Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao preparo adequado do dente para a restauração, julgue os itens que se seguem.
A cavidade preparada em um dente é classificada, de acordo com o número de paredes e profundidade envolvidas, em simples, composta ou complexa.
Com relação ao preparo adequado do dente para a restauração, julgue os itens que se seguem.
Após a conclusão do preparo cavitário, são necessários os seguintes procedimentos: observação da anatomia do dente e de suas relações com os dentes vizinhos; teste de vitalidade; radiografia; exame da forma e do tamanho da câmara pulpar; análise funcional da oclusão; avaliação das condições periodontais.
Odontologia - Dentística - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
Paciente está insatisfeito com a cor dos seus dentes e decide clareá-los. Ao exame clínico, é identificado que o elemento 11 possui coloração mais acentuada, em virtude de trauma na infância e posterior tratamento endodôntico. No 22, foi observado manchamento por tetraciclina moderada sem bandas e sem história de tratamento endodôntico. Assinale a alternativa que apresenta a origem do escurecimento e o tratamento indicado para cada dente.
Odontologia - Dentística - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
Paciente em exame clínico apresenta lesões cariosas, sensibilidade dolorosa e medo à presença do dentista. Segundo os critérios específicos para tratamento restaurador, os critérios que indicariam a realização das restaurações são:
presença de sintomas de dor pulpar, cárie de superfície, tentativas anteriores de fracasso no tratamento à cárie.
ausência de cárie secundária, prejuízo de oclusão, boa situação de higiene bucal.
restauração em excesso, correta posição dos dentes na arcada, presença de resposta alérgica provida de materiais restauradores.
presença de cicatrículas em esmalte que não envolvem a dentina.
aparência estética satisfatória da restauração.
Odontologia - Dentística - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
Quanto à adesão, pode-se afirmar que
por apresentar os túbulos dentinários, a dentina torna-se mais favorável à adesão do que o esmalte.
a morfologia da smear layer é determinada pelo tipo do instrumento que a cria e pela zona de dentina onde é formada.
os valores de adesão são iguais em todas as profundidades da dentina, porém a diferença de profundidade afeta a adesão dos adesivos.
o coeficiente de expansão das estruturas dentinárias é cerca de 4 vezes maior que o coeficiente de expansão térmica da resina composta.
a remoção da smear layer e dos smear plugs por substâncias acídicas pode resultar em uma diminuição de fluxo do fluído tubular para a superfície e, assim, facilitar a adesão.
Odontologia - Dentística - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
Sobre a relação dos condicionadores ácidos e os adesivos dentinários, assinale a afirmativa correta.
Os valores ideais de adesão das resinas compostas ao esmalte condicionado estão entre valores de 2 MPa a 10 MPa.
Tempo de 60 segundos de condicionamento com 30% a 40% de ácido fosfórico é o recomendado para o esmalte.
O condicionamento ácido usado previamente à aplicação do adesivo transforma a superfície lisa e suave do esmalte numa superfície irregular, diminuindo a energia de superfície.
Restaurações adesivas de resina composta ajudam a enfraquecer a estrutura dentária.
Restaurações Classe V apresentam diminuição da descoloração das margens de esmalte e diminuição dessa restauração quando o dente é condicionado com ácido maleico 10%.
Odontologia - Complicações Cirúrgicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que concerne à exodontia, julgue os itens a seguir.
A causa mais comum do retardo do reparo do alvéolo, após exodontia, é a infecção.
Odontologia - Complicações Cirúrgicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
Apesar da baixa incidência, as dores orofaciais representam desafio diagnóstico aos cirurgiões-dentistas. Paciente do sexo feminino, 52 anos, comparece ao consultório com queixa de dor prodrômica unilateral, lacrimejamento e dificuldade de oclusão palpebral ipsilateral e fala desarticulada com início após exodontia de molar inferior. O diagnóstico mais adequado ao quadro descrito é
dor facial atípica.
neuralgia facial idiopática.
neuralgia do hipoglosso.
neuralgia do trigêmeo.
paralisia de Bell.
Uma paciente de 30 anos de idade, tabagista, procurou atendimento odontológico com queixa de dor acentuada, odor fétido e tumefação na região posterior do lado esquerdo da mandíbula, com evolução de dois dias. Relatou ter sido submetida, três dias antes, a um procedimento cirúrgico de longa duração para remoção do terceiro molar inferior permanente esquerdo impactado.
Com base nesse caso clínico, julgue os próximos itens.
Os cuidados em cirurgias odontológicas devem ser criteriosos, exigindo, além da técnica apurada e habilidade do cirurgião, conhecimentos fundamentais de outras áreas inter-relacionadas à cirurgia. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
Quando um procedimento cirúrgico bucal determina resposta inflamatória, faz-se necessária a indicação de antibióticos de amplo espectro, cujo efeito antimicrobiano e anti-inflamatório vem da inibição da síntese de prostaglandinas, efetuada mediante a inativação da enzima ciclogenase.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...