Lista completa de Questões de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Marque a alternativa na qual a utilização da Técnica Restauradora Atraumática (ART) não representa a melhor alternativa de tratamento.
Cavidade rasa na superfície oclusal de dentes decíduos.
Lesão cervical cariosa de profundidade rasa, na superfície vestibular de caninos permanentes em pacientes com alta atividade de cárie.
Cavidade Classe IV em incisivos superiores decíduos.
Lesão proximal tipo túnel em pré-molar superior permanente.
A primeira conduta em caso de acidente com material perfuro-cortante durante atendimento de paciente HIV positivo é:
lavagem rigorosa com álcool;
uso de medicamento antiretroviral;
uso de antibiótico;
uso de anti-inflamatório e realização de exame sorológico;
lavagem rigorosa com água e sabão.
Por se tratar de um material restaurador de custo relativamente baixo e facilidade técnica, o uso do amálgama dental tem sido bastante difundido na Odontologia em Saúde Pública. Em relação ao uso do amálgama, marque a alternativa INCORRETA.
Está indicado em restaurações de dentes decíduos e restaurações de Classe I, II e V, em dentes permanentes.
A proteção pulpar pode ser feita com verniz cavitário, adesivo dentinário ou cimento de hidróxido de cálcio, dependendo da profundidade da cavidade.
Pode ser combinado à resina na mesma cavidade, aderindo-se a ela pelo embricamento mecânico.
Pode ser combinado ao Ionômero de Vidro ou aos Cimentos resinosos, na técnica de restauração de amálgama adesivo.
Não apresenta bom comportamento em cavidades extensas com paredes sem suporte.
Para limpeza das mãos, o agente antisséptico que dispensa enxágue é o:
gel alcoólico a 70%;
glutaraldeído 2%;
sabonete líquido;
álcool etílico;
água destilada.
Estudos recentes mostram que os tecidos gengivais supracrestais (espaço biológico periodontal) podem variar de 1,0 a 6,0 mm. Sabe-se que a invasão desse espaço resulta em inflamação e perda óssea periodontal. Para a colagem de um fragmento dentário de um elemento com fratura na altura da crista alveolar, deve-se realizar, previamente,
Uma paciente de quatorze anos de idade procurou atendimento médico após sofrer fratura na face mesiolingual do dente 36, tendo o resultado do exame clínico e radiográfico evidenciado o seguinte quadro: lesão de cárie mesioclusal profunda, com limite cervical na altura da crista óssea alveolar; teste de vitalidade pulpar positivo.
Com referência ao caso clínico acima, julgue os próximos itens.
A conduta clínica mais indicada é proceder à restauração do dente com resina composta.
Marque a alternativa correta sobre proteção radiológica.
Para maior proteção de radiação ao paciente, o auxiliar de saúde bucal sempre deve segurar o filme radiográfico na boca do paciente durante uma retirada de radiografia periapical.
Em um consultório com ausência de barreira protetora de chumbo, o ideal é que o auxiliar de saúde bucal juntamente com o cirurgião dentista sempre permaneça na direção do feixe útil.
O importante é que durante qualquer tomada radiográfica, o auxiliar de saúde bucal juntamente com o cirurgião dentista fique sempre a uma menor distância da cabeça do paciente.
Uma barreira protetora de chumbo deve obter uma espessura de no mínimo 1 mm de espessura.
A proteção ideal para o operador de raios x dentários é o seu posicionamento atrás das barreiras de chumbo de 2 mm durante o espaço de tempo que existe produção de raios x.
Os estudos têm revelado a eficácia dos sistemas adesivos para esmalte/dentina. Uma das características das restaurações diretas de uma cavidade classe V, utilizando resina composta, é o(a)
São instrumentos utilizados em procedimentos cirúrgicos, EXCETO:
brunidor.
cureta alveolar.
fórceps.
sindesmótomo.
porta-agulha.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...