Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A classificação idealizada por Earte H. Spaulding, em 1972, de objetos segundo os níveis de desinfecção e esterilização é dividida em itens críticos, semicríticos e nãocríticos. Assinale a afirmativa CORRETA:
Itens críticos, como brocas, aceitam desinfecção e esterilização.
Itens semicríticos, como pontas montadas, exigem desinfecção de alto nível.
Itens não-críticos, como localizadores de filmes radiográficos, devem sofrer desinfecção.
Itens não-críticos, como cadeira e piso, aceitam desinfecção com solução tuberculicida de nível intermediário.
Na elaboração do projeto físico do serviço odontológico, devem ser seguidas as disposições contidas na RDC/Anvisa no 50, de 21 de fevereiro de 2002, e suas atualizações, e legislação vigente no estado e município de sua localização.
Portanto, é CORRETO afirmar:
É indicada a Central de Material Esterilizado simplificada em dois ambientes contíguos em consultórios odontológicos individuais.
Em todas as áreas do estabelecimento de saúde, pode-se utilizar o forro removível, por razões ligadas à manutenção, limpeza e desinfecção.
Os materiais cerâmicos usados nos pisos e paredes das áreas críticas podem sofrer rejunte das peças com material à base de cimento resistente à lavagem.
O consultório odontológico individual deve possuir uma área mínima de 9 m2 e, para consultórios coletivos, a distância mínima entre duas cadeiras deve ser de 2 m, para permitir a circulação de profissionais e minimizar as contaminação por aerossóis.
As normas de controle de infecção consistem em um conjunto de medidas para o controle das infecções, que são adotadas, universalmente, como forma eficaz de redução de risco ocupacional e da transmissão de microrganismos nos serviços de saúde. Assinale a opção correta acerca dessas normas.
As luvas de látex não-estéreis utilizadas para procedimentos semicríticos podem ser reutilizadas em função do baixo risco dos procedimentos a que elas se destinam.
As luvas cirúrgicas estéreis devem ser utilizadas em todos os procedimentos críticos em que ocorra invasão do sistema vascular e, por serem espessas, permitem que sejam reutilizadas.
Não há necessidade de esterilização da alta rotação, do contra-ângulo e de peça de mão, os quais devem apenas ser lavados com água e sabão, entre o atendimento de um paciente e outro.
O processo de esterilização em estufa para instrumental odontológico deve ser realizado por 60 minutos à temperatura de 120 ºC.
Os moldes e modelos devem passar por processo de desinfecção antes de serem enviados aos laboratórios de prótese.
Qual a cor dos sacos de lixo que se recomenda, para a coleta de material contaminante dos consultórios dentários?
Branca
Amarela
Verde
Vermelha
Preta
Antes de qualquer procedimento odontológico, o auxiliar deve promover a desinfecção dos equipamentos que serão utilizados. Que equipamentos NÃO sofrem desinfecção?
Alta rotação, micromotor e seringa carpule.
Interruptor do refletor, alça do refletor e comando da cadeira.
Mangueira do sugador, cuspideira e torneiras manuais.
Mesa clínica, braços do mocho e alavanca do mocho.
Cadeira odontológica, mochos e equipo.
Assinale a alternativa que indica corretamente quando e como deve ser feita a manutenção de uma autoclave.
Mensalmente, devem ser feitas a verificação do nível apropriado de água destilada e a lavagemdas bandejas com água e detergente.
Diariamente, deve ser feita a limpeza com solução apropriada, normalmente indicada pelo fabricante, do sistema de descarga do fluxo de água na câmara.
Diariamente, devem ser feitas a manutenção do nível apropriado de água destilada e a lavagemdas bandejas e superfícies internas da câmara com água e detergente neutro, bem como do filtro.
Mensalmente deve ser feita a limpeza com solução apropriada, normalmente indicada pelo fabricante, do sistema de descarga do fluxo de água na câmara.
Semestralmente, devem ser feitas a manutenção do nível apropriado de água destilada e a lavagem das bandejas com água e detergente neutro.
Sobre os cuidados que se devem ser tomados com os instrumentais contaminados, é correto afirmar que eles devem:
Ser lavados com água e sabão, passados em álcool absoluto para desinfetá-los e guardados em caixas lacradas.
Ser lavados em solução álcool-éter, esfregados com palhas de aço, enxaguados, secos, esterilizados e guardados em caixas herméticas.
Sofrer processo de prévia desinfecção, lavados manualmente ou com ultra-som, enxaguados, secos, esterilizados e embalados em papel esterilizado.
Ser lavados com água e sabão, lavados em solução de álcool absoluto, secos, esterilizados e embalados em caixas lacradas.
Sofrer processo de prévia desinfecção, lavados com água e sabão, secos, embalados em embalagens específicas e levados ao processo de esterilização.
Considerando que a correta limpeza do instrumental odontológico representa uma etapa essencial para o controle microbiano, julgue os itens seguintes.
Para esterilização em autoclave, recomenda-se que o invólucro seja de algodão cru, duplo, com trama têxtil adequada, de papel com grau cirúrgico, de papel kraft ou de filme de poliamida, sendo igualmente correto o uso de envelopes plásticos.
Considerando que a correta limpeza do instrumental odontológico representa uma etapa essencial para o controle microbiano, julgue os itens seguintes.
A secagem do instrumental deve ser feita com pano limpo e seco ou em estufa a 60 ºC.
Considerando que a correta limpeza do instrumental odontológico representa uma etapa essencial para o controle microbiano, julgue os itens seguintes.
Na pré-lavagem manual, antes da escovação, é recomendada a imersão do material utilizado em solução enzimática ou desencrostante, de 5 min a 20 min, dependendo esse tempo da substância utilizada e da procedência clínica do instrumental.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...