Questões de Odontologia

Lista completa de Questões de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A solução anestésica de escolha para procedimento de urgência devido a quadro de pulpite irreversível no dente 23 em paciente gestante na 20.ª semana de gestação é

  • A. prilocaína a 3% com felipressina 0,03 UI/mL.
  • B. mepivacaína a 2% com adrenalina 1:1000 000.
  • C. articaína a 4% com adrenalina 1:200 000.
  • D. lidocaína a 2% com adrenalina 1:100 000.
  • E. bupivacaína 0,5% com adrenalina 1:200 000.

Com relação à técnica de “controle da voz” para o manejo do comportamento infantil, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    A alteração controlada do ritmo da voz faz parte da técnica.

  • B.

    Esta técnica não apresenta nenhum tipo de contraindicação.

  • C.

    A modulação do volume da voz pouco influencia na prevenção do comportamento negativo do paciente odontopediátrico, mas ajuda a ganhar a atenção da criança.

  • D.

    Um dos objetivos da técnica é moldar a resposta da criança aos procedimentos odontológicos por meio da dessensibilização ante expectativas definidas.

  • E.

    Esta técnica linguística é a recomendada para desviar a atenção do paciente do que possa ser um procedimento desagradável.

Na síndrome de Beckwith-Wiedemann, algumas anomalias podem estar presentes, EXCETO:

  • A.

    onfalocele.

  • B.

    visceromegalia.

  • C.

    gigantismo.

  • D.

    hipoglicemia neonatal.

  • E.

    hiperplasia da maxila.

Depois da aplicação do fluoreto tópico, por quanto tempo o paciente deve ficar sem comer e beber?

  • A.

    Um dia;

  • B.

    30 minutos;

  • C.

    Duas horas;

  • D.

    Um minuto.

Assinale a alternativa correta em relação aos corticoides.

  • A. Diminuem a síntese de prostaglandinas e de leucotrienos, reduzindo, portanto, o número de neutrófilos no sítio inflamado.
  • B. A hidrocortisona é o corticoide de escolha para uso odontológico, por via sistêmica, por apresentar uma potência de ação 5 vezes maior que a betametasona.
  • C. Os corticoides administrados por via sistêmica, mesmo indicados por tempo restrito, apresentam efeitos colaterais de grande significância clínica.
  • D. Os corticóides são indicados principalmente para pacientes portadores de doenças fúngicas sistêmicas.
  • E. Os corticoides são anti-inflamatórios não esteroides que agem inibindo a cicloxigenase.

PACIENTE DE 14 ANOS DO SEXO FEMININO É LEVADA PELA MÃE À CLÍNICA ODONTOLÓGICA COM HABITO DE INDUÇÃO AO VÔMITO APÓS REFEIÇÕES, FOI OBSERVADO CONSEQUÊNCIAS NA DENTIÇÃO ,ALÉM DE UM DIAGNÓSTICO CLÍNICO,RESPECTIVAMENTE DE.

  • A.

    EROSÃO E BULIMIA;

  • B.

    EROSÃO E ESOFAGITE DE REFLUXO;

  • C.

    ABRASÃO E BULIMIA;

  • D.

    ABRASÃO E HERNIA DE HIATO.

Segundo Neville et al (1998), pode ser uma causa adquirida de macroglossia:

  • A.

    síndrome de Down.

  • B.

    neurofibromatose

  • C.

    amiloidose.

  • D.

    cretinismo.

  • E.

    mucopolissacaridose.

Um fator comum nas lesões de cárie e nas doenças periodontais é:

  • A.

    Placa bacteriana;

  • B.

    Higienização;

  • C.

    Técnica de escovação

  • D.

    Idade do paciente.

Diante de infecção severa (com a presença de sinais de disseminação e manifestação sistêmica do processo infeccioso) em um paciente com histórico de alergia às penicilinas, recomenda-se

  • A. estearato de eritromicina 500 mg – 1 drágea a cada 6 horas.
  • B. metronidazol 250 mg – 1 comprimido a cada 8 horas.
  • C. claritromicina 250 mg – 1 comprimido a cada 8 horas.
  • D. metronidazol 400 mg – 1 comprimido a cada 12 horas.
  • E. clindamicina 300 mg – 1 cápsula a cada 6 horas.

O FÓRCEPS 65 É INDICADO PARA.

  • A.

    RAÍZES INFERIORES DE AMBOS OS LADOS;

  • B.

    PARA EXODONTIA DO DENTE 65,75,85 E 95;

  • C.

    SOMENTE PARA EXODONTIA DO DENTE 65;

  • D.

    PARA EXODONTIAS DE CANINOS DECÍDUOS.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...