Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Qual dos procedimentos abaixo pode ser realizado pelo atendente de consultório dentário, sob a supervisão do cirurgião-dentista?
Remoção de tecido cariado.
Exodontia simples.
Aplicação tópica de flúor.
Raspagem sub-gengival.
Assinale a alternativa que apresenta a correta posição e definição da área do operador:
Compreende das 2 às 5 horas. É área de atividade primária do operador ou auxiliar.
O operador assume a posição das 8 às 12 horas. É a área de atividade primária para quem executa a ação clínica.
Está situada entre 12 e 2 horas. Nela são colocados os elementos do consultório de uso muito frequente, juntamente ao operador.
É a região onde ocorre o intercâmbio dos instrumentos. É uma superposição entre a área de trabalho do operador e do auxiliar.
Todas as alternativas abaixo são funções atribuídas ao AUXILIAR de CONSULTÓRIO DENTÁRIO, exceto:
Orientar os pacientes sobre higiene bucal, marcar consultas, preencher e anotar fichas clínicas.
Manter em ordem arquivo e fichário, controlar o movimento diário/mensal, revelar e montar radiografias intra-orais, preparar o paciente para o atendimento e auxiliar no atendimento ao paciente.
Selecionar moldeiras, confeccionar modelos em gesso, aplicar métodos preventivos para controle da cárie dental, proceder à conservação e à manutenção do equipamento odontológico. Participar de programas de educação continuada.
Instrumentar o Cirurgião Dentista e o Técnico em Higiene Dental junto à cadeira operatória, promover isolamento do campo operatório, manipular materiais de uso odontológico e anestesiar os pacientes.
A posição também conhecida como posição intercuspídea ou oclusão cêntrica, na qual ocorre o maior número de contatos dentários é:
máxima intercuspidação habitual.
relação cêntrica.
guia anterior.
retrusão.
lateralidade.
Sobre disfunções temporomandibulares (DTM) na infância e adolescência, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) Desvio de mandíbula durante a mordida habitual, abertura de boca limitada e presença de ruídos articulares são alguns sinais da presença de DTM.
( ) Em caso de fraturas intracapsulares e subcondilares, uni ou bilaterais, a imobilização prolongada pode levar à anquilose da articulação temporomandibular.
( ) A onicofagia não está associada ao desenvolvimento de DTM.
( ) Partos realizados a fórceps e traumas na região de mento são fatores de DTM em crianças.
( ) O uso excessivo de gomas de mascar pode levar ao desenvolvimento de DTM.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
F F V V V
F V F V F
V V F V V
V F F F V
Sabendo que o conhecimento detalhado da relação entre os dentes e as estruturas vizinhas é fundamental na prática odontológica, julgue os itens a seguir, referentes à topografia dentoalveolar.
A inclinação entre as raízes dentais e o palato varia de acordo com o tipo facial do indivíduo, sendo maior nos leptoprosópicos, que apresentam palato ogival, e menor nos euriprosópicos, uma vez que estes apresentam palato plano.
Sabendo que o conhecimento detalhado da relação entre os dentes e as estruturas vizinhas é fundamental na prática odontológica, julgue os itens a seguir, referentes à topografia dentoalveolar.
Nas maloclusões, em que os dentes, ou maxila-mandíbula, estão em posição anômala, a oclusão cêntrica será o máximo possível de contatos, podendo ocorrer com o contato de todos os dentes ou com o de alguns dentes apenas.
Com relação a anatomia, cujo conhecimento é essencial ao cirurgião-dentista, julgue os itens subsequentes.
A articulação temporomandibular (ATM) é a única articulação do corpo humano que apresenta ponto final rígido, decorrente do encontro dos dentes superiores e inferiores em oclusão. Há uma complexa relação entre a ATM e os músculos mastigatórios que movimentam a mandíbula e as superfícies oclusais dos dentes.
Atenção: Para responder às questões de números 39 e 40, considere os dados abaixo:
Paciente com 31 anos de idade, sexo masculino, apresenta- se com a boca aberta e sem capacidade de fechá-la. O paciente relata que esta condição ocorreu logo após um bocejo e, durante as tentativas de fechar a boca, sente dor.
O fator causador desta condição é
o movimento súbito do côndilo em direção aos tecidos retrodiscais.
a rotação do disco sobre o côndilo antes da completa translação do complexo côndilo-disco.
o aprisionamento do côndilo à frente da eminência.
a injúria ao ligamento capsular quando os dentes não estão ocluídos.
a distonia oromandibular, com origem no sistema nervoso central.
Paciente com 56 anos de idade, sexo masculino, mostra ausência dos dentes 16, 17, 18, 25, 26, 27, 28, 37, 38, 46, 47 e 48. Este paciente apresenta um colapso posterior da mordida, que
I. causa distalização dos caninos superiores.
II. ocasiona uma abertura em leque dos dentes anteriores superiores.
III. resulta em contatos oclusais excessivos sobre os dentes anteriores durante o fechamento.
IV. decorre do deslocamento vestibular dos dentes anteriores inferiores.
É correto o que consta APENAS em
I e III.
II e IV.
I e II.
II e III.
III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...