Lista completa de Questões de Oceanografia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir do início do Século XX, houve uma enorme evolução dos equipamentos de coleta de dados oceanográficos, com a popularização de instrumentos digitais e o uso de informações geradas por satélites em órbita, ao redor do planeta. Sobre alguns desses equipamentos, pode-se afirmar que
I - Marégrafos são instrumentos utilizados para a medida de oscilação das marés. II - Disco de Secchi é um instrumento utilizado na análise da transparência da água. III - Van-Veen é um tipo de amostrador utilizado para coleta de sedimentos da camada superficial do leito. IV - Testemunhadores são instrumentos utilizados para o estudo das mudanças nas condições de deposição dos sedimentos, ao longo do tempo geológico. São corretas as afirmativasOs estuários apresentam grandes variações de salinidade, temperatura, turbidez e concentração de oxigênio dissolvido. Entre os equipamentos utilizados na investigação das condições dos estuários está o correntógrafo, que tem por função efetuar a medida das seguintes variáveis, EXCETO
Temperatura e, principalmente, salinidade são duas propriedades muito importantes para a análise da Oceanografia Física. Sobre alguns dos equipamentos utilizados para investigação dessas propriedades, pode-se afirmar que I - termossalinômetros e os CTD permitem a obtenção dos valores de temperatura e salinidade; II - batitermógrafos descartáveis enviam os valores de temperatura para o navio através de finíssimos fios de cobre conforme descem em direção ao fundo; III - garrafas de Van Dorn são utilizadas para colher amostras em profundidades diferentes, para análise de temperatura; IV - termômetros de reversão são equipamentos empregados para a determinação de temperatura em mar profundo. São corretas as afirmativas
Com relação aos tipos de ondas sísmicas presentes na técnica de reflexão sísmica, a(s) onda(s)
O assoalho das bacias oceânicas varia de 3.000 a 5.000 metros em profundidade e pode apresentar características como montanhas, cumes e vales oceânicos. Tal assoalho é formado de material inorgânico, consistindo de sedimentos não consolidados. Com relação à origem desses sedimentos, analise as afirmativas abaixo.
I - São derivados da deposição de esqueletos mineralizados de organismos do fito e zooplâncton marinhos, como as algas diatomáceas e cocolitoforídeos, os foraminíferos, e os radiolários, depositados no fundo, mas de origem na coluna d´água.
II - São derivados da deposição de argila e outros minerais de origem continental careados para o fundo dos mares e oceanos pelos cursos de água.
III - São derivados da deposição de rochas e cinzas vulcânicas derivadas de ilhas vulcânicas e da atividade de vulcões submarinos.
IV - São derivados da deposição de nódulos polimetálicos formados pela precipitação sobre o leito dos oceanos, como os nódulos de manganês, ferro, cobre, níquel e cobalto.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Os continentes formam as bordas laterais das bacias oceânicas. Da terra, rumo ao oceano, as principais divisões geomorfológicas são, respectivamente:
costa, plataforma continental, talude continental, elevação continental (sopé), fundo abissal (planície abissal)
costa, plataforma continental, elevação continental (sopé), fundo abissal (planície abissal) e talude continental
costa, plataforma continental, fundo abissal (planície abissal), elevação continental (sopé) e talude continental
costa, talude continental, plataforma continental, fundo abissal (planície abissal) e elevação continental (sopé)
plataforma continental, costa, talude continental, elevação continental (sopé) e fundo abissal (planície abissal)
Os substratos marinhos se classificam de diversos modos, dependendo de sua origem e de seu estado de compactação. Um determinado sedimento pode ser formado de partículas de vários tamanhos e de origem variada. As partículas formadas nos oceanos, a partir de restos de material biológico (animais, carapaças de algas silicosas e calcáreas) são denominadas, segundo sua origem, de
litorâneas
terrígenas
vulcânicas
autóctones
cósmicas
A Teoria da Tectônica de Placas afirma que o planeta Terra é dividido em várias placas tectônicas que se movimentam, pois estão flutuando sobre o magma. Ao se movimentarem, formam as montanhas mais recentes, as fossas oceânicas, a atividade vulcânica, os terremotos, as cordilheiras meso-oceânicas, os tsunamis, etc. Sobre as placas tectônicas, afirma-se que a(o)
Teoria da Tectônica de Placas surgiu a partir da observação de dois fenômenos geológicos: a seleção natural e a expansão dos oceanos.
Austrália localiza-se na placa Norte-Pacífica.
Grã-Bretanha está localizada entre duas placas tectônicas, o que ajuda a explicar a grande frequência de terremotos.
Brasil situa-se sobre a placa Sul-Americana, que está se afastando da placa Africana e indo em direção à placa de Nazca.
movimento das placas é devido às correntes de condução que ocorrem na litosfera e que são causadas pelo movimento ascendente dos materiais mais quentes do manto (magma).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...