Lista completa de Questões de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Lesões traumáticas em dentes anteriores constituem um dos problemas da odontologia. Julgue os próximos itens, a respeito de traumatologia.
O tratamento indicado para a subluxação em casos de pequena mobilidade dentária é a imobilização com splints, por um período máximo de 15 dias.
Odontologia - Técnicas Cirúrgicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Na técnica primeira, segundo Graziani, para remoção de dois dentes consecutivos erupcionados, a fase cirúrgica consiste em tempos operatórios, descritos, seqüencialmente, a seguir:
sindesmotomia palatina; sindesmotomia vestibular; remoção do primeiro dente; remoção do segundo dente; remoção de cristas e arestas; curetagem do alvéolo; sutura.
sindesmotomia palatina; remoção do primeiro dente; sindesmotomia vestibular; remoção do segundo dente; remoção de cristas e arestas; curetagem do alvéolo; sutura.
remoção do primeiro dente; sindesmotomia palatina; remoção do segundo dente; sindesmotomia vestibular; remoção de cristas e arestas.
sindesmotomia vestibular; remoção de cristas e arestas; sindesmotomia palatina; remoção do primeiro dente; remoção do segundo dente; curetagem do alvéolo; sutura.
sindesmotomia vestibular; sindesmotomia palatina ou lingual; remoção do primeiro dente; remoção do segundo dente; remoção de cristas e arestas; curetagem do alvéolo sutura.
Pacientes indicados para cirurgia e que fazem uso intra-venoso de heparina devem aguardar a realização do procedimento depois de sua suspensão por um mínimo de
24 horas
48 horas
72 horas
6 horas.
Julgue os itens seguintes no que se refere aos fatores que orientam a proteção do complexo dentinopulpar.
O capeamento pulpar direto é indicado em situações de exposição mecânica e acidental, em que a polpa vital esteja em um estado de reversibilidade.
Julgue os itens seguintes no que se refere aos fatores que orientam a proteção do complexo dentinopulpar.
O tratamento expectante é indicado nos casos de lesões cariosas agudas muito profundas, com ausência de dor espontânea e com resposta aos estímulos táteis e térmicos, especialmente ao frio, geralmente com declínio rápido.
A escolha do material restaurador a ser empregado em uma cavidade depende, basicamente, do remanescente dental. Baseado nisso, assinale a alternativa incorreta.
É necessário o conhecimento das propriedades, composição, desempenho e características clínicas dos materiais para a seleção do material apropriado.
O amálgama pode ter sucesso clínico atribuído ao seu ótimo desempenho em relação à infiltração marginal.
Os cimentos de silicato são os materiais de eleição para restaurações estéticas de dentes posteriores.
Os cimentos de ionômero de vidro podem ter sua formulação modificada e, então, ser fotopolimerizáveis
As resinas universais podem ser utilizadas em dentes anteriores.
Julgue os itens seguintes no que se refere aos fatores que orientam a proteção do complexo dentinopulpar.
Cavidades que clinicamente têm a mesma profundidade podem ser totalmente diversas e um dos fatores que explicam esse fato é a idade do paciente, já que a formação fisiológica da dentina terciária se dá após a erupção dentária.
O amálgama retido a pino cimentado é uma forma de retenção utilizada em dentes:
"Inicia-se como inflamação difusa da mucosa, acompanhada de dor, febre e mal-estar. Dois ou três dias após, aparecem pequenas vesículas que se rompem, transformando-se em úlceras cobertas por um exsudato amarelado e contornadas por uma zona avermelhada". Marque a alteração patológica do periodonto, correspondente a essa descrição.
Gengivite ulcerosa necrosante aguda
Fibromatose gengival hereditária
Gengivoestomatite herpética
Hiperplasia gengival dilantínica
Paciente do sexo feminino, com 35 anos relata que, ao realizar a higiene interproximal entre os dentes 22 e 23, ocorre sangramento gengival, e o fio dental se desfia. Ao exame clínico e sondagem da área, observa-se uma restauração de amálgama na face mesial do dente 23, com contorno vestibular e lingual corretos, ausência de ponto de contato e excesso de material restaurador subgengivalmente. Estas deficiências, em geral, ocorrem devido à
ausência de cunha interproximal durante a confecção da restauração.
ausência de isolamento absoluto durante confecção da restauração.
utilização excessiva de tiras de lixa na face proximal.
não há qualquer relação entre o exposto pela paciente e o excesso da restauração
ausência de porta-matriz durante a confecção da restauração.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...