Questões de Odontologia

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Os profissionais da equipe de Saúde Bucal (eSB) podem estar ligados a ações intersetoriais nos próprios territórios, como, por exemplo, participar do Programa Saúde na Escola (PSE). O programa foi instituído em 2007, voltado à oferta de serviços de promoção da saúde no ambiente escolar. Com base nas proposições desse programa no que tange à participação da eSB, julgue o item a seguir.


Os profissionais de saúde bucal devem executar ações pontuais já conhecidas, como aplicação tópica de flúor e escovação supervisionada. Como se trata de práticas tipicamente odontológicas, não é necessário dialogar com os demais entes do PSE para a realização dessas atividades.

Os profissionais da equipe de Saúde Bucal (eSB) podem estar ligados a ações intersetoriais nos próprios territórios, como, por exemplo, participar do Programa Saúde na Escola (PSE). O programa foi instituído em 2007, voltado à oferta de serviços de promoção da saúde no ambiente escolar. Com base nas proposições desse programa no que tange à participação da eSB, julgue o item a seguir.


No que se refere ao processo de educação em saúde, os profissionais de saúde bucal podem qualificar tanto os outros profissionais da equipe de saúde quanto da educação com relação a esse tema, visando disseminar conhecimento e fortalecer as ações desenvolvidas no ambiente escolar.

Os profissionais da equipe de Saúde Bucal (eSB) podem estar ligados a ações intersetoriais nos próprios territórios, como, por exemplo, participar do Programa Saúde na Escola (PSE). O programa foi instituído em 2007, voltado à oferta de serviços de promoção da saúde no ambiente escolar. Com base nas proposições desse programa no que tange à participação da eSB, julgue o item a seguir.


O diálogo da eSB com a comunidade, envolvendo pais, professores e outros atores que influenciam a vida do escolar, faz-se importante, pois visa à fundamentação de hábitos saudáveis no ambiente escolar e familiar.

Os profissionais da equipe de Saúde Bucal (eSB) podem estar ligados a ações intersetoriais nos próprios territórios, como, por exemplo, participar do Programa Saúde na Escola (PSE). O programa foi instituído em 2007, voltado à oferta de serviços de promoção da saúde no ambiente escolar. Com base nas proposições desse programa no que tange à participação da eSB, julgue o item a seguir.


As ações realizadas no PSE, diferentemente das que ocorrem nas unidades básicas de saúde, não devem ser registradas no e-SUS ou em outro sistema de registro das informações, pois são ações coletivas.

Uma criança de 4 anos de idade foi levada por sua mãe à unidade de Saúde da Família (USF), com necessidade de atendimento odontológico. A criança chorava bastante e apontava para a região dos dentes superiores anteriores. Durante o acolhimento e a classificação de risco, o profissional responsável verificou FC = 100 bpm, FR = 34 irpm e SatO2 = 95%. Ao término da etapa da classificação de risco, o profissional inseriu a paciente na agenda do cirurgião-dentista (CD) para atendimento imediato, visto que o caso se tratava de uma urgência com queixa clínica, devendo assim ter atendimento priorizado. Ao iniciar o atendimento, o CD fez perguntas para fundamentar sua anamnese e observou, por meio do exame físico, a cavidade bucal da criança. A mãe relatou que a filha reclamava algumas vezes de dor ao comer alimentos doces e gelados e chorava constantemente há dois dias, sem remissão do quadro. Ao exame físico, foram observadas várias lesões cariosas nas regiões dos incisivos centrais superiores e inferiores, sendo o dente 51 o mais comprometido, com uma lesão de cárie extensa com exposição pulpar. Os demais dentes apresentavam lesões ativas de cárie em esmalte e lesões em dentina com cavitação.

Considerando esse caso e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


A eSB deve ser capaz de observar os fatores sociais e culturais nos quais a criança e o núcleo familiar estão inseridos e, a partir disso, traçar um plano terapêutico adequado, visto que essas questões podem influenciar no processo saúde-doença.

Uma criança de 4 anos de idade foi levada por sua mãe à unidade de Saúde da Família (USF), com necessidade de atendimento odontológico. A criança chorava bastante e apontava para a região dos dentes superiores anteriores. Durante o acolhimento e a classificação de risco, o profissional responsável verificou FC = 100 bpm, FR = 34 irpm e SatO2 = 95%. Ao término da etapa da classificação de risco, o profissional inseriu a paciente na agenda do cirurgião-dentista (CD) para atendimento imediato, visto que o caso se tratava de uma urgência com queixa clínica, devendo assim ter atendimento priorizado. Ao iniciar o atendimento, o CD fez perguntas para fundamentar sua anamnese e observou, por meio do exame físico, a cavidade bucal da criança. A mãe relatou que a filha reclamava algumas vezes de dor ao comer alimentos doces e gelados e chorava constantemente há dois dias, sem remissão do quadro. Ao exame físico, foram observadas várias lesões cariosas nas regiões dos incisivos centrais superiores e inferiores, sendo o dente 51 o mais comprometido, com uma lesão de cárie extensa com exposição pulpar. Os demais dentes apresentavam lesões ativas de cárie em esmalte e lesões em dentina com cavitação.

Considerando esse caso e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


O dentista da USF deve acessar o dente 51, fazer a pulpectomia e inserir medicação intracanal. Com relação às demais lesões de cárie, ele deve realizar somente aplicação tópica de flúor e dar alta à paciente.

Uma criança de 4 anos de idade foi levada por sua mãe à unidade de Saúde da Família (USF), com necessidade de atendimento odontológico. A criança chorava bastante e apontava para a região dos dentes superiores anteriores. Durante o acolhimento e a classificação de risco, o profissional responsável verificou FC = 100 bpm, FR = 34 irpm e SatO2 = 95%. Ao término da etapa da classificação de risco, o profissional inseriu a paciente na agenda do cirurgião-dentista (CD) para atendimento imediato, visto que o caso se tratava de uma urgência com queixa clínica, devendo assim ter atendimento priorizado. Ao iniciar o atendimento, o CD fez perguntas para fundamentar sua anamnese e observou, por meio do exame físico, a cavidade bucal da criança. A mãe relatou que a filha reclamava algumas vezes de dor ao comer alimentos doces e gelados e chorava constantemente há dois dias, sem remissão do quadro. Ao exame físico, foram observadas várias lesões cariosas nas regiões dos incisivos centrais superiores e inferiores, sendo o dente 51 o mais comprometido, com uma lesão de cárie extensa com exposição pulpar. Os demais dentes apresentavam lesões ativas de cárie em esmalte e lesões em dentina com cavitação.

Considerando esse caso e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


O dentista deve orientar a mãe a utilizar dentifrício fluoretado com 1.100 ppm de flúor na higienização bucal da criança e recomendar que ela instrua a filha quanto às técnicas de higiene.

Uma criança de 4 anos de idade foi levada por sua mãe à unidade de Saúde da Família (USF), com necessidade de atendimento odontológico. A criança chorava bastante e apontava para a região dos dentes superiores anteriores. Durante o acolhimento e a classificação de risco, o profissional responsável verificou FC = 100 bpm, FR = 34 irpm e SatO2 = 95%. Ao término da etapa da classificação de risco, o profissional inseriu a paciente na agenda do cirurgião-dentista (CD) para atendimento imediato, visto que o caso se tratava de uma urgência com queixa clínica, devendo assim ter atendimento priorizado. Ao iniciar o atendimento, o CD fez perguntas para fundamentar sua anamnese e observou, por meio do exame físico, a cavidade bucal da criança. A mãe relatou que a filha reclamava algumas vezes de dor ao comer alimentos doces e gelados e chorava constantemente há dois dias, sem remissão do quadro. Ao exame físico, foram observadas várias lesões cariosas nas regiões dos incisivos centrais superiores e inferiores, sendo o dente 51 o mais comprometido, com uma lesão de cárie extensa com exposição pulpar. Os demais dentes apresentavam lesões ativas de cárie em esmalte e lesões em dentina com cavitação.

Considerando esse caso e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Quanto ao tratamento dos demais dentes que possuem lesões em dentina sem comprometimento pulpar, o profissional de saúde pode utilizar técnicas manuais, visando à remoção seletiva do tecido cariado e à inserção do material restaurador.

Uma criança de 4 anos de idade foi levada por sua mãe à unidade de Saúde da Família (USF), com necessidade de atendimento odontológico. A criança chorava bastante e apontava para a região dos dentes superiores anteriores. Durante o acolhimento e a classificação de risco, o profissional responsável verificou FC = 100 bpm, FR = 34 irpm e SatO2 = 95%. Ao término da etapa da classificação de risco, o profissional inseriu a paciente na agenda do cirurgião-dentista (CD) para atendimento imediato, visto que o caso se tratava de uma urgência com queixa clínica, devendo assim ter atendimento priorizado. Ao iniciar o atendimento, o CD fez perguntas para fundamentar sua anamnese e observou, por meio do exame físico, a cavidade bucal da criança. A mãe relatou que a filha reclamava algumas vezes de dor ao comer alimentos doces e gelados e chorava constantemente há dois dias, sem remissão do quadro. Ao exame físico, foram observadas várias lesões cariosas nas regiões dos incisivos centrais superiores e inferiores, sendo o dente 51 o mais comprometido, com uma lesão de cárie extensa com exposição pulpar. Os demais dentes apresentavam lesões ativas de cárie em esmalte e lesões em dentina com cavitação.

Considerando esse caso e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


No desenho do plano terapêutico individual da criança, é importante que seja observada a melhora da higienização e da alimentação, entendendo que a cárie dentária possui influência sobre questões comportamentais relacionadas à dieta e à remoção do biofilme bucal.

A terapia fotodinâmica (PDT) antimicrobiana é considerada uma importante modalidade de tratamento complementar de infecções bucais localizadas, principalmente em casos de microrganismos multirresistentes. A sensibilidade de bactérias, vírus e fungos à PDT sugere a aplicabilidade dessa terapia em infecções localizadas de pouca profundidade e de microbiota conhecida.  

Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.


A aplicação tópica de um fotossensibilizador é interessante por estar em contato direto com os microrganismos e causar baixos efeitos colaterais no paciente.

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