Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao provável diagnóstico da condição pulpar de dentes decíduos, com base nos dados clínicos e/ou radiográficos, podemos afirmar, EXCETO:
Lesão cariosa superficial ou média de dentina apresentando, radiograficamente, área radiolúcida até a metade externa da dentina e periapice normal pode ter um diagnóstico provável de hiperemia ou inflamação leve.
Lesão cariosa profunda, com ou sem exposição pulpar, tecidos moles, apresentando fístula e radiograficamente com reabsorção patológica, pode ser indicativo de necrose pulpar.
Lesão cariosa profunda com dor espontânea contínua e pulsátil é diagnóstico sugestivo de condição irreversível pulpar.
Lesão cariosa profunda, levando a dor, provocada e exarcebada por estímulo térmico, elétrico ou mecânico é característica de patologia pulpar irreversível.
Em relação às doenças da polpa, periápice e periodonto, marque a alternativa INCORRETA:
Na pulpite crônica hiperplásica, embora a polpa se mostre vital, as alterações são irreversíveis.
Na osteíte condensante, a densidade óssea permanece inalterada após a eliminação do foco inflamatório em torno de 90% dos casos, e são chamadas de cicatrizes ósseas.
O glaucoma periapical é uma massa de tecido de granulação inflamado, adjacente ao forame do canal radicular.
No abscesso periodontal lateral, a gengiva apresenta extrema sensibilidade.
Os aspectos clínicos observados em uma exposição pulpar são importantes para determinar o diagnóstico pulpar e a conduta do profissional. Diante do exposto, relacione as colunas.
A sequência está correta em
2, 2, 1, 2, 1
2, 1, 2, 2, 1
1, 1, 2, 1, 2
1, 2, 1, 1, 1
2, 1, 1, 1, 2
Paciente do sexo feminino, com 35 anos de idade, compareceu à clínica da faculdade, com dor contínua e espontânea no dente 11, onde havia uma resina classe IV na mesial, em perfeita oclusão com o antagonista. Ao exame clínico, apresentava sintomatologia dolorosa à percussão vertical e horizontal e, assintomático aos testes térmicos. Radiograficamente não apresentava recidiva de cárie, porém o capeamento estava muito próximo à polpa, bem como alargamento do espaço periapical. O provável diagnóstico e o tratamento a se realizar, são respectivamente:
Pericementite e ajuste oclusal;
Pulpite irreversível e pulpectomia;
Hiperemia e administração de analgésicos;
Pulpite em fase de transição e pulpotomia;
Hiperemia e troca da restauração.
Saindo de dentro da porção apical do canal principal, termina diretamente no pericemento apical. O texto acima se refere ao canal:
Principal.
Adventício.
Secundário.
Acessório.
As brocas Gates Gllidden devem ser acionadas pelo(a):
caneta de alta rotação.
contra ângulo.
ultra-som.
peça reta.
Assinale a alternativa que apresenta a função da broca Endo Z:
Acabamento das cavidades de acesso e alisamento das paredes da câmara pulpar, principalmente nos casos de prémolares e molares.
Auxiliar na obturação do sistema de canais.
Alargamento dos canais endodônticos.
Instrumentação rotatória dos canais radiculares.
O fato de o sistema pulpar e o periodontal apresentarem origem embrionária endodérmica comum não corrobora com a etiopatogenia da patologia endoperiodontal.
Independentemente de as lesões endodôntica e periodontal serem primária ou secundária, a cura periapical pode ser alcançada após tratamento endodôntico eficaz, enquanto a cura periodontal pode ou não acontecer, de acordo com a severidade do envolvimento e do grau da perda do ligamento periodontal.
Os microrganismos responsáveis pela doença endodôntica e periodontal são de origem polimicrobiana mista com características aeróbicas, sendo a microbiota da infecção endodôntica mais complexa que a das infecções periodontais.
O tratamento de lesões endoperiodontais verdadeiras deve ser iniciado de forma concomitante, o tratamento periodontal inicial deve preceder ao endodôntico e a obturação radicular independe do término do tratamento periodontal.
A polpa necrótica pode desenvolver fístula com trajeto do ápice até a área de furca e a fistulização distante do ápice, formando uma reabsorção óssea, sugere uma bolsa intraóssea, indicando o envolvimento tipicamente periodontal.
A forma hiperplástica de exposição da polpa, determinada pelo crescimento de tecido de granulação ou epitélio, ocorre quando a polpa preenche ou ultrapassa toda a cavidade da cárie.
Em pacientes jovens cujos dentes apresentem raízes com forame incompleto, havendo exposição pulpar ao meio externo, ocorre modificação dos tecidos pulpares, o que favorece uma reação inflamatória aguda de etapas evolutivas rápidas.
A sensação dolorosa traduz o distúrbio funcional da polpa como resposta instantânea a um estímulo, tipo de lesão em que sempre se observa inter-relação entre a gravidade da lesão pulpar e a intensidade da dor.
A exposição da polpa permite a epitelização do pólipo, havendo predominância de fenômenos destrutivos sobre os proliferativos, dominando as reações celulares com fibroprodução.
Histopatologicamente, as camadas mais profundas do pólipo são constituídas por tecido conjuntivo vascularizado, alterações degenerativas, células e exsudato tipicamente inflamatórios.
Odontologia - Emergências Médicas em Odontologia - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A pressão exercida pelo sangue contra a superfície interna das artérias é denominada:
pressão arterial sanguínea.
filtração glomerular.
arritmia cardíaca.
endocardite
aterosclerose.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...