Lista completa de Questões de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O diagnóstico provável para o caso relatado no texto é
pulpite reversível.
pulpite irreversível assintomática.
sensibilidade dentinária.
síndrome do dente rachado.
Para o preparo cavitário, são necessários instrumentos que proporcionem acesso à lesão que afeta a estrutura dentária. Entre os instrumentos operatórios disponíveis, os instrumentos cortantes manuais e rotatórios são muito utilizados na prática odontológica. Com relação a esses instrumentos, assinale a opção incorreta.
As enxadas têm seu uso indicado principalmente para acabamento final das paredes internas das cavidades.
As brocas esféricas são indicadas principalmente para remoção de tecido cariado, confecção de retenções e acesso a cavidades de dentes anteriores, ao passo que as de cone invertido são utilizadas para determinar sulcos e canaletas em cavidades para restaurações metálicas fundidas.
Quando o instrumento rotatório gira a mais de 4.000 rpm, ele deve ser refrigerado com spray água-ar lançados sobre a parte ativa da broca, a fim de serem evitados danos pulpares.
As vibrações provocadas por instrumentos rotatórios podem produzir lesões pulpares na região correspondente ao preparo cavitário.
Julgue os itens seguintes relacionados ao tratamento não-restaurador da cárie dentária.
Placa bacteriana madura aderida a superfície dentária é removida pela escovação dentária habitual.
Pelo que estabelece a Lei 8080 em relação à participação da iniciativa privada no SUS, é CORRETO afirmar.
Não pode participar do SUS.
Pode participar em situações de calamidade pública ou catástrofes.
Pode participar em caráter complementar, observados os princípios éticos e as normas expedidas pelos órgãos de direção do SUS quanto ao seu funcionamento.
A assistência à saúde é livre à iniciativa privada, respeitando o SUS as características próprias de cada empresa ou profissional participante.
Estão corretas as alternativas "A" e "D".
A inflamação gengival é uma conseqüência do acúmulo de placa bacteriana. Sua forma inicial é conhecida como gengivite e, em estágios mais avançados, é denominada periodontite. Os sinais clínicos diferenciais entre a gengivite e a periodontite incluem
presença de cálculo.
mobilidade dentária.
sangramento.
mau hálito.
Acerca dos recursos utilizados no diagnóstico em endodontia, julgue os seguintes itens.
I Por meio do teste elétrico, pode-se verificar a condição da circulação pulpar pela medida da sensibilidade das fibras do tipo A-delta, o que torna esse teste confiável para se avaliar a condição pulpar.
II O tetrafluoretano e o diclorodifluormetano são substâncias utilizadas na avaliação pulpar que produzem dor rápida, localizada e com regressão imediata após a remoção do estímulo nos casos de pulpite irreversível.
III O teste de cavidade é utilizado para se verificar a condição pulpar apenas quando os outros testes aplicados produzirem respostas negativas ou duvidosas e que dificultam o diagnóstico.
IV O teste de palpação na região correspondente ao ápice radicular é fundamental para o estabelecimento do diagnóstico das infecções periapicais de natureza aguda.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
É praticamente impossível que qualquer forma de injúria à polpa seja totalmente evitada durante procedimentos restauradores. Além do trauma decorrente do preparo cavitário, agentes químicos provenientes dos materiais e infiltração bacteriana podem provocar reações pulpares adversas. Julgue os itens a seguir relativos a procedimentos de proteção do CDP em que se utiliza sistema adesivo.
I Em cavidades muito profundas (menos de 0,5 mm de espessura dentinária), a proteção de agentes forradores e bases pode ser substituída pela hibridização.
II Imperfeições na hibridização da dentina podem resultar em sensibilidade pós-operatória prolongada ao frio e sensibilidade à pressão mastigatória.
III A contração das fibrilas colágenas expostas, após condicionamento ácido na dentina, é que permite a penetração do sistema adesivo.
IV A capacidade do material restaurador de selar as margens da cavidade e de prevenir a microinfiltração é a variável mais importante na determinação da reação pulpar, após condicionamento ácido sobre a dentina.
A quantidade de itens certos é igual a
Julgue os itens subseqüentes relativos ao diagnóstico da cárie e aos fatores a ela relacionados.
O crescimento bacteriano sobre a superfície dentária está diretamente relacionado com o estágio de erupção dentária.
Regula, em todo o território Nacional, as ações e os serviços de saúde executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais jurídicas de direito público ou privado:
Lei 8.142
NOB 1996
Lei 8.080.
NOAS 2001.
NOB 1991.
Em relação à proteção do complexo dentinopulpar e à terapia pulpar, assinale a opção incorreta.
As pulpotomias são contra-indicadas em dentes com dor espontânea e contínua, que não cessa com uso de analgésicos comuns, ou em casos de ausência de respostas a estímulos térmicos.
A curetagem pulpar envolve a excisão de uma pequena quantidade de tecido conjuntivo pulpar, expondo um tecido subjacente livre de inflamação e aumentando a área de contato com o material de proteção.
A utilização do cimento ionomérico como material protetor se deve a algumas propriedades, como menor potencial de irritação do complexo dentinopulpar, adesividade às estruturas dentárias, ação antimicrobiana e coeficiente térmico linear bem menor que o da estrutura dentária.
As propriedades biológicas do agregado de trióxido mineral (MTA) são, praticamente, as mesmas do hidróxido de cálcio. As partículas hidrofílicas de fosfato de cálcio e óxido de cálcio, em presença de água, transformam-se em hidróxido de cálcio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...