Lista completa de Questões de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Odontologia - Cirurgia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O formato dos preparos cavitários exerce fundamental importância no sucesso clínico das restaurações odontológicas, sendo fundamental o conhecimento acerca dos instrumentos rotatórios. Quando visamos confeccionar paredes circundantes paralelas e avivar os ângulos diedros devemos utilizar brocas
Odontologia - Terapêutica e Farmacologia Odontológica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir quanto à promoção de saude buca|.
O uso de substâncias antimicrobianas no controle químico profilático, sob forma de bochechos e indicado para pacientes em situações especiais como os que se encontram em fase pós operatória de cirurgias bucais, os que apresentam dificuldade de movimentos das mãos, os que usam aparelhos ortodônticos etc.
Julgue os itens que se seguem, relativos a doença periodontal.
O controle do nível de açúcar no sangue de diabéticos insulinodependentes que apresentem doença periodontal é mais difícil, pois qualquer quadro inflamatório deflagra reações orgânicas que podem dificultar a manutenção da glicemia em valores ideais.
Julgue os itens que se seguem, relativos a doença periodontal.
Bolsas periodontais profundas são o meio ambiente ecológico necessário para o estabelecimento de Porphyromonas gingivalis, uma vez que é baixa a sua ocorrência em indivíduos sem doença periodontal.
Paciente com 39 anos de idade, sexo feminino, busca no implante dentário a resolução para a perda do dente 44. Com objetivo de identificar a distância horizontal entre o forame mentoniano e o dente 43, utilizando a técnica do paralelismo, a correta angulação do feixe de raios X em relação à tangente do arco na área entre o forame e este dente é
mesial.
em ângulo de 45°.
em ângulo de 60°.
perpendicular.
distal.
Uma importante conduta relativa à biossegurança envolve os cuidados com a rouparia, dentre os quais se deve incluir:
abrir as peças de roupa, com pinças, antes da lavagem, permitindo a remoção de microrganismos por meio químico.
embalar a roupa suja em sacos plásticos resistentes e bem vedados, e enviá-la para lavagem a seco.
lavar a roupa contaminada separadamente das roupas de uso pessoal, utilizando sabão em pó e amaciante.
manusear e sacudir o mínimo possível a roupa suja, para evitar a contaminação microbiana do ar e das pessoas que a manipulam.
usar aventais descartáveis em procedimentos restauradores, devido à impossibilidade de remover os resíduos de mercúrio.
No gerenciamento de resíduos oriundos da prática odontológica, os reveladores utilizados em radiologia
não requerem tratamento especifico, porém devem ser encaminhados para sistemas licenciados de disposição final.
devem ser acondicionados em recipientes sob selo dágua para posterior recuperação em órgãos ambientais.
podem ser submetidos a processo de recuperação, reutilização e reciclagem, uma vez que não apresentam riscos ao meio ambiente.
devem ser submetidos a processo de neutralização para posterior lançamento na rede coletora de esgoto.
necessitam ser encaminhados para disposição final em aterros, devido aos potenciais riscos à saúde das pessoas.
Algumas medidas protetoras para evitar a contaminação do filme radiográfico com saliva durante a tomada radiográfica intra oral incluem
a remoção da saliva com uma solução antisséptica após o manuseio e processamento.
o acondicionamento do filme em envelopes plásticos protetores.
a utilização de posicionadores previamente autoclavados.
a utilização de blocos de mordida descartáveis.
o acondicionamento do filme em envelopes de papel.
A lidocaína foi o primeiro anestésico local do tipo amida sintetizado ((1943). Qual a dose máxima do anestésico lidocaína a 2%, sem vasoconstritor, em tubetes anestésicos, a ser usado em um paciente pesando 50Kg?
5
6
7
8
10
Um paciente de vinte e oito anos de idade, com todos os dentes erupcionados, queixou-se de que uma restauração anterior estava escura e áspera, seus dentes estavam muito amarelos e um incisivo central estava mais escuro que os demais. Queixou-se, também, de um dente posterior que o incomodava quando mastigava e de outro dente, que doía quando tomava algo gelado ou comia algo doce. Após exame clínico, constatou-se que o dente 11 apresentava restauração em resina composta de classe IV mesial, com grande envolvimento estético, sinais de infiltração marginal, escurecimento e porosidade. Radiograficamente, observou-se que a restauração tinha média profundidade. O elemento 47 apresentava sintomatologia dolorosa provocada e, ao ser examinado, constatou-se lesão extensa de cárie envolvendo a face oclusal, que, no exame radiográfico, mostrou-se muito profunda. Não existia sinal de comprometimento pulpar, fato confirmado pela ausência de sinais radiográficos e por testes térmicos e de percussão. Verificouse que era o elemento 26 que, quando em função, apresentava sintomatologia dolorosa. Nesse dente, havia uma restauração em amálgama de classe II mésio-oclusal, que a radiografia revelou ser profunda e sem sinais de forramento da cavidade, nem interferências oclusais. O paciente relatou que esse dente passou a doer desde a confecção da restauração, há aproximadamente seis meses. Relatou, igualmente, que, durante a confecção, somente fora realizado o preparo e que, logo em seguida, o material foi condensado na cavidade. Os demais elementos dentários apresentaram-se hígidos e a análise oclusal do paciente revelou normalidade; observou-se, porém, que o paciente ocluía com força bastante acentuada.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens de 69 a 76.
O diagnóstico é imprescindível para o planejamento, precedendo o início de qualquer tratamento, e seu propósito é selecionar a forma mais adequada de intervenção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...