Lista completa de Questões de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A doença periodontal é entendida como uma doença infecciosa, onde as alterações de forma e função são consideradas sinais. Sobre a doença periodontal, marque a alternativa INCORRETA:
O tabagismo representa um fator modificador da doença periodontal pois, compromete a resposta imunológica do organismo hospedeiro, tornando-o assim mais susceptível ao desenvolvimento e à progressão dessa doença.
A placa subgengival com microorganismos periodontopatógenos é considerada um fator determinante da doença periodontal.
Recentes pesquisas indicam a doença periodontal (DP) como possível fator de risco para desenvolvimento de placa de ateroma
O diabete favorece o desenvolvimento da doença periodontal e esta, quando não tratada, piora o controle metabólico do diabete.
A periodontite agressiva é uma doença de lenta progressão e que acomete adolescentes e adultos jovens, causando lenta perda vertical do osso alveolar de suporte, resultando em bolsas infra-ósseas com mais de quatro milímetros de profundidade.
Paciente com 63 anos de idade, sexo masculino, refere sensação dolorosa moderada, contínua, prolongada e leve, difusamente localizada na região esquerda da face, têmpora e mandíbula. A dor é acompanhada de redução acentuada na abertura bucal e agravada por qualquer tentativa de abrir a boca ou mastigar. A radiografia panorâmica mostra ausência de alterações ósseas e as articulações temporomandibulares parecem estruturalmente normais. Este quadro é compatível com o diagnóstico de
fibromialgia.
mialgia de contração tônica.
mialgia crônica mediada centralmente.
dor miofascial dos músculos mastigatórios, secundária a uma dor cervical.
dor muscular cíclica associada a fraqueza muscular e co-contração protetora.
Com relação ao bloqueio reversível da condução nervosa, muito utilizado nas práticas odontológicas, julgue os itens que se seguem.
O sistema nervoso central é o alvo inicial para a toxicidade dos anestésicos locais, que pode ser aumentada por acidose, hipercarbia e hiperoxia.
No tratamento da desordem temporomandibular apresentada por um paciente com 52 anos de idade, sexo masculino, o desgaste seletivo
eficaz pode criar a consciência oclusal positiva, reduzindo a percepção de interferências oclusais pelo sistema neuromuscular.
profilático traz benefícios quando não há uma necessidade estabelecida de tratamento oclusal mais extenso.
não tem indicação quando as alterações das superfícies dentárias são mínimas, ainda que as correções sejam feitas nos limites do esmalte.
é indicado antes da realização de procedimentos estéticos fixos extensos, estabelecendo uma posição funcional mandibular estável.
não requer restrição da atividade muscular de forma que haja colaboração em forma de atividade muscular protetora.
Dentre as alternativas abaixo assinale a substância que é um antioxidante do vasoconstrictor nos anestésicos odontológicos.
Epinefrina;
Sibutramina;
Metabissulfito de sódio;
permanganato de bário.
A Odontologia, denominada em seus primórdios como Arte Dentária, nasceu na:
Idade Moderna
Pré-História
Idade Contemporânea
Idade Média
Paciente com 38 anos de idade, sexo feminino, apresenta disfunção temporomandibular. Os objetivos do tratamento para uma posição músculo-esqueleticamente estável por meio da terapia oclusal permanente consistem em possibilitar que os
discos articulares permaneçam interpostos entre o tecido fibroso adaptativo e a fossa, reduzindo a dor da paciente.
contatos ocorram entre as pontas de cúspides cêntricas e as superfícies planas quando a mandíbula é fechada.
côndilos permaneçam em repouso na posição mais súpero-posterior contra as vertentes posteriores das eminências articulares.
contatos dos dentes anteriores sejam mais proeminentes que os contatos dos dentes posteriores na posição com a cabeça ereta.
dentes posteriores contatem e os dentes anteriores desocluam quando a mandíbula se move excentricamente.
Durante a formação embrionária das estruturas dentárias, os odontoblastos se originam:
da papila dental
do epitélio interno do esmalte.
da região de lâmina dura.
das alças cervicais do germe dentário.
dos fibroblastos da polpa.
Paciente com 29 anos de idade, sexo masculino, apresenta oclusão funcional normal, o que é demonstrado por estudos sobre o ciclo da mastigação mandibular, que mostram que
o côndilo de rotação se movimenta posteriormente para a posição de intercuspidação durante a etapa de fechamento do ciclo.
a extensão ântero-posterior do movimento condilar é aumentada, o que evita danos e dor ao paciente.
o movimento posterior condilar para a máxima intercuspidação habitual é superior a 5 mm.
a posição mais superior e posterior do côndilo faz com que as forças mastigatórias sejam aplicadas à porção anterior do disco.
os tecidos retrodiscais são bem supridos por fibras nervosas sensoriais, sendo estruturados anatomicamente para receber as forças mastigatórias.
Associe os significados das alterações de desenvolvimento relativas à forma dos dentes ao seu correspondente termo, respectivamente:
I- união de dois germes dentários formando um único dente com dupla coroa e duas cavidades pulpares separadas.
II- um único germe dentário sofre uma divisão por invaginação, dando origem a um dente com coroa dupla separadas total ou parcialmente e uma única raiz.
III- união pelo cemento de dois elementos dentários com coroa formada.
fusão, dilaceração, concrescência.
fusão, concrescência, fusão.
fusão, geminação, concrescência.
geminação, fusão, concrescência.
taurodontismo, concrescência, dilaceração.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...