Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O conhecimento dos mecanismos biológicos do crescimento e do desenvolvimento humano, em especial do complexo craniofacial, é de fundamental importância na avaliação odontológica em crianças e adolescentes. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.
A hiperdontia é uma anomalia dentária em que é observado o desenvolvimento de um número maior de dentes e se manifesta somente em síndromes ou seqüências.
Julgue os itens a seguir, que versam acerca de dentes inclusos.
O ameloblastoma pode-se originar do epitélio contido dentro do folículo dentário, que geralmente está presente nos dentes inclusos, principalmente em terceiros molares inferiores.
Julgue os itens subseqüentes, que versam acerca das lesões que apresentam células gigantes multinucleadas no exame histopatológico.
O tumor marrom do hiperparatireoidismo, também denominado osteíte fibrosa cística, é uma lesão monofocal, o que exige a avaliação dos níveis séricos do paratormônio e a realização, especificamente, de radiografias da face e do crânio, onde a ocorrência desse tumor é mais freqüente.
Julgue os itens subseqüentes, que versam acerca das lesões que apresentam células gigantes multinucleadas no exame histopatológico.
Granuloma central de células gigantes, granuloma periférico de células gigantes, cisto aneurismático e tumor marrom do hiperparatireoidismo são lesões difíceis de se distinguirem no exame histológico. Suas características clínicas são fundamentais para a realização do diagnóstico diferencial.
Paciente com 7 anos de idade, sexo masculino, não apresenta o dente 75 erupcionado. O exame radiográfico de rotina mostra margens bem delimitadas circundando uma área unilocular e homogênea próxima à região deste dente. Este achado sugere o diagnóstico de
cisto ósseo.
amelobastoma.
queratocisto odontogênico.
mixoma odontogênico.
fibroma ameloblástico.
Paciente com 19 anos de idade, sexo masculino, apresenta queixa de febre, mal-estar e linfoadenopatia persistente por mais de 2 semanas. O exame clínico mostra petéquias no palato, com pequenas úlceras não precedidas por vesículas. O diagnóstico provável é
eritema multiforme.
mononucleose infecciosa.
gengivoestomatite herpética primária.
herpangina.
estomatite aftosa.
Para o diagnóstico e a anamnese, visando a melhor qualidade da entrevista essencial, alguns métodos são utilizados. Dentre eles, as perguntas
contraditórias, que são eficientes para obter informações retidas ou inconsistentes.
fechadas, que sugerem uma resposta dentro da própria pergunta.
dirigidas, que obrigam a informações específicas.
abertas, que oferecem ao paciente uma forma de revelar informações além do que é requerido pela questão.
indiretas, que induzem o paciente a uma narrativa.
Assinale a alternativa INCORRETA.
São consideradas manifestações orais NÃO infecciosas resultantes tanto da radiação como da quimioterapia:
Candida albicans é um microorganismo fúngico semelhante à levedura promovendo a infecção denominada Candidose, que clinicamente pode ser do tipo pseudomembranosa, cuja aparência e sintomas são, respectivamente:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...