Lista completa de Questões de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na anamnese relatada pelo paciente a queixa principal é que não consegue ocluir os dentes, apresentando dor muito aguda na região do 38 que se encontra semi-retido (sua distal recoberta por mucosa e com hiperemia), e o dente 28 completamente irrompido. A hipótese de diagnóstico é
Odontologia - Traumatismo Bucomaxilofacial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Um paciente com vinte e oito anos de idade que tinha sofrido um acidente automobilístico havia aproximadamente duas horas recebeu os primeiros atendimentos hospitalares na unidade de trauma, onde recebeu os cuidados ATLS. Esse paciente foi diagnosticado com Glasglow 14, trauma leve de crânio e de face. Em seguida, ele foi avaliado pelo cirurgião bucomaxilofacial, que observou o seguinte quadro: sangramento discreto pelo nariz e parestesia na região do nervo infraorbitário esquerdo, má oclusão e hematoma sublingual à esquerda e lesões cortocontusas em face.
Acerca do caso clínico apresentado, assinale a opção correta.Anestesia dos ramos do nervo facial está indicada para instalação de aparelho do tipo barras de Erich e para um possível bloqueio maxilomandibular.
Fios de sutura multifilamentados do tipo seda 3.0 são os mais indicados para possíveis suturas cortocontusas na pele desse paciente.
O fato de o paciente apresentar o olho esquerdo com diplopia e limitação dos movimentos para baixo é indicativo de que houve fratura de assoalho de órbita esquerda associado ao encarceramento de mucosa sinusal.
O cirurgião deve solicitar radiografia de face tipo Hirtz, para confirmar o diagnóstico de fratura de órbita.
Caso o referido paciente apresente desoclusão do lado esquerdo e mordida cruzada homolateral, uma radiografia com incidência do tipo Towne está indicada para diagnosticar uma possível fratura de côndilo.
Marque dentre as condições abaixo listadas, as que podem alterar a hemostasia sanguínea, levando a complicações hemorrágicas durante procedimentos orais invasivos
No que se refere ao tratamento cirúrgico de abscesso na face lingual da região posterior da mandíbula, julgue os itens que se seguem. A exposição do campo operatório é fundamental para esse tipo de tratamento, devendo o operador solicitar o afastador de Weider para obter o afastamento da língua do sítio de intervenção.
A respeito da doença periodontal, julgue os itens subsecutivos.
A clorexidina, um dicatiônico utilizado para o controle do biofilme subgengival, apresenta grande espectro de ação e atua sobre bactérias Gram-positivas, Gram-negativas, fungos, leveduras e vírus lipofílicos.
Paciente com 5 anos chega ao ambulatório com queixa de dor, dizendo que não quer entrar porque tem medo de dentista. Sua mãe relata que ela tomou várias injeções quando esteve internada. Foi relatado que a paciente respira pela boca. Dente 55 com lesão de cárie ativa e presença de imagem radiolúcida no periápice sem comprometimento da cripta do permanente. O tratamento mais adequado a ser realizado, no dente 55, é
Odontologia - Terapêutica e Farmacologia Odontológica - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 2013
Um paciente internado para realizar quimioterapia com esquema ciclofosfamida, doxorrubicina, vincristina e prednisona (CHOP-14) para o tratamento de linfoma não-Hodgkin, apresentou queixa de parestesia na mandíbula. O paciente apresenta o primeiro molar direito (dente 46) com lesão de cárie em dentina. A conduta adequada para o caso é:
A remoção de cálculo dental representa uma etapa importante para a manutenção da saúde dos tecidos periodontais. Acerca dessa manobra, julgue os itens subsequentes. As foices são instrumentos utilizados principalmente para o debridamento supragengival, devido às características de sua parte ativa, cuja seção transversal é triangular, com dois bordos cortantes.
A respeito da doença periodontal, julgue os itens subsecutivos.
O controle químico do biofilme dentário por meio de antimicrobianos presentes em soluções para bochecho é um método cujo uso reduz significativamente a carga bacteriana e elimina completamente o biofilme supragengival e subgengival.
Paciente, 8 anos, sofreu um trauma dentário há 48 horas, com fratura dental complexa e envolvimento pulpar do dente 21. Ao exame clínico apresenta vitalidade pulpar. No primeiro atendimento, o tratamento mais adequado é
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...