Questões de Odontologia

Lista completa de Questões de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Restaurações indiretas, em dentes posteriores com grandes perdas, incluindo cúspides:

I- As restaurações indiretas de resina composta tipo inlay são menos resistentes que as Onlay de resina composta.

II- Restaurações onlay de cerâmica pura fraturam com mais freqüência que as de polímeros.

III- Restaurações Inlay e Onlay metálicas são indicadas em pacientes com bruxismo.

IV- Inlay e Onlays são indicadas, quando as restaurações diretas não correspondem às exigências locais de resistência e estética.

V- Os Inlays e Onlay são procedimentos mais simples, pois são confeccionados pelo laboratório, cabendo ao dentista apenas fazer o preparo e cimentar.

 

É correto apenas o que se afirma em:

  • A.

    I, II, e IV.

  • B.

    I, III e V.

  • C.

    III, IV e V.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, III e V.

Instruções: Para resolução das questões de números 41 e 42, considere o enunciado a seguir:

A mãe de paciente recém-nascido, do sexo masculino, refere ser infectada pelo HIV.

Com relação à amamentação do bebê,

  • A.

    a livre demanda constitui o melhor regime de aleitamento materno.

  • B.

    o aleitamento materno está temporariamente contraindicado.

  • C.

    o desmame precoce pode ser ocasionado por depressão puerperal.

  • D.

    é indicado o leite em pó modificado para atender às necessidades infantis.

  • E.

    o desmame deve ser estimulado após os 6 meses de vida.

Acerca de conceitos utilizados na radiologia bucomaxilofacial, julgue os próximos itens.

Na radiografia cefalométrica, o plano de Frankfurt é uma linha que liga os pontos pório e orbitário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com a utilização da técnica correta de cimentação adesiva para restaurações indiretas de porcelana (laminados e inlay/onlay), o valor de resistência de união entre o adesivo e a cerâmica é superior a

  • A.

    02 MPa.

  • B.

    20 MPa.

  • C.

    05 MPa.

  • D.

    10 MPa.

  • E.

    12 MPa.

Instruções: Para resolução das questões de números 41 e 42, considere o enunciado a seguir:

A mãe de paciente recém-nascido, do sexo masculino, refere ser infectada pelo HIV.

Sendo necessário um tempo longo para definição do diagnóstico de infecção da criança pelo HIV, este bebê deve

  • A.

    receber a vacina contra tuberculose (BCG-ID) logo após o nascimento, pela maior exposição em seu ambiente familiar.

  • B.

    ter o início da vacinação postergado, visando à aplicação de doses corretas para cada morbidade.

  • C.

    ser examinado para detectar a presença de sinais, com objetivo de selecionar algumas vacinas do calendário oficial de vacinação.

  • D.

    ser vacinado precocemente, com objetivo de promover sua imunização contra as doenças infantis.

  • E.

    receber a vacina oral contra poliomielite, pois o vírus vacinal pode ser transmitido à mãe imunodeficiente.

Acerca de conceitos utilizados na radiologia bucomaxilofacial, julgue os próximos itens.

A tomografia traz algumas vantagens sobre a radiografia convencional, como, por exemplo, a capacidade de reconstrução das imagens em três dimensões pela utilização de software e por não usar radiação para a obtenção das imagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

Instruções: Para resolução das questões de números 36 a 40, considere o enunciado a seguir:

Mãe de paciente de 5 anos de idade, sexo feminino, relata uso frequente de chupeta pela criança. O exame físico mostra pequenas calosidades no dorso do polegar, indicando o hábito de sucção digital. Ao exame clínico, são observadas mordida aberta anterior, constrição do arco maxilar e mordida cruzada posterior.

Considerando-se a etiologia da má-oclusão apresentada por esta paciente, uma característica da mordida aberta anterior consiste em

  • A.

    forma simétrica.

  • B.

    forma assimétrica.

  • C.

    ausência de diastema.

  • D.

    arco tipo I de Baume.

  • E.

    arco de forma ovóide.

Instruções: Para resolução das questões de números 61 a 66, considere o enunciado a seguir.

Paciente com 19 anos de idade, sexo masculino, chega ao consultório odontológico cerca de 40 minutos após uma queda de bicicleta.

Com o objetivo de estabelecer uma ordem de prioridade de intervenção imediata durante o atendimento de urgência, a escolha recai sobre a

  • A.

    trinca do esmalte.

  • B.

    fratura radicular.

  • C.

    fratura coronária de esmalte.

  • D.

    concussão.

  • E.

    luxação intrusiva.

Um rapaz com 19 anos de idade apresentou-se a um serviço de emergência odontológica relatando dor espontânea na região dos prémolares superiores direitos. No exame clínico, foi detectada a exposição pulpar por lesão cariosa no dente 24. A radiografia periapical inicial confirmou a cárie profunda na face distal do citado dente e uma lesão incipiente na mesial do dente 25.

Em face desse quadro clínico, julgue os itens a seguir.

O exame radiográfico em questão não identificou a fonte de dor pulpar, mas dá indícios de sua causa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Instruções: Para resolução das questões de números 36 a 40, considere o enunciado a seguir:

Mãe de paciente de 5 anos de idade, sexo feminino, relata uso frequente de chupeta pela criança. O exame físico mostra pequenas calosidades no dorso do polegar, indicando o hábito de sucção digital. Ao exame clínico, são observadas mordida aberta anterior, constrição do arco maxilar e mordida cruzada posterior.

A recomendação de interromper o hábito de sucção digital nesta idade constitui uma medida

  • A.

    independente de procedimentos psicológicos, devido à imaturidade infantil.

  • B.

    desnecessária, pois há forte probabilidade de autocorreção da mordida cruzada posterior.

  • C.

    precoce, pois a intervenção ortodôntica será realizada na fase de dentição permanente.

  • D.

    dependente de procedimentos fonoaudiológicos, devido às alterações na fala.

  • E.

    importante, uma vez que a persistência na fase de dentadura promove má oclusão.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...