Lista completa de Questões de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comrelação aos traumatismos que incidem na região bucal pode-se afirmar que:
além das ofensas ao tegumento e aos músculos, provocar lesões do ducto parotídeo.
podem interferir na ruptura do queilo assumindo umcaráter de incapacidade estética e funcional.
acarretam uma dilaceração labial a ponto de provocar deformidades estéticas definitivas
rompem a harmonia facial no momento que provocam ruptura ao tegumento e aos músculos e nervos.
rompem a harmonia facial no momento que provocam ruptura ao tegumento e aos músculos e mucosa genial.
"É um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Amparado por um conceito ampliado de saúde, foi criado em 1988 pela Constituição Federal do Brasil para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros. Além de oferecer consultas, exames e internações, o Sistema também promove campanhas de vacinação e ações de prevenção e de vigilância sanitária, atingindo, assim, a vida de cada um dos brasileiros." O trecho acima refere-se ao conceito de:
Farmácia Popular
Programa Fome Zero
Programa Saúde da Família
Sistema Único de Saúde SUS
Odontologia - Princípios Cirúrgicos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa que melhor representa uma indicação para a técnica de extração dentária fechada.
Dentes com hipercementose.
Dentes com acentuada dilaceração.
Dentes com raízes amplamente divergentes.
Dentes de pacientes com osso cortical vestibular espesso e denso.
Dentes uniradiculares com doença periodontal.
Com relação ao crescimento e desenvolvimento craniofacial, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) A curva de crescimento geral apresenta alta velocidade até os 10 anos, e a partir dessa idade torna-se lenta até os 17 anos.
( ) A tuberosidade (túber) e o processo alveolar são os principais locais de crescimento da maxila.
( ) Os locais de crescimento na mandíbula são a cabeça, o processo alveolar e a face posterior do ramo.
( ) O terço superior da face, sob influência da base do crânio, move-se para baixo e para frente durante o crescimento da cabeça da criança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
V V V F
V V F V
F F V F
F V V F
F F F V
Assinale a alternativa incorreta em relação à odontopediatria:
O diaminofluoreto de prata pode ser utilizado em caso de cárie de mamadeira;
Para cálculo da dose pediátrica, com base no peso da criança, pode-se utilizar a fórmula de Young;
O aleitamento materno promove menor incidência de infecções, otite média e alergias;
O aumento de prevalência de doenças bucais durante a gestação provém de alterações hormonais, dieta cariogênica e deficiência na higienização;
A posição da mamada deve ser ortostática, pois promove o correto posicionamento da língua, facilita a respiração e deglutição e evita problemas na fala.
Na semiologia, a presença de
sintomas consistem em manifestações objetivas que o profissional percebe no paciente.
sinais representam o conjunto de manifestações subjetivas relatadas pelo paciente.
sintomas subclínicos mostram avisos relatados pelo paciente antes da manifestação clínica da doença.
sinais patognomônicos são insuficientes para estabelecer um diagnóstico de uma doença.
sintomas prodrômicos sugerem o surto frustro de uma doença e sua posterior involução.
Constituem deveres fundamentais dos profissionais e entidades de odontologia
I. zelar pela saúde e pela dignidade do paciente.
II. guardar segredo profissional.
III. elaborar e manter atualizados os prontuários de pacientes, conservando-os em arquivo próprio.
IV. resguardar, quando solicitado, a privacidade do paciente.
V. assumir responsabilidade pelos atos praticados.
É correto o que está contido em
I, III e V, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e V, apenas.
II, IV e V, apenas.
Em 1961, Knight e North classificaram as fraturas do complexo zigomático em seis grupos, baseados em achados radiográficos observados em radiografias na incidência póstero-anterior de Walter. O grupo II desta classificação é:
fratura do arco zigomático sem deslocamento significativo.
fratura do corpo do arco zigomático sem rotação.
fratura do corpo do arco zigomático com rotação medial.
fratura do arco zigomático.
fratura do arco zigomático com rotação medial.
A Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS tem como propósitos:
I Aprimorar, ofertar e divulgar estratégias e metodologias de apoio a mudanças sustentáveis dos modelos de atenção e de gestão;
II Implementar processos de acompanhamento e avaliação, ressaltando saberes gerados no SUS e experiências coletivas bemsucedidas;
III Desenvolver tecnologias relacionais e de compartilhamento das práticas de gestão e de atenção.
Quais afirmativas acima estão corretas?
apenas I e II
apenas II e III
apenas II
todas as afirmativas acima
Odontologia - Princípios Cirúrgicos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa que indica uma pinça de tecido larga e com a extremidade arredondada, sendo mais utilizada em cirurgia oral para retirar dentes que tenham sido elevados dos alvéolos.
Allis
Russa
Adson
Stilies
Universitária
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...