Questões de Odontologia

Lista completa de Questões de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em odontologia preventiva, o Ministério da Saúde aponta que as anormalidades dentofaciais são avaliadas, nas idades de 12 e 15 a 19 anos, com base em informações relativas a 3 grupos de condições: dentição, espaço e oclusão. Tais condições compõem o:

    A) Índice de Má-Oclusão.

    B) Índice de Estética Dental.

    C) Índice de Desalinhamento.

    D) Índice de Fluorose Dental.

    E) Índice de Higidez Dentária.

Leia: “A situação quanto às próteses dentárias será avaliada a partir de informações sobre seu uso e necessidade, os quais têm como base a presença de espaços protéticos. Um mesmo indivíduo pode estar usando e, ao mesmo tempo, necessitar prótese(s). Deve ser assinalado o uso e a necessidade para os arcos superior e inferior.” (Fonte adaptada: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/condSB_man_exam.pdf).
Com base nas informações dadas pelo Ministério da Saúde, para um paciente com espaços protéticos, em vários pontos da boca, o critério de indicação é:

    A) Necessita prótese dentária total.

    B) Não necessita de prótese dentária.

    C) Necessita uma prótese, fixa ou removível, para substituição de um elemento.

    D) Necessita uma prótese, fixa ou removível, para substituição de mais de um elemento.

    E) Necessita uma combinação de próteses, fixas e/ou removíveis, para substituição de um e/ou mais de um elemento.

A duração da anestesia pulpar (tecidos duros) e dos tecidos moles (total), citada para cada substância é apresentada de maneira aproximada. Muitos fatores afetam a profundidade e a duração da ação anestésica da substância, prolongando-a ou (muito mais comumente) reduzindo-a. Dos fatores que afetam a profundidade e duração da anestesia, em odontologia, não se inclui:

    A) Variação anatômica.

    B) Precisão no depósito do anestésico local.

    C) Presença de osso alveolar de espessura normal.

    D) Resposta individual à substância (a curva “em forma de sino”).

    E) Condição dos tecidos no local da infiltração da substância (vascularização, pH).

É contraindicação absoluta de uso para qualquer anestésico local, sem vasoconstritor:

    A) Alergia ao bissulfito.

    B) Metemoglobinemia.

    C) Disfunção renal significativa.

    D) Hipertireoidismo clínico.

    E) Colinesterase plasmática atípica.

Analise as técnicas anestésicas, abaixo:


I- Anestesia locoterminal;

II- Anestesia locorregional;

III- Bloqueio de um tronco nervoso principal;

IV- Anestesia circunscrita.


Conforme as descrições, é correto afirmar que:

    A) I e II são classificadas como técnicas de Bloqueio de Campo; III e IV são classificadas como técnicas de Bloqueio de Nervo.

    B) III e IV são classificadas como técnicas de Bloqueio de Campo; I e II são classificadas como técnicas de Bloqueio de Nervo.

    C) I e IV são classificadas como técnicas de Bloqueio de Campo; II e III são classificadas como técnicas de Bloqueio de Nervo.

    D) II e III são classificadas como técnicas de Bloqueio de Campo; I e IV são classificadas como técnicas de Bloqueio de Nervo.

    E) I e III são classificadas como técnicas de Bloqueio de Campo; II e IV são classificadas como técnicas de Bloqueio de Nervo.

A Cefalotina, Cefalosporina de primeira geração, tem como principais usos:

    A) Infecções graves por bactérias sensíveis gram-negativas como sepse, pneumonias, pielonefrite, infecções de pele, ossos, articulações e infecções ginecológicas.

    B) Pneumonia pneumocócica (somente cepas plenamente sensíveis), sífilis, faringite e celulite estreptocócica.

    C) Erisipela, pneumonia, sífilis, meningite, endocardite bacteriana, sepse e infecções da pele e tecidos moles.

    D) Pneumonias, infecções urinárias, infecções de pele e de tecidos moles, infecções das vias aéreas superiores e profilaxia cirúrgica.

    E) Infecções de pele e tecidos moles, artrite séptica, osteomielite, celulite periorbitária e infecções de vias aéreas.

De acordo com Nota Técnica 01/2016, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é uma estratégia inovadora para a Atenção Básica/Estratégia de Saúde da Família que deve provocar a mudança, na atuação dos profissionais e ampliar a abrangência e o escopo das ações e sua resolutividade. Seu objetivo principal é:

    A) Considerar riscos e vulnerabilidade do usuário.

    B) O acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizada como porta de entrada aberta e preferencial da rede de atenção.

    C) Acolher os usuários e promovendo a vinculação e corresponsabilização de atenção às suas necessidades de saúde.

    D) Sinalizar quais os serviços ofertados nos municípios e na rede regional, dispondo o caminho que os usuários devem seguir para atendimento, apontando as responsabilidades de cada ator em seu espaço de atuação.

    E) Apoiar e ampliar as ações das equipes da Estratégia Saúde da Família na qualificação do cuidado em saúde, a partir do processo de territorialização e regionalização, pautado na implantação das Redes e Linhas de Cuidado.

Observe a imagem, abaixo:


Mordidas de cachorro, na região da cabeça e do pescoço, são motivos mais comuns para atendimentos de emergência, e os pacientes podem ter lesões significativas ao tecido mole e também fraturas do osso subjacente e estruturas dentoalveolares. Sobre as medidas de tratamento nesses casos, considere os itens abaixo:

I- Cobertura antibiótica adequada e controle do tétano são importantes com mordidas de animais. As feridas devem ser cuidadosamente debridadas e irrigadas. A maioria das lacerações e feridas em retalho pode ser fechada primariamente, mas feridas do tipo perfuradas e feridas com excesso de esmagamento do tecido que requerem considerável debridamento devem ser adiadas por vários dias antes do tratamento definitivo;

II- Feridas que tiveram lesão por esmagamento significativo ou cicatrização por segunda intenção podem desenvolver cicatrizes significativas. 3 meses após a lesão, o tecido cicatricial imaturo é irregular, em relevo e arroxeado por causa do aumento da vascularização, colágeno e fibroblastos;

III- Se uma cicatriz cruzar as linhas favoráveis das linhas de tensão que seguem a contração subjacente do músculo na face, a tensão sobre as margens da ferida na pele tenderá a puxar as bordas da ferida separadamente. A técnica operatória pobre é, geralmente, a causa de cicatrizes hipertróficas. O fechamento irregular do ferimento, a falha no fechamento da ferida em camadas e o alívio da tensão, nas margens da ferida, além de impróprio debridamento e preparação da ferida antes do fechamento, resultam em excesso de formação de cicatriz.


Dos itens acima:

    A) Apenas o item I está correto.

    B) Apenas os itens I e II estão corretos.

    C) Apenas os itens I e III estão corretos.

    D) Apenas os itens II e III estão corretos.

    E) Todos os itens estão corretos.

Leia o trecho a seguir:
Das lesões fundamentais da cavidade oral, __________ é definida como perda parcial do tecido epitelial sem atingir o tecido conjuntivo adjacente.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

    A) Erosão.

    B) Vesícula.

    C) Úlcera.

    D) Fibroma.

    E) Placa.

Considere a alternativa que indique, corretamente, o segmento e conduta corretos em casos de Fratura da Parede e Processo Alveolar:

    A) O elemento fraturado deve ser armazenado em soro fisiológico para colagem (técnica de baixo custo e de resultados estéticos satisfatórios). Também pode ser feita a restauração convencional.

    B) Caso a fratura seja no sentido horizontal, pode-se manter o elemento radicular por meio de técnicas de reposicionamento dental. É necessário o tratamento endodôntico pelo risco de necrose pulpar. O rápido atendimento após o trauma oferece melhor prognóstico. Na fratura vertical, o único tratamento é a extração do elemento dentário.

    C) Reposicionamento dental e contenção rígida. Pode ser necessária a realização do tratamento endodôntico em alguns casos.

    D) Reposicionamento do elemento dental e necessidade de contenção semirrígida por quatro semanas. Pode ser necessária a realização de tratamento endodôntico.

    E) Reposicionamento do fragmento e contenção rígida ou semirrígida por quatro semanas. Necessidade de acompanhamento odontológico depois de quatro, oito, 24 semanas a um ano.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...