Lista completa de Questões de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que concerne a implantes dentários, assinale a opção correta.
O tratamento de superfície feito nos implantes visa, entre outros objetivos, transformar a qualidade de osso do tipo V em tipo IV.
Considera-se normal que nos implantes que tenham sofrido osseointegração haja perda óssea peri-implantar de até aproximadamente 5 mm no primeiro ano de pós-operatório.
É possível melhorar o travamento primário por meio da diminuição da quantidade de fresas, suprimindo-se, por exemplo, a utilização da fresa countersink em ossos tipo I ou II.
Como, durante a fresagem, a irrigação excessiva com soro fisiológico pode causar o aquecimento e necrose óssea do local, a irrigação intermitente é a mais indicada nesse caso.
A inclinação vestíbulo-lingual do implante deve, preferencialmente, coincidir com o eixo de força mastigatória, fato que aumenta a longevidade do implante.
O tipo de lesão fundamental encontrada quando diagnosticada a Glossite migratória benigna é
Uma terapia pulpar efetiva requer uma avaliação e interpretação correta de sinais e sintomas clínicos, levando a um diagnóstico preciso da condição pulpar. De acordo com Cameron e colaboradores (2012), dentre os sinais e sintomas agudos relacionados à condição pulpar, podem ser incluídos:
Paciente de 61 anos, gênero masculino, se apresenta ao consultório com a queixa de que o lábio inferior têm múltiplas manchas esbranquiçadas e circundadas por áreas eritematosas, associadas a grande ressecamento labial e erosões que não cicatrizam. O diagnóstico clínico mais provável é
De acordo com Ranly, (1994) modificado por Primo e colaboradores in Maia e Primo (2012), dentre as ações esperadas e limitações dos medicamentos e técnicas utilizados nas pulpotomias de dentes decíduos, podemos destacar que:
Paciente de 59 anos apresenta-se com sintomas de ardência e queimação na boca. Durante o exame clínico é observado que o paciente faz uso de prótese total superior. Ao retirá-la são observadas placas brancas de forma difusa no palato gengivas e bochechas. As placas são passíveis de remoção com o uso do abaixador de língua e, após a raspagem apresenta sangramento. O diagnóstico clínico mais provável é
Paciente de 3 três anos de idade, saudável, apresentou-se à clínica para tratamento. Durante a remoção de tecido cariado, sob isolamento absoluto, do elemento 85, ocorreu pequena exposição acidental da polpa, na região do corno pulpar mesial. Nas condições mencionadas, de acordo com Mc Donald e colaboradores (2011), a conduta indicada seria:
Na prática odontológica, quando não são observadas as normas de biossegurança, a equipe de saúde bucal está exposta a doenças ocupacionais, como os riscos biológicos. Diante de um acidente com exposição percutânea, a sequência que apresenta as doenças ocupacionais de maior para menor risco é, respectivamente:
Paciente de 10 anos de idade apresentou-se no consultório para acompanhamento de traumatismo dentário no incisivo central superior direito. Ao exame radiográico (quinze dias após o acidente) observouse uma imagem radiotransparente associada ao ápice do elemento traumatizado, semelhante a uma lesão periapical de origem endodôntica. O paciente continuou em acompanhamento e na consulta trimestral, veriicou-se o desaparecimento da imagem em questão. A este evento de reparação periapical dá-se o nome de lesão:
Tendo em vista que a antropologia forense utiliza recursos da antropologia física para a realização da identificação humana, e que faz parte dessa área o estudo das exumações, julgue os próximos itens.
No estudo de um esqueleto humano, a correta estimativa da estatura da pessoa falecida a partir da medição dos ossos longos independe do estabelecimento prévio do sexo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...