Lista completa de Questões de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Durante exame radiológico para verificar problema dentário em um paciente, observou-se que o dente vizinho àquele da queixa principal apresentava as seguintes características: dente 21 íntegro, sem restaurações e cárie; presença de câmara coronária com contornos regulares; canal radicular apresentando no terço cervical/médio alteração de contorno, com área radiolúcida invadindo a parede dentinária mesial. As estruturas de suporte ósseo e o espaço periodontal apresentavam-se normais. Clinicamente esse paciente é assintomático.
Com referência a essa situação, julgue os itens a seguir.
A entidade patológica é de etiologia desconhecida, porém pode estar associada a traumas mecânicos sobre o elemento dental.
No que concerne a materiais, técnicas restauradoras e protetores do complexo dentinopulpar, julgue os seguintes itens.
A ocorrência de expansão tardia pode-se originar pela contaminação com umidade durante a condensação de amálgama que não contenha zinco em sua formulação.
Em face do tema introduzido pelo fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir.
A incidência de alergia aos anestésicos tópicos do tipo amida é mais comum que aos anestésicos do tipo éster.
O exame físico odontológico pode ser dividido, conceitual e metodologicamente, em extrabucal e intrabucal. O exame intrabucal é realizado por inspeção, visualização e palpação dos tecidos moles e dos dentes. Acerca do exame intrabucal, julgue os itens a seguir.
Durante o exame dos tecidos moles bucais em adultos, pode-se observar pápulas amareladas pequenas e numerosas, mais comumente encontradas na mucosa jugal. Essas alterações do desenvolvimento são denominadas grânulos de Fordyce, que representam glândulas sudoríparas ectópicas.
Assinale a opção correspondente aos processos físicos de esterilização.
Autoclave e formol
Forno de Pasteur e álcool iodado
Povidine e formol
Estufa e autoclave
Glutaraldeido e PVPI
O hidróxido de Cálcio
não forma uma barreira mineralizadora.
é irritante pulpar.
ativa enzima bacteriana e inativa enzima tecidual.
favorece o processo de sanificação.
provoca lesão periapical.
Tem sido apontada uma redução de 50% a 60% de incidência da cárie como efeito da fluoretação da água de abastecimento público. Além disso, a presença de flúor nos dentifrícios, visando o controle da cárie, é considerada de tal modo relevante que é comparada à suplementação de vitaminas no leite, na manteiga e no pão. Acerca desse halógeno, julgue os itens a seguir.
A maior prevalência de fluorose dental tem sido observada nos incisivos permanentes superiores.
Um paciente apresenta o seguinte quadro: mal-estar; aumento progressivo e rápido de dor na região do elemento 37, com manifestações reflexas; mobilidade dental; elevação do dente e sensibilidade ao toque digital na região; discreta assimetria facial na região próxima ao ângulo da mandíbula no lado esquerdo; linfadenite regional correspondente e febre.
Acerca dessa situação, julgue os itens que se seguem.
Nessa situação, o desenvolvimento de abscesso para o lado lingual, com inchaço do soalho da boca e elevação da língua é possível. A evolução desse quadro pode comprometer áreas do pescoço, produzindo dificuldade respiratória por edema de glote. Deve-se internar esse paciente, avaliar a necessidade de traqueostomia de emergência e prescrever antibioticoterapia via endovenosa.
No que concerne a materiais, técnicas restauradoras e protetores do complexo dentinopulpar, julgue os seguintes itens.
O excesso de mercúrio no amálgama dentário acarreta aumento do creep, piorando o desempenho clínico do material.
Em face do tema introduzido pelo fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir.
No procedimento de anestesia, a causa primária de uma leve sensação de queimação após a injeção é devida ao pH da solução injetada nos tecidos moles.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...