penetrar.
II. Holotúrias são invertebrados dominantes nas partes mais profundas dos oceanos e muitos taxa são restritos a águas profundas, entretanto, há espécies de águas rasas que possuem uma relação massa/volume satisfatória e estão tendo exploração comercial.
III. Esponjas e cnidários são organismos exclusivamente marinhos e se encontram conectados em substratos.
IV. Fungos são organismos exclusivamente terrestres e participam da decomposição orgânica nesse ambiente, sendo que, nos ambientes marinhos, a decomposição é feita principalmente, por rotíferas e bactérias.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...