Lista completa de Questões de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia os itens abaixo:
I. O osso alveolar constitui, em conjunto com o cemento e o ligamento periodontal, o aparelho de inserção dos dentes, cuja principal função é distribuir e absorver as forças geradas pela mastigação e outros contatos dentários.
II. A arquitetura das trabéculas ósseas do osso esponjoso é determinada geneticamente e também pelas forças a que os dentes estão expostos durante a função.
III. O osso compacto que reveste o alvéolo é perfurado por numerosos canais de Harvers, através dos quais vasos sanguíneos, linfáticos e fibras nervosas passam do osso alveolar para o ligamento periodontal.
IV. O osso alveolar renova-se constantemente em resposta às demandas funcionais. Durante o processo de remodelação, os osteoclastos reabsorvem tanto as substâncias orgânicas e inorgânicas do osso alveolar, enquanto os osteoblastos produzem a matriz óssea que sofre mineralização pelo depósito de minerais como cálcio e fosfato.
Marque a alternativa CORRETA:
Todos os itens estão corretos.
Os itens II e III estão corretos.
Os itens I, II e IV estão corretos.
Os itens I e II estão corretos.
Odontologia - Manejo de Pacientes Especiais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A presença do cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar oncológica é importante na prevenção de complicações. É importante realizar o exame físico extra e intrabucal e intervenções odontológicas antes do início do tratamento oncológico e no controle dos efeitos colaterais bucais agudos da quimioterapia e da radioterapia. Considerando que, em pacientes que são acompanhados por essa equipe, o tratamento odontológico eletivo deve ser realizado somente em condições clínicas e laboratoriais favoráveis, julgue os itens que se seguem.
Em casos de pacientes trombocitopênicos, o risco de hemorragia é iminente, e por isso é necessário o uso de concentrado de plaquetas.
Odontologia - Cariologia - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Por que os Streptococcus mutans são os principais micro-organismos envolvidos no processo da cárie?
Não são acidogênicos.
Sobrevivem em ph baixo.
Não são acidúricos.
São acidogênicos e não são acidúricos.
Sobrevivem em ph alto.
O processo físico ou químico que elimina a maioria dos microrganismos patogênicos de objetos inanimados e superfícies, com exceção de esporos bacterianos, podendo ser de alto, médio ou baixo nível denomina-se:
I limpeza;
II desinfecção;
III esterilização.
Quais afirmativas acima estão corretas?
apenas I
apenas II
apenas III
todas as afirmativas acima
Odontologia - Anatomia de Cabeça e Pescoço e Anatomia Dentária - Fundação Guimarães Rosa (FGR) - 2012
Com relação ao freio lingual, podemos afirmar, EXCETO:
O músculo gênioglosso tem a função de retrair a língua no sentido infra posterior.
A frenectomia lingual pode ser necessária em pacientes recém-nascidos.
O freio lingual encurtado pode interferir na mastigação, deglutição e fonação.
A anquiloglossia pode levar à perda óssea alveolar dos incisivos centrais inferiores.
Odontologia - Biossegurança - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O controle da biossegurança é vital aos profissionais de saúde. Visando o controle da bissegurança do campo operatório como barreira contra infecções, é correto afirmar que
Na confecção de uma prótese parcial removível, de acordo com a face e o grupo de dentes a que pertence o suporte, pode haver vários tipos de apoios/descansos. Os localizados sobre as superfícies oclusais dos dentes posteriores recebem o nome de:
incisais.
linguais
palatinos
de cíngulo.
oclusais.
Odontologia - Radiologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para realizar uma tomada radiográfica da região dos incisivos centrais superiores, de uma criança de 12 anos de idade, utilizando a técnica da bissetriz, a angulação vertical e horizontal deve ser, respectivamente:
Em relação à anatomia microscópia do tecido gengival, marque a alternativa INCORRETA:
O epitélio que recobre a gengiva livre pode ser diferenciado em epitélio oral, epitélio do sulco e epitélio juncional.
Na gengiva normal que não está inflamada, pode se observar a presença de cristas epiteliais no limite entre o epitélio juncional e o tecido conjuntivo subjacente.
O epitélio que cobre a mucosa de revestimento diferencia-se do epitélio da gengiva pela ausência da camada córnea.
Assim como o epitélio oral e o epitélio do sulco, o epitélio juncional está constantemente sendo renovado por meio da divisão celular da camada basal.
Frente a um acidente profissional em que o cirurgião-dentista teve as luvas rompidas pela broca durante uma exodontia por seccionamento dentário em paciente com 38 anos de idade, sexo feminino, é importante considerar que:
I. a profilaxia pós-exposição deve ser iniciada nas primeiras horas após o acidente, com duração de duas semanas, e sua manutenção independe do resultado da sorologia da paciente-fonte.
II. o profissional exposto deve notificar o acidente quando houver a implementação da profilaxia pósexposição e realizar exames sorológicos para HIV, HBV e HCV seis meses depois, para descartar a aquisição ocupacional desses patógenos.
III. quando as exposições ocupacionais não puderem ser evitadas, são as condutas pós-exposição que podem evitar infecções.
IV. as condutas pós-exposição incluem os cuidados imediatos, o tratamento e o acompanhamento do profissional por um período mínimo de 6 meses.
É correto o que consta APENAS em
I e III.
I e II.
II e IV.
II e III.
III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...