Questões de Odontologia

Lista completa de Questões de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A rigidez cadavérica é um processo progressivo que segue uma marcha descendente, no sentido craniocaudal. Esse processo é conhecido como Lei de:

  • A. Halluin.
  • B. Guérin.
  • C. Nysten.
  • D. Boudimir.
  • E. Middeldorff.

Assinale a alternativa que possui a correta correspondência entre o tipo de alteração da mucosa e suas respectivas características clínicas.

  • A. Eritroplasia – Manchas avermelhadas, associada com a má adaptação de próteses e higiene precária, assintomática e mais frequente em palato duro.
  • B. Hemangioma – Lesão ulcerada ocorrendo em qualquer região anatômica bucal com formas e tamanhos variados.
  • C. Úlcera Traumática – Mancha ou pápulas, única ou múltipla, bem delimitada e frequente em recém-nascidos e idosos.
  • D. Candidíase atrófica crônica – Manchas avermelhadas, associada com a má adaptação de próteses e higiene precária, assintomática e mais frequente em palato duro.
  • E. Candidíase atrófica crônica – Mancha ou placa vermelho-escurecida, bem delimitada, mais frequente em palato duro e mole que não desaparece à compressão

O esfriamento do cadáver se faz de maneira célere, emuma média de:

  • A. 1,5º por hora.
  • B. 5,0º por hora.
  • C. 0,5º por hora.
  • D. 1,5º por dia.
  • E. 3,0º por dia.

A Odontologia foi incluída na Estratégia de Saúde da Família (ESF) tardiamente.

Assinale a alternativa correta com relação à ESF:

  • A. Contrapõe-se ao modelo tradicional hospitalocêntrico e médico-centrado.
  • B. Diferencia-se do Sistema Único de Saúde por atender somente populações pobres.
  • C. Possui financiamento do Banco Mundial e segue direções internacionais de implantação.
  • D. É uma política que inclui a todos, pois seu foco está na assistência universal.
  • E. Corrobora com o modelo hospitalocêntrico e médico-centrado.

Assinale a opção que apresenta uma Causa Mortis jurídica.

  • A. Asfixia.
  • B. Choque toxêmico.
  • C. Envenenamento.
  • D. Homicídio.
  • E. Assistolia.

Assinale a alternativa que não condiz com os princípios de um adequado exame físico em Odontologia.

  • A. Deve respeitar todas as normas de biossegurança.
  • B. O exame físico só possui validade com exames complementares para o diagnóstico de alterações.
  • C. Devem ser avaliadas todas as estruturas anatômicas intra e extrabucais, que não sejam apenas dente e tecidos de suporte, o que é fundamental para a identificação de eventuais agravos à saúde.
  • D. O diagnóstico e consequentemente o tratamento adequado das lesões bucais só ocorre mediante um exame clínico minucioso.
  • E. Ao serem identificadas as lesões, é importante que sejam descritas com a maior riqueza possível de detalhes no prontuário do paciente.

Assinale a alternativa que apresenta o material protético mais frágil ao calor.

  • A. Porcelana.
  • B. Compostos.
  • C. Ouro.
  • D. Amálgama.
  • E. Titânio.

O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é uma importante teoria para a prática da Saúde Pública.

Assinale a alternativa que indica os momentos do PES na ordem como devem ser realizados.

  • A. Análise e discussão, momento normativo, momento explicativo, momento estratégico e momento tático-operacional.
  • B. Momento diagnóstico, momento normativo, momento estratégico e momento tático-operacional.
  • C. Momento normativo, momento explicativo, momento estratégico e momento tático-operacional.
  • D. Momento explicativo, momento normativo, momento estratégico e momento tático-operacional.
  • E. Momento coletivo, momento explicativo, momento estratégico e momento tático-operacional.

As restaurações em fotopolímeros podem facilmente ser identificadas, aplicando-se a seguinte técnica:

  • A. arranhamento da superfície.
  • B. transiluminação com lâmpada incandescente.
  • C. solução de Thoinot.
  • D. luz ultravioleta.
  • E. acidificação da superfície.

A descrição de uma lesão deve conter os seguintes aspectos:

  • A. Localização, lesão presente, dados da inspeção e dados da palpação.
  • B. Localização, lesão futura, características da inspeção e dados da palpação.
  • C. Localização, lesão fundamental, dados da inspeção e dados da palpação.
  • D. Localização, lesão fundamental, dados da inspeção, dados da palpação e possível avanço da lesão.
  • E. Localização, lesão fundamental, dados da inspeção, dados da palpação e condição geral do paciente.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...