Lista completa de Questões de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando os critérios utilizados pela classificação de Angle em relação aos incisivos e os segmentos vestibulares, assinale a opção correta.
As bordas incisais dos dentes inferiores ocluem ou se posicionam imediatamente abaixo do terço médio dos incisivos superiores na classe 1.
As bordas incisais dos dentes inferiores se posicionam posteriormente as do terço médio dos incisivos superiores que estão lingualizados e o trespasse vertical é profundo na classe 2 divisão 1.
As bordas incisais dos dentes inferiores se posicionam posteriormente ao terço médio dos incisivos centrais superiores que estão normalmente vestibularizados com aumento no trespasse horizontal na classe 2 divisão 2.
As bordas incisais dos dentes inferiores estão anteriorizadas em relação ao terço médio dos incisivos superiores e o trespasse vertical está reduzido ou invertido na classe 3.
O símbolo acima corresponde a resíduo
O símbolo acima corresponde a resíduo
radioativo.
infectante.
reciclável.
tóxico.
Atenção: Para resolução das questões de números 27 a 30, considere o enunciado abaixo.
Paciente com 5 anos de idade, sexo masculino, sofreu uma queda de patinete cerca de 30 minutos antes de sua chegada ao consultório odontológico. Seus pais trouxeram o dente 52 acondicionado em um recipiente com soro fisiológico. O dente 51 apresenta-se intruído e o dente 61 tem fratura de coroa e raiz.
Para realizar a anestesia com segurança e iniciar os procedimentos clínicos, é importante levar-se em consideração a
utilização de menor volume e maior concentração possível de anestésico que produza anestesia satisfatória.
escolha de anestésico com vasoconstritor para diminuir a velocidade de absorção e aumentar a duração de ação.
escolha de uma técnica de bloqueio regional, uma vez que reduz a necessidade de sucessivas aplicações requeridas pela técnica infiltrativa.
priorização de injeção intravascular do anestésico, devido à maior rapidez com que se obtém o efeito desejado.
conveniência de utilizar uma dose de anestésico local semelhante à de um adulto, visando preservar os níveis plasmáticos da solução anestésica.
Atenção: Para resolução das questões de números 31 e 32, considere o enunciado abaixo.
Durante a realização de um levantamento epidemiológico, o examinador avaliou um indivíduo com a condição descrita na figura abaixo.
No momento do exame epidemiológico, a condição relativa à necessidade de prótese é a de que o paciente
não necessita de prótese dentária.
necessita uma prótese, fixa ou removível, para substituição de mais de um elemento.
necessita uma prótese, fixa ou removível, para substituição de um elemento.
necessita uma combinação de próteses, para substituição de um e/ou mais de um elemento.
usa mais do que uma ponte fixa.
As seguintes características são desejáveis em dentições em desenvolvimento e nas já estabelecidas:
I maior número de contatos em MIC;
II movimentos mandibulares normais;
III coincidência de ORC e MIC;
IV posição de descanso normal .
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
A respeito de biossegurança, assinale a opção correta.
A antissepsia visa o controle da infecção a partir do uso de substâncias bactericidas ou bacteriostáticas de uso em superfícies.
Artigos críticos são instrumentos que não penetram na pele ou mucosa, mas que precisam de esterilização ou uso único
É recomendável o uso de óculos de proteção no paciente.
O uso de equipamentos de proteção individual evita a propagação de patógenos.
Atenção: Para resolução das questões de números 31 e 32, considere o enunciado abaixo.
Durante a realização de um levantamento epidemiológico, o examinador avaliou um indivíduo com a condição descrita na figura abaixo.
No momento do exame epidemiológico, a condição relativa ao uso de prótese é a de que o paciente
não necessita de prótese dentária.
não usa prótese dentária.
usa uma ou mais pontes fixas e uma ou mais próteses parciais removíveis.
usa mais do que uma ponte fixa.
usa prótese parcial removível.
Atenção: Para responder as questões de números 69 a 75, considere o enunciado abaixo.
Paciente com 19 anos de idade, sexo feminino, apresenta alto risco de cárie e tem necessidade de tratamento restaurador nos dentes 16, 26, 28, 36, 45 e 47.
A posição de trabalho do técnico em saúde bucal que realiza a instrumentação de um cirurgião-dentista destro na posição de 9 horas (índice gráfico ISO/FDI) deve ser:
2 horas.
5 horas.
7 horas.
3 horas.
4 horas.
Odontologia - Materiais e Instrumentais Odontológicos - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
A obtenção do molde e posterior modelo de estudo em gesso é um procedimento crítico e, como em qualquer outro trabalho odontológico, todos os passos são de igual importância. Assinale a alternativa correta sobre esse assunto.
A proporção (água/pó) é feita em peso (gramas) do pó e em volume (ml) da água, sendo variável quanto ao tipo de gesso, dentro das seguintes médias para o Gesso Comum: A/P 0,5% - 50 ml de água para 100g de gesso e para o Gesso Pedra: A/P 0,3% - 30 ml de água para 100g de gesso.
A espatulação deve ser suave por aproximadamente 45 seg que é o tempo suficiente para incorporar todo o pó ao líquido, obtendo uma massa cremosa e homogênea.
A proporção (Água/Pó) é feita em peso (gramas) do pó e em volume (ml) da água, sendo variável quanto ao tipo de gesso, dentro das seguintes médias para o Gesso Comum: A/P 0,5% - 30 ml de água para 100g de gesso e para o Gesso Pedra: A/P 0,3% - 50 ml de água para 100g de gesso.
A espatulação deve ser suave por aproximadamente 3 min que é o tempo suficiente para incorporar todo o pó ao líquido, obtendo uma massa cremosa e homogênea.
A espatulação deve ser vigorosa por aproximadamente 90 seg que é o tempo suficiente para incorporar todo o pó ao líquido, obtendo uma massa cremosa e homogênea.
Atenção: Para responder as questões de números 69 a 75, considere o enunciado abaixo.
Paciente com 19 anos de idade, sexo feminino, apresenta alto risco de cárie e tem necessidade de tratamento restaurador nos dentes 16, 26, 28, 36, 45 e 47.
A localização de instrumentos e equipamentos deve ser próxima do operador e do instrumentador, dentro da chamada zona de transferência, que tem como centro a boca do paciente e apresenta um raio de
70 cm
50 cm
10 cm
12 cm
15 cm
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...