Questões de Odontologia

Lista completa de Questões de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito das doenças periodontais, julgue os itens que se seguem. Apesar de ser mais comum em adultos, a periodontite crônica pode ocorrer em crianças.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um paciente do sexo masculino, com dezesseis anos de idade, sem alterações sistêmicas, foi atendido em consultório odontológico apresentando ausência do primeiro molar em todos os quadrantes, periodontite moderada generalizada e lesão de cárie extensa no segundo molar superior direito, com invasão da câmara pulpar, porém assintomático.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens seguintes.

Dado o indicativo de existência de alta atividade bacteriológica na cavidade bucal, o odontólogo deve recomendar ao paciente mudanças no padrão alimentar e orientá-lo sobre a higiene bucal.

  • C. Certo
  • E. Errado

É um índice de cárie dentária baseado na unidade lesão, nele, a cada dente é atribuída uma nota, de acordo com o grau de cárie presente. Esse é,©J,ndice de:

  • A. Mellanby.
  • B. Bodecker.
  • C. Clune.
  • D. Sloman.

Durante a realização de exame complementar radiográfico do tipo panorâmica dos maxilares, em paciente de trinta e cinco anos de idade, foi observada área radiolúcida de aproximadamente 1cm de diâmetro, delimitada por fina camada radiopaca envolvendo a coroa do dente 23, incluso em posição transalveolar.

Nesse caso, as hipóteses diagnósticas mais prováveis são

  • A.

    cisto dentígero e osteossarcoma.

  • B.

    odontoma complexo e ameloblastoma.

  • C.

    cisto radicular e lesão periférica de células gigantes.

  • D.

    odontoma composto e tumor odontogênico adenomatoide.

  • E.

    cisto dentígero e tumor odontogênico adenomatoide.

São os corticoides de escolha para uso odontológico:

  • A. dexametasona e betametasona
  • B. dexametaso e predisolona
  • C. predinisolona e dexametasona
  • D. predisona e predisalona

No paciente com artrite reumatoide deve ser considerado que:

  • A. O uso de profilaxia antibiótica no tratamento odontológico para prevenir a infecção das próteses articulares não apresenta fundamento científico.
  • B. As complicações odontológicas mais signiicativas estão associadas à imunossupressão causada pelo tratamento com antimaláricos e a dificuldade em manter o paciente na posição supina.
  • C. É necessário solicitar coagulograma antes do tratamento odontológico devido ao uso de sulfonilureias no tratamento da condição
  • D. A cirurgia é a única opção no tratamento da disfunção da articulação temporomandibular associada à condição.
  • E. A fibrose, anquilose e erosão da articulação temporomandibular são observadas apenas nos pacientes que apresentam anticorpo antinuclear %u2265 1:320.

A respeito das doenças periodontais, julgue os itens que se seguem. A gengivite por placa é a forma mais prevalente de doença periodontal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um paciente do sexo masculino, com dezesseis anos de idade, sem alterações sistêmicas, foi atendido em consultório odontológico apresentando ausência do primeiro molar em todos os quadrantes, periodontite moderada generalizada e lesão de cárie extensa no segundo molar superior direito, com invasão da câmara pulpar, porém assintomático.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens seguintes.

Caso o paciente apresente alto risco cariogênico, é adequado indicar o selamento de fóssulas e fissuras dos dentes posteriores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para se determinar o sentido da inclinacão e conseguir a denominação das paredes que formam uma cavidade, supõe-se que os dentes são atravessados por planos. Considerando o plano longitudinal como o plano que passa pelo centro do dente da face oclusal ou incisai até o ápice radicular, podemos estudar 3 planos:

  • A. frontal, lateral e superior.
  • B. interno, externo e inferior.
  • C. horizontal, vestibulo-lingual e mésio-distal.
  • D. vertical, horizontal e proximal.

Um preparo cavitário realizado no sulco palatino do 2º molar superior, com finalidade restauradora é, segundo a classificação de Black, um preparo cavitário

  • A. CIII
  • B. CII
  • C. CI
  • D. CV
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...