Lista completa de Questões de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A resina compósita é muito utilizada em restaurações. Em relação a esse material, analise as assertivas abaixo.
I. A resina compósita para uso dentário consiste em uma mistura de moléculas monoméricas volumosas de metacrilato com carga inorgânica à base de sílica finamente dividida ou de vidros de aluminossilicato ou borossilicato.
II. As resinas compósitas apresentam boas características estéticas e de resistência mecânica ao uso, mas devido ao tipo de reação, a restauração pode sofrer encolhimento e, consequentemente, ocorrer infiltrações.
III. As resinas compósitas aderem bem ao tecido natural, têm alta resistência à compressão e a ataques por ácido e água. Além disso, elas podem liberar flúor lentamente para o tecido natural, aumentando a resistência a cáries.
É correto o que se afirma em
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Odontologia - Materiais e Instrumentais Odontológicos - Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) - 2012
Os materiais restauradores destinam-se a reestabelecer a função e a estética de um dente cariado ou fraturado. Atualmente o material estético mais utilizado são as resinas compostas. A respeito das resinas compostas, suas propriedades e características, está correto afirmar que:
são conhecidas vulgarmente pela sigla RAAQ, que significa resina acrílica ativada quimicamente.
se apresentam sob a forma de um polímero em pó e um monômero líquido que devem ser misturados.
as resinas autopolimerizáveis são acondicionadas em seringas classificadas pela cor, e vêm prontas para a utilização.
as resinas autopolimerizáveis devem ser manipuladas com uma espátula plástica descartável, sobreumbloco de papel.
após o uso, deve-se manter o vidro de monômero sempre fechado, pois a evaporação do material é muito intensa.
As radiografias periapicais da região de molares inferiores de paciente com 42 anos de idade, sexo masculino, mostram um padrão irregular generalizado do trabeculado ósseo, com menor quantidade de trabéculas evidentes. O trabeculado entre as raízes dos dentes parece alinhado horizontalmente, mostrando um aspecto de degraus de escada. Os dentes apresentam lâmina dura normal. Este quadro é compatível com o diagnóstico de
talassemia.
displasia fibrosa.
anemia falciforme.
osteoradionecrose.
osteíte deformante.
Atenção: Para responder às questões de números 21 e 22, considere o enunciado a seguir.
Paciente com 64 anos de idade, sexo feminino, tem a dor como queixa principal. A dor é descrita como uma queimação persistente por alguns meses após a cicatrização de lesões na mucosa oral que se romperam, soltando um líquido claro. O histórico de herpes zoster mostra-se associado a sintomas otológicos como zumbido, vertigem e hipoacusia.
Durante o exame clínico, a queixa de dor requer a compreensão de alguns critérios para avaliação da sensação dolorosa, como a
localização, que pode ser difusa e irradiada quando de origem esquelética ou apresentar um ponto gatilho, quando oriunda de lesão de raízes nervosas.
variação da sensibilidade dolorosa conforme o perfil psíquico e o limiar que desencadeia o estímulo doloroso.
existência de um componente objetivo ou psíquico e um componente subjetivo ou somático na manifestação da dor.
intensidade do componente afetivo associado aos estímulos originados nos tecidos de origem ectodérmica, como polpa dentária e esmalte dentário.
duração, em que a manifestação contínua apresenta pior prognóstico que a dor intermitente.
Nesta cavidade, há uma quantidade de dentina remanescente estimada entre 0,5 mm e 1,5 mm, o que requer a proteção do complexo dentinopulpar com
I. cimento de ionômero de vidro e sistema adesivo.
II. cimento de ionômero de vidro e verniz cavitário.
III. mineral trióxido agregado e verniz cavitário.
IV. cimento de hidróxido de cálcio e sistema adesivo.
É correto o que consta APENAS em
II e IV.
I e II.
II e III.
I e III.
I e IV.
espátula nº 1/ colocar material na cavidade
escavador de dentina/ auxiliar na remoção da dentina cariada
sonda de inserção/ colocar amálgama ou resina na cavidade
sonda exploradora/ detectar falhas na estrutura dental
São fatores sistêmicos que aumentam o risco de infecção em um paciente que será submetido à remoção de um dente, EXCETO:
Hematoma.
Diabetes
Câncer.
Obesidade.
Paciente residente na zona rural procura o consultório odontológico da unidade básica de saúde de sua comunidade preocupada com sua filha de apenas 23 dias de vida, pois a mesma apresenta na região anterior da mandíbula uma estrutura de aspecto esbranquiçado, com leve mobilidade e em forma de concha. Trata-se de:
Candidíase
Cisto de erupção.
Nódulos de Bohn e pérolas de Epstein.
Dentes neonatais.
N.R.A.
Odontologia - Materiais e Instrumentais Odontológicos - Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) - 2012
O cimento de hidróxido de cálcio é um cimento forrador muito utilizado na odontologia diária, que tem como função principal a proteção do complexo dentina-polpa. A respeito da sua manipulação e método de aplicação, pode-se afirmar que:
misturam-se porções iguais de pasta base e catalisadora, até que a mistura obtenha cor homogênea e consistência uniforme.
deve-se espatular o cimento em uma placa de vidro, por cerca de 1 minuto até que se forme uma massa homogênea com ponto de fio.
coloca-se primeiramente água num gral de borracha e depois o pó, mistura-se com vigor, até obter uma massa homogênea e cremosa.
a aplicação do cimento é feita com bolinhas de algodão ou um microbrush, e espera-se cerca de 20 segundos para secar antes de uma nova aplicação.
é recomendado dividir o pó em várias partes, que são incorporadas suavemente ao líquido realizando movimentos circulares, um incremento por vez.
A radiografia periapical da região posterior inferior de um paciente com 32 anos de idade, sexo masculino, mostra uma área radiolúcida homogênea unilocular com bordas bem delimitadas entre as raízes na área do dente 34. A lâmina dura dos dentes adjacentes apresenta-se intacta. Os testes de vitalidade pulpar mostram respostas positivas para os dentes 33, 34 e 35. Este quadro é compatível com o diagnóstico de cisto
dentígero.
ósseo traumático.
periodontal lateral.
de desenvolvimento.
folicular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...