Lista completa de Questões de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre os tipos de retenção para overdentures, relacione as colunas a seguir.
A sequência está correta em
1, 3, 1, 2
1, 2, 1, 3
2, 3, 3, 1
2, 1, 3, 1
3, 3, 1, 2
No Brasil, a percentagem de pessoas com algum problema periodontal nas faixas etárias de 15 a 19, 35 a 44 e 65 a 74 anos de idade é, respectivamente, de 53,8%, 78,1% e 92,1%, de acordo com os resultados do Levantamento Epidemiológico SB Brasil 2003.
Sobre a doença periodontal, é INCORRETO afirmar:
A doença periodontal deve ser vista como um processo de desequilíbrio entre as ações de agressão e defesa sobre os tecidos de sustentação e proteção do dente, tendo como principal determinante a placa bacteriana.
Não é mais considerada apenas como de progressão lenta e contínua, podendo ter padrões variáveis de progressão.
A normalidade do periodonto é definida por variáveis biológicas, que são mais coerentes com a etiopatogenia da doença e permitem que usuários que em algum momento foram portadores da doença e apresentem sequelas (como recessão e mobilidade) retornem ao estado de saúde.
A periodontite aguda é de evolução lenta, com perda de inserção óssea associada aos padrões de higiene bucal e fatores de risco, sendo o tipo mais prevalente.
A doença periodontal se constitui, atualmente, em um importante fator de risco para parto prematuro de baixo peso, diabetes e doenças vasculares e cardíacas.
Paciente do sexo feminino, 58 anos de idade, queixase de dor localizada no dente 46. O dente apresenta mobilidade. Clinicamente observa-se edema intraoral na gengiva e mucosa, ausência de ponto de contato entre os dentes 35 e 36 e resposta positiva aos testes de sensibilidade pulpar. Existe profundidade de sondagem clínica de 7 mm na mesial e vestibular. O exame radiográfico mostrou perda óssea vertical entre os dentes 35 e 36. O diagnóstico mais provável é:
Cisto periodontal apical.
Abscesso periodontal.
Pulpite aguda irreversível.
Abscesso dentoalveolar crônico.
Abscesso gengival.
Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.
A correta manutenção de compressores a óleo e autoclaves requer a realização de procedimentos, tais como:
os elementos de todos os filtros e manutenção mecânica de um compressor devem ser substituídos, anualmente, por pessoal técnico especializado.
a verificação do nível de óleo do compressor, a pressão dos filtros internos e externos e a checagem de ruídos, odor e temperatura do compressor devem ser realizadas trimestralmente.
o esgotamento do filtro externo ao compressor de óleo deve ser realizado com periodicidade semanal.
a limpeza do sistema de descarga do fluxo de água na câmara das autoclaves deve ser feita diariamente.
a manutenção do nível apropriado de água destilada e lavagem das bandejas da autoclave devem ser realizadas quinzenalmente.
Ao esculpir um padrão de cera para uma restauração o técnico deve ter em mente a anatomia do dente natural. A respeito da nomenclatura das estruturas e dos acidentes anatômicos presentes nos elementos dentários da dentição permanente, é correto afirmar que:
a crista marginal é a crista que une as cúspides mésio-palatina e disto vestibular dos primeiros molares superiores.
uma fosseta é a projeção piramidal, com base quadrangular, localizada na face oclusal de pré-molares e molares.
o Forame Cego é uma depressão resultante da invaginação do esmalte que delimita as cúspides deumdente.
o tubérculo de Carabelli é uma pequena saliência, localizada na porção mesial da face palatal de primeiros molares superiores.
o sulco principal é uma depressão puntiforme localizada logo abaixo do cíngulo, mas frequente no incisivo lateral superior.
Odontologia - Planejamento Cirúrgico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Sabendo que o conhecimento detalhado da relação entre os dentes e as estruturas vizinhas é fundamental na prática odontológica, julgue os itens a seguir, referentes à topografia dentoalveolar.
Devido à presença da crista zigomaticoalveolar, a lâmina alveolar vestibular da região dos caninos apresenta-se mais espessa, o que pode dificultar sua luxação durante sua exodontia.
Qual medicação intracanal pode ser utilizada tanto para casos de biopulpectomia quanto de dente despolpado (necropulpectomia)?
Paramonoclorofenol canforado.
Paramonoclorofenol com furacin.
Hidróxido de cálcio.
Tricresol formalina.
Formocresol.
Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.
Em relação à transmissibilidade das doenças, é correto afirmar:
A tuberculose é provocada pelo Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch e normalmente é transmitida pelo sangue contaminado. O sintoma mais frequente é a tosse que normalmente vem acompanhada de secreção purulenta e sangue.
A transmissão do herpes labial se dá principalmente pelo sangue, portanto, deve-se evitar a realização de procedimentos que provoquem sangramento durante o período da manifestação clínica da doença.
Estudos estimam que o risco de transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV) é de, em média, 0,3% em acidentes que perfuram a pele e de 0,09% quando em contato com mucosas.
A sífilis é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Treponema pallidum, sendo sua principal via de transmissão a saliva de indivíduos contaminados. Apresenta uma evolução crônica caracterizada normalmente por feridas na região genital.
A contaminação pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) pode se dar por meio do contato direto (mãos ou pele) ou indireto (superfícies ambientais ou itens de uso do paciente), devendo-se evitar o contato com estes pacientes, sem o uso de luvas.
A radiografia periapical da região posterior inferior de um paciente com 32 anos de idade, sexo masculino, mostra espessamento do espaço do ligamento periodontal e diminuição da lâmina dura do dente 35. Este quadro é compatível com o diagnóstico de
periodontite apical aguda.
granuloma periapical crônico.
cisto radicular.
abscesso periapical.
osteíte esclerosante.
Para a escultura em cerâmica é importante que o TPD tenha conhecimento de algumas regras estéticas. O zênite é o ponto mais apical do contorno gengival.A localização esteticamente mais adequada do zênite nos dentes superiores é:
mesialmente ao longo eixo da papila interdental.
distalmente ao longo eixo da papila interdental.
paralelamente ao longo eixo do dente.
mesialmente ao longo eixo do dente.
distalmente ao longo eixo do dente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...