Questões de Odontologia

Lista completa de Questões de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência CORRETA:


1. Índice TSIF.

2. Índice IPC.

3. Índice ICP.

4. Índice IHO.S.


( ) Diagnosticar e determinar o grau de severidade da fluorose dentária.

( ) Verificar a eficiência dos métodos de escovação e os programas de Educação em Saúde Bucal.

( ) Avaliar a condição periodontal quanto à higidez, sangramento e presença de cálculo ou bolsa periodontal.

( ) Observar a presença de placa visível no dente.

    A) 1-4-3-2.

    B) 4-3-2-1.

    C) 3-2-4-1.

    D) 1-3-2-4.

    E) 2-4-1-2.

O NaOH é um composto químico de uso comum na odontologia. Diferentes concentrações são utilizadas em diferente funções, desde sanificação de condutos endodônticos, até como desinfecção de superfícies no consultório. Que nome pode ser dado a esse composto? Marque a alternativa correta:

    A) Clorexidina

    B) Água Oxigenada

    C) Água sanitária

    D) Álcool

    E) Detergente enzimático

Considere as assertivas abaixo sobre a adesão em Odontologia:
I. Todos os sistemas adesivos requerem o condicionamento com ácido fosfórico com concentração de 10 a 37%. II. A contaminação do esmalte e da dentina por saliva reduz a energia superficial do substrato e, consequentemente, causa uma molhabilidade menos efetiva. III. O ácido fosfórico, por remover as fibrilas colágenas da dentina, a fim de propiciar a adesão do adesivo com ela, não pode ser utilizado por um longo período.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e II.

    E) Apenas II e III.

Causada pelo vírus B (HBV), a hepatite do tipo B é uma doença infecciosa também chamada de soro-homóloga. Como o HBV está presente no sangue, no esperma e no leite materno, a hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível. Todos os profissionais da saúde devem ser vacinados num esquema de _____ doses, que devem ser aplicadas no esquema de _______________________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

    A) 2 – dia 0 e 3 meses depois

    B) 3 – dia 0, dia 30 e dia 45

    C) 3 – dia 0, dia 30 e dia 60

    D) 3 – dia 0, dia 30 e dia 180

    E) 5 – dia 0, 1x/por mês até o 5º mês

Os vasoconstritores são fármacos que contraem os vasos sanguíneos e, portanto, controlam a perfusão tecidual. Eles são adicionados às soluções anestésicas locais para equilibrar as ações vasodilatadoras intrínsecas dos anestésicos locais. Quando o anestésico local com vasoconstritor do grupo das catecolaminas é administrado em grande quantidade, ou no caso de uma injeção intravascular acidental, é possível ocorrer elevação na concentração das catecolaminas plasmáticas, que pode resultar em efeitos colaterais potencializados em pacientes que fazem uso de certos antidepressivos atuantes no aumento dos níveis extracelulares de catecolaminas. São vasoconstritores do grupo das cetacolamidas, EXCETO:

    A) Fenilefrina.

    B) Adrenalina.

    C) Levonordelfrina.

    D) Dopamina.

    E) Noradrenalina.

Nenhum tratamento sistêmico anticâncer disponível no momento está apto a destruir as células tumorais sem causar a morte de, pelo menos, algumas células normais, e dos tecidos com rápida renovação. Entre as alternativas abaixo, todas são complicações orais não infecciosas do tratamento antineoplásico, EXCETO:

    A) Xerostomia.

    B) Trismo.

    C) Hipogeusia.

    D) Dermatite crônica.

    E) Mioesferulose.

Devido à sua excelente biocompatibilidade e capacidade de liberação de flúor, o cimento de ionômero de vidro pode ser o material de escolha para procedimentos preventivos e auxiliares para a inativação da lesão de cárie. Considere as assertivas que apresentam as indicações para o uso do ionômero de vidro.
I. Rrestauração de lesão cervical não cariosa. II. Restauração cavidade tipo IV. III. Restauração tipo I sem envolvimento de cúspide. IV. Tratamento restaurador atraumático. V. Restauração tipo II com envolvimento de crista marginal.
Quais estão corretas?

    A) Apenas III e IV.

    B) Apenas I, II e V.

    C) Apenas I, III e IV.

    D) Apenas II, III e IV.

    E) Apenas I, II, III e IV.

A queilite angular e? uma dermatose comum caracterizada por inflamação, fissuração e maceração dos ângulos da boca. Ela possui alguns sinônimos como perleche, comissurite labial e boqueira. A queilite angular é uma manifestação bucal da deficiência de:

    A) Magnésio.

    B) Fósforo.

    C) Ferro.

    D) Vitamina B.

    E) Potássio.

Uma emergência endodôntica é definida como a dor e/ou tumefação causada por diversos estágios de inflamação ou infecção dos tecidos pulpares e/ou periapicais. Considere as assertivas abaixo sobre as urgências endodônticas:
I. A pulpite reversível pode ser induzida por cáries, pela dentina exposta, por um tratamento odontológico recente e por restaurações defeituosas. II. A pulpite irreversível sintomática designa dores espontâneas, em que a exposição a temperaturas extremas, especialmente ao frio, vai evocar episódios de dor intensa e prolongada, cessando se o estímulo for removido. III. A pulpite irreversível assintomática designa um dente que não apresenta sintomas, mas que tem cáries profundas ou perda de estrutura dentária, que se não forem tratadas farão o dente se tornar sintomático ou não vital.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e II.

    E) Apenas I e III.

Os anestésicos locais, quando utilizados para o controle da dor, diferem, de maneira importante, da maioria das outras substâncias comumente utilizadas na odontologia. Sobre a farmacocinética dos anestésicos, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

    A) Os anestésicos locais do tipo amida são também potentes substâncias vasodilatadoras. Um exemplo é a procaína, o vasodilatador mais potente entre os anestésicos locais, muitas vezes utilizada clinicamente para induzir vasodilatação nos casos em que o fluxo sanguíneo periférico foi comprometido por causa da injeção (acidental) intra-arterial (IA) de uma substância.

    B) Quando injetados nos tecidos moles, os anestésicos locais exercem uma ação farmacológica sobre os vasos sanguíneos da área. Todos os anestésicos locais apresentam algum grau de vasoatividade, a maioria deles produzindo a dilatação do leito vascular no qual são depositados, embora o grau de vasodilatação possa variar e alguns deles possam produzir vasoconstrição.

    C) Com exceção da cocaína, os anestésicos locais são absorvidos pelo trato gastrointestinal após a administração oral de maneira insuficiente, quando o são em algum grau.

    D) Todos os anestésicos locais atravessam com facilidade a barreira hematoencefálica. Eles também atravessam prontamente a placenta e entram no sistema circulatório do feto em desenvolvimento.

    E) Os pacientes com insuficiência renal significativa podem ser incapazes de eliminar do sangue o anestésico local original ou seus principais metabólitos, resultando em um ligeiro aumento dos níveis sanguíneos desse composto e, portanto, em aumento no potencial de toxicidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...