Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Odontologia - Manejo de Pacientes Especiais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A xerostomia é uma manifestação bucal relativamente comum em pacientes idosos, em diversas situações clínicas. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
A xerostomia ocorre na maioria dos pacientes que recebem radiação para câncer da cabeça ou pescoço. A gravidade da xerostomia não se correlaciona com a dose de radiação e, sim, com a quantidade de tecido a ser irradiado.
Amitriptilina, propanolol e cimetidina, drogas muito usadas pelos idosos, são causa de xerostomia.
Quando a velocidade do fluxo salivar reduz 20%, considerase a condição de boca seca.
Tanto o fluxo salivar não-estimulado quanto o estimulado são reduzidos pelo uso de amitriptilina.
A doença sistêmica mais comumente associada com a xerostomia é o diabetes melito.
Odontologia - Manejo de Pacientes Especiais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
No que se refere ao tratamento de pacientes grávidas, assinale a opção correta.
Quando for necessário, deve-se usar antibiótico e não recomendar eritromicinas ou tetraciclinas a essas pacientes.
Os tumores gravídicos, lesões idênticas aos granulomas piogênicos, ainda que assintomáticos, devem ser removidos assim que diagnosticados.
A gengivite gravídica é mais intensa no terceiro trimestre da gravidez.
Deve-se considerar que essas pacientes apresentam aumento de 50% no débito cardíaco e estão sujeitas a taquicardia e sopros de fluxo.
Deve-se redobrar a atenção no que se refere à freqüência respiratória dessas pacientes, que se reduz durante a gestação.
Odontologia - Manejo de Pacientes Especiais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção correta acerca da avaliação e tratamento de paciente portador de necessidades especiais (PNE).
Paciente idoso com diabetes bem controlada não apresenta maior incidência ou maior gravidade de doença periodontal.
Todo paciente com história de insuficiência cardíaca congestiva deverá fazer consulta médica antes de procedimento dentário eletivo.
Pacientes com diagnóstico de arritmia devem ser cuidadosamente examinados para que sejam diagnosticadas possíveis alterações bucais decorrentes dessa anomalia.
Pacientes com diagnóstico de bradicardia, com freqüência cardíaca regular acima de 50 bpm e em uso de propanolol, deverão ser avaliados em consulta médica para realização posterior de procedimentos dentários não-cirúrgicos dos tipos I a III.
Paciente portador de marca-passo deverá fazer profilaxia com antibiótico antes de qualquer tratamento dentário.
Odontologia - Manejo de Pacientes Especiais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
No atendimento a paciente com diagnóstico de diabetes melito, o dentista responsável deve
adiar o procedimento de rotina, em caso de atendimento a paciente de alto risco, ainda que se observe infecção dentária ativa, até que o paciente esteja estabilizado.
utilizar preferencialmente materiais de sutura reabsorvíveis.
considerar técnicas de sedação adjuvante apenas no caso de atendimento a pacientes classificados como de alto risco.
dividir, quando possível, os procedimentos demorados em várias consultas de curta duração, visando à redução do estresse do paciente.
solicitar avaliação médica desse paciente antes de qualquer procedimento dentário.
Odontologia - Manejo de Pacientes Especiais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção correta considerando o atendimento de um paciente com diabetes melito.
Os pacientes não-hospitalizados devem ser instruídos a reduzirem pela metade a dosagem de hipoglicemiantes orais usada para todos os procedimentos dentários.
Os pacientes de alto risco podem ser tratados com esquema normal para todos os procedimentos dentários restauradores de rotina (tipos I a III).
Os pacientes diabéticos com glicemia abaixo de 250 mg/dL são considerados de baixo risco para procedimentos dentários.
Os pacientes diabéticos hospitalizados devem ser orientados a reduzir sua dieta nos dias que antecedem procedimentos dentários cirúrgicos moderados ou extensos.
Para minimizar a possibilidade de hipoglicemia durante procedimento dentário, o paciente não-hospitalizado deverá ter sua consulta marcada para o meio da manhã, devendo ser orientado a alimentar-se normalmente pela manhã.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Paciente, B.N.R, 19 anos, apresentou-se no consultório odontológico com inflamação em forma de abscesso dento alveolar agudo e formação de pus. O bordo inferior do corpo e ramo ascendente da mandíbula estavam envolvidos no processo, ocasionando uma assimetria facial pelo aumento de volume. Não havia relato de sensibilidade dolorosa à palpação. Gânglios linfáticos enfartados na região submandibular se faziam presentes. No exame intrabucal foi verificada a presença de um molar inferior cariado, com polpa necrosada na mesma região do edema. O exame radiográfico mostrou uma massa lusiforme de tecido ósseo neoformado, sob forma de lâminas concêntricas e uma área pouco calcificada com grandes espaços medulares. Devido ao elemento dentário estar com pouca estrutura sadia restante e a raiz não permitir participar de pilar protético, foi indicada a extração do mesmo. O processo regrediu após remoção do elemento. Pode-se, então, associar o processo descrito como sendo de qual tipo de osteomielite:
supurativa aguda.
crônica esclerosante focal.
crônica esclerosante difusa.
de Garré.
O tumor odontogênico epitelial calcificante pode apresentar vários aspectos radiográficos e os dois mais comuns são:
Odontologia - Interpretação Radiográfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O conhecimento dos mecanismos biológicos do crescimento e do desenvolvimento humano, em especial do complexo craniofacial, é de fundamental importância na avaliação odontológica em crianças e adolescentes. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.
Radiograficamente, na fusão dentária, podem ser observados dois dentes com duas raízes e dois canais radiculares.
A observação de uma área mais radiopaca do que a dentina normal pode estar presente entre a imagem radiolúcida da lesão de cárie oclusal e da polpa, podendo ser indicativa de
A interpretação da imagem radiográfica exige do profissional a obediência a alguns princípios para o reconhecimento correto das diferentes imagens. Com relação a esses princípios, é INCORRETO afirmar que
a região analisada deve aparecer totalmente e na incidência que melhor a reproduza.
a interpretação deve abranger não somente os limites de uma região suspeita, mas também mostrar o tecido ósseo normal que a circunda.
as patologias ósseas aparecem na radiografia com imagem radiolúcida que faz com que se diferenciem das estruturas anatômicas da região.
para interpretação deve-se ter conhecimento das estruturas anatômicas, assim como das entidades patológicas que possam provocar o aparecimento de imagens radiográficas.
para analisar uma imagem radiográfica, esta deve se apresentar tecnicamente boa, apresentando um máximo de detalhe e grau médio de densidade e contraste.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...